O livro ilustrado "Menino, Menina", da autora portuguesa Joana Estrela, está nomeado para os prémios britânicos Carnegie Medal, considerados os mais importantes na literatura infanto-juvenil no Reino Unido, revelou a editora Planeta Tangerina.
A sétima edição de Clássicos em Cena, com leituras encenadas de tragédias portuguesas quinhentistas pelo Teatro Maizum, vai decorrer de 21 a 27 de novembro na Galeria Sá da Costa, em Lisboa.
Mais de 400 profissionais das Artes Visuais, incluindo artistas como Rui Chafes, Daniel Blaufuks e Ângela Ferreira, subscreveram um manifesto de apoio às entidades não financiadas pelos apoios sustentados às artes 2023-2026, em Artes Visuais na modalidade bienal.
O primeiro-ministro assinalou hoje o centenário do nascimento de José Saramago, destacando a universalidade e a intemporalidade das suas causas pelos direitos humanos e pela paz, e referiu a atual conjuntura de guerra na Ucrânia.
O artista plástico e professor universitário Francisco Laranjo morreu na madrugada de hoje, no Porto, aos 67 anos, vítima de cancro, indicou à agência Lusa fonte da Galeria Fernando Santos.
A Orquestra Jazz de Matosinhos tocará no domingo no festival de jazz de Madrid com os pianistas Ethan Iverson e David Virelles, num concerto de homenagem ao "emblemático" álbum "Jazz in the Space Age", de George Russell.
O novo álbum do acordeonista João Barradas é constituído pela sua versão dos 1.º, 4.º e 7º concertos para instrumentos de tecla, de Johann Sebastian Bach, obras que gravou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do seu maestro titular, Pedro Neves.
O Teatro Thalia, em Lisboa, às Laranjeiras, recebe, de quinta-feira até domingo, concertos da temporada de Música de Câmara da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” pode ser interpretado como um alerta de José Saramago contra atuais ameaças autoritárias e violações dos direitos humanos, disse na terça-feira o comissário para o centenário do escritor.
O comissário para os 100 anos do nascimento de José Saramago, Carlos Reis, disse na terça-feira que estas comemorações reforçaram a atualidade de uma obra literária já “amplamente conhecida” em Portugal e no mundo.
A associação cultural Gato que Ladra estreia esta quarta-feira, às 21h00, na Black box do Centro Cultural da Malaposta, em Olival Basto, no concelho de Odivelas, a peça “Coisas que Podiam Ser Ditas por Otelo”.
Cinco mulheres que partilham e preparam algo reclamando a necessidade de uma nova ordem são o eixo central da peça “Bruma”, encenada por António Júlio, que se estreia quinta-feira no Auditório do Palácio do Bolhão, no Porto.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou na terça-feira à Lusa que a coleção de arte do Banco Privado Português (BPP) passa a ser tutela do Estado para impedir que esta saia da Fundação de Serralves (Porto), onde está depositada.
O PCP evocou hoje o prémio Nobel da Literatura português José Saramago, por ocasião do 100.º aniversário do seu nascimento, como um escritor proveniente do “povo trabalhador” e que deu um “contributo inestimável” para um país “com futuro”.
O maestro Martim Sousa Tavares dirige a Orquestra da Rádio Nacional da Roménia, na Sala Radio, em Bucareste, na quarta-feira, às 19h00 locais, num concerto celebrativo do centenário do escritor José Saramago (1922-2010).
O Musicbox, em Lisboa, festeja o 16.º aniversário em dezembro com um “programa-celebração” que inclui atuações de Capitão Fausto, Sopa de Pedra, Iolanda e Meibi, anunciou hoje aquele bar e sala de espetáculos.
Os encontros Matiné Sonora, “dedicados à escuta e reflexão sobre arte, ecologia e som”, estreiam-se este mês, no novo polo cultural da cooperativa cultural Largo Residências, no Largo Cabeço de Bola, em Lisboa, foi hoje anunciado.
A Associação de Músicos do Stop, centro comercial no Porto que pode fechar por falta de condições, mostrou-se hoje preocupada com a possibilidade e a falta de alternativas viáveis para cerca de 500 artistas que ali trabalham.
José de Sousa Saramago, nascido numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, registado com um nome equivocado, aprendiz de serralheiro, que assumiu um compromisso com a escrita e chegou a Nobel da Literatura, faria neste mês cem anos.
O InShadow – Lisbon ScreenDance Festival regressa esta terça-feira a Lisboa, na 14.ª edição, para ser palco de espetáculos, filmes, exposições e conversas sobre o encontro entre as áreas da dança, do cinema e da tecnologia.
A peça “O Riso dos Necrófagos”, com encenação e direção de Zia Soares, uma coprodução do Teatro Griot e da Culturgest, foi distinguido este mês como o "Melhor Espetáculo 2021/2022" pelo Premio Internazionale Teresa Pomodoro, em Milão, Itália.
Um museu na cidade alemã de Colónia (oeste) está a preparar o regresso à Nigéria de 92 peças pertencentes aos chamados "bronzes do Benim", pilhados durante a era colonial, disse hoje a câmara municipal, numa declaração.
A exposição “Quem conta um conto…”, de Paula Rego (1935-2022), é uma viagem entre 1975 e 2004 através de 21 obras, que exploram temas como a condição feminina, violência e aborto, e que é hoje inaugurada em Serralves, no Porto.