O programa do concerto inclui peças de compositores portugueses como Carlos Seixas, João de Sousa Carvalho, Tiago Derriça e João Nascimento, assim como o poema sinfónico de Camille Saint-Säens, "Uma noite em Lisboa", composto quando o compositor francês esteve na capital portuguesa em 1880, lê-se no comunicado da embaixada de Portugal em Bucareste, enviado à Agência Lusa.

Neste concerto é solista o músico romeno Alexandru Tomescu, que toca num violino "Elder-Voicu", construído por Antonio Stradivari em 1702.

O programa "estabelece um diálogo com vários pontos da obra literária de Saramago, tanto numa perspetiva histórica como geográfica, abordando diversos períodos e regiões de Portugal", afirma Sousa Tavares citado pela embaixada, no comunicado.

A embaixadora portuguesa, Teresa Macedo, por seu turno, afirma que “este concerto será o culminar de um ano de intensa atividade cultural promovida pela Embaixada de Portugal em Bucareste para celebrar o Centenário de José Saramago, cujo sentido de inclusividade, humanismo e solidariedade têm profundas raízes no panorama português, tornando-se, assim, numa figura única para promover a intensificação dos laços culturais e civilizacionais entre Portugal e a Roménia”.

O concerto realiza-se naquele que é “o maior auditório sinfónico da Roménia, construído em 1961 com capacidade para mais de mil pessoas” e que já se encontra esgotado, refere a embaixada.