A cantora australiana Lisa Gerrard faz hoje em Espinho a primeira apresentação mundial do álbum “Burn” e encara a sua estadia em Portugal para preparação da respetiva digressão como “um ato de Deus” inspirador, como disse à Lusa.
A Livraria Lello adquiriu um conjunto de 42 cartas escritas pelo músico norte-americano Bob Dylan na década de 1950, por mais de 500 mil euros, num leilão que decorreu na quinta-feira, em Nova Iorque, anunciou hoje esta loja do Porto.
O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque irá atuar em Portugal no próximo ano, aproveitando a ocasião para receber o Prémio Camões com o qual foi distinguido em 2019, disse à Lusa o agenciamento do artista.
A bailarina e coreógrafa Betty Tchomamga vai interpretar a performance “Mascaradas” entre esta sexta-feira e domingo no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
O primeiro álbum do guitarrista e compositor de fado Pedro de Castro, "Festim", chega ao mercado a 9 de dezembro, o mesmo dia em que sobe ao palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
O novo álbum do fadista Gonçalo Salgueiro, "Frei Fado", é uma homenagem ao músico Frei Hermano da Câmara, com quem interpreta o tema "Um Novo Coração me Dá o Senhor".
O festival londrino de ecologia e arte The Shape of a Circle in the Dream of a Fish decorre pela primeira vez em Portugal e leva conversas, debates, performances e concertos ao Porto de 26 a 27 de novembro.
O Festival Emergente, que tem como missão “apoiar a nova geração da música portuguesa”, regressa em dezembro para a quarta edição, que irá repartir-se entre o Musicbox e o B.Leza, em Lisboa, e cujo cartaz inclui Bandua e SFISTIKATED.
A exposição “Bosch: Tentações Contemporâneas”, que vai incluir obras de Pedro Portugal e Pedro Zamith, é inaugurada hoje, às 18h00, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Uma festa do livro, com obras de autores asiáticos ou sobre a Ásia, e um programa de conversas, leituras e filmes, vai decorrer entre 29 de novembro e 18 de dezembro no Museu do Oriente, em Lisboa.
O cantor e pianista britânico Jamie Cullum atua em Portugal a 23 e 24 de março de 2023, em Lisboa e no Porto, respetivamente, anunciou a PEV Entertainment na quinta-feira.
O aclamado e polémico romance “Uma Pequena Vida”, da escritora norte-americana Hanya Yanagihara, descrito como “imensamente poderoso e desolador do amor fraternal e dos limites da resistência humana”, chegou na quarta-feira às livrarias portuguesas, editado pela Presença.
O compositor português Pedro Macedo Camacho conquistou um prémio de Hollywood para Música em ‘media’, na categoria de melhor banda sonora para videojogo, pelo seu trabalho para “Chorus”, anunciou a organização dos galardões.
Os projetos musicais Labaq, Emmy Curl e Valter Lobo, entre outros, vão homenagear no Porto, a 16 de dezembro, a música norte-americana Lhasa de Sela, que morreu com cancro em 2010, num concerto com fins solidários.
O jornalista Pedro Sousa Pereira edita este mês o álbum "Louisville", com o fotojornalista Mário Cruz e vários músicos portugueses, que é "um manifesto" sobre a arte na prevenção do crime, a partir da realidade social norte-americana.
O centenário de José Saramago contou com perto de duas centenas de iniciativas, em cerca de 50 países dos cinco continentes, promovidas pela rede externa do Camões Instituto desde novembro do ano passado, divulgou na quarta-feira este organismo.
A compilação antirracista e solidária “Labanta Braço”, disponibilizada online em 2020, materializa-se hoje à noite no Lux-Frágil, em Lisboa, numa sessão que inclui concertos de Br!sa e Wake Up Sleep e DJ sets de Umafricana e rkeat.
A cantora Maria João editou, com o projeto Ogre Electric, “Songs for Shakespeare”, que junta um som “profundamente eletrónico” e um ensemble clássico a escritos do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare.
Uma gráfica centenária da Lousã que imprimiu várias obras de José Saramago teve de trabalhar dia e noite, em 1998, para produzir milhares de livros após o escritor ser contemplado com o Nobel da Literatura.
A Universidade Complutense de Madrid promove, na quinta-feira, “a jornada Centenário de José Saramago”, que inclui a representação de uma peça de teatro encenada propositadamente para este dia e a inauguração de uma exposição dedicada ao escritor português.
A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, celebra cinco anos a partir de sábado e, durante nove dias, oferece mais de 40 atividades entre exposições, atividades para famílias, performances artísticas e lançamentos de livros, anunciou hoje a instituição.
O primeiro-Ministro defendeu hoje, na Azinhaga, que a melhor maneira de assinalar o centenário do nascimento de José Saramago é “perpetuar a sua obra”, uma forma de “perpetuar as causas por que lutou e as gentes a quem resolveu dar voz”.