O contrabaixista Bernardo Moreira, uma das figuras históricas do jazz em Portugal e indissociável do Hot Clube de Portugal (HCP), morreu na quinta-feira em Lisboa aos 90 anos, revelou à Lusa a presidente do HCP, Inês Cunha.
O grupo belga dEUS vai atuar a 2 de abril no Coliseu de Lisboa, no decurso de uma digressão europeia para apresentar um novo álbum, "How to Replace It", revelou a promotora esta quinta-feira.
A Companhia da Esquina leva à cena na quinta-feira, a peça “Intimidades”, numa encenação de Jorge Gomes Ribeiro a partir de Woody Allen, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa.
“Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, peça de Tiago Rodrigues, vai voltar ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no início de janeiro.
“Um Requiem Alemão”, de Johannes Brahms, é apresentado pela Orquestra Filarmónica Portuguesa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, num concerto sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira, na próxima semana em três concertos de entrada livre em Lisboa e um em Santa Maria da Feira.
Os escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues vão ser homenageados durante a sexta edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, em junho de 2023.
A obra “Uma pequena vida”, de Hanya Yanagihara, um romance da Rússia contemporânea que é finalista do Prémio Goncourt e novos livros de Bruno Vieira Amaral, João Tordo e Djaimilia Pereira de Almeida, são algumas novidades editoriais de novembro.
O festival Dias do Cinema Português em Berlim, que começa no sábado, está a apostar “cada vez mais” no público da capital alemã “de todas as nacionalidades”, garantiu Helena Araújo, presidente da Associação 2314.
A atriz Naomi Watts, que protagoniza a série mais vista neste momento na plataforma Netflix, “The Watcher”, disse esta madrugada que é importante haver mulheres maduras no ecrã e que as histórias não acabam depois dos 40.
A exposição ‘Manoel de Oliveira Fotógrafo’, que apresenta “uma faceta desconhecida” do cineasta, que era também um apaixonado por fotografia, vai estar patente em Barcelona, Espanha, a partir de 8 de novembro, anunciou a Fundação de Serralves.
Comédia centrada na luta pelo poder, muito ligada à linguagem do absurdo, é como Carlos Avilez define "A Sr.ª Ministra", nova criação do Teatro Experimental de Cascais, que se estreia a 12 de novembro, no Teatro Municipal Mirita Casimiro.
Obras de pintura de 39 artistas compõem a exposição internacional que homenageia o Douro classificado como Património Mundial da UNESCO há 20 anos e que foi inaugurada no sábado, na cidade do Peso da Régua.
Uma antologia “pioneira” de poesia homoerótica, que reúne 101 poemas de 101 poetas, clássicos e contemporâneos, que oferece uma perspetiva abrangente sobre as representações do homoerotismo na poesia desde a Idade Média foi recentemente publicada pela editora Avesso.
A canção "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", contra o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está no topo da lista das mais virais no Spotify do país, a um dia da segunda volta das eleições presidenciais.
O filme "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá, foi hoje distinguido, em Coimbra, com o Prémio Nacional da Animação 2022, na categoria Filmes de Profissionais, anunciou a organização.
A artista Maria Capelo venceu o Prémio FLAD de Desenho 2022, com as suas “imagens apenas aparentemente simples”, a partir das quais recria a tradição paisagista “de um modo inovador e surpreendente”, foi hoje anunciado.
O autor brasileiro Marcello Quintanilha reuniu breves histórias de banda desenhada no livro "Vistam todas as flores", através das quais reflete sobre a relação dos brasileiros com o contexto social do seu país, como contou à agência Lusa.
A bailarina Diana Faria, aluna da escola de dança Ent’Artes, de Braga, foi distinguida com o Solo Seal, da Royal Academy of Dance (RAD), "o nível mais alto de exame" da instituição britânica, segundo o site desta estrutura.
A harpista espanhola Angélica Salvi, radicada no Porto há mais de uma década, regressa aos discos com “Habitat”, a ser lançado no próximo dia 4 de novembro, com oito canções que são “um conjunto de memórias sensoriais”, explicou à Lusa.
Quarenta e um cadernos escritos por uma amiga ao longo de 21 anos estão na base do novo espetáculo criado e dirigido por Raquel S., “Cadernos de”, a estrear a 2 de novembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
A antiga presidente do Parlamento Europeu Simone Veil, ex-ministra francesa da Saúde e sobrevivente do Holocausto, é homenageada hoje, em Lisboa, com a inauguração de uma escultura, na Praça Europa, no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal.
A obra completa da poeta afegã Nadia Anjuman, assassinada há 17 anos pelo marido, vai ser publicada em Portugal no início de novembro, naquela que será a sua primeira edição numa língua que não a persa.
A bailarina portuguesa Catarina Rosa rumou ao Mindelo, Cabo Verde, e o bailarino cabo-verdiano Gilson Costa a Lisboa, Portugal, num intercâmbio que chega agora ao fim e irá deixar marcas na sua dança quando regressarem aos seus países.
Os D’Alva editam hoje um novo álbum, “Somos”, que conta com a participação dos músicos Cláudia Pascoal, Isaura, Joana Espadinha, Primeira Dama e Ana Cláudia.