O escritor Salman Rushdie alertou hoje que a liberdade de expressão está em risco e apelou para a sua defesa incondicional ao receber um prémio alemão em reconhecimento do seu trabalho literário e determinação face ao perigo constante.
Um quadro de Joan Miró foi vendido na sexta-feira por 20,7 milhões de euros em Paris, num leilão da Christie's que registou o valor mais alto (incluindo despesas e comissões) já obtido por uma obra do artista espanhol na França.
Lisboa corre o risco de perder pelo menos quatro espaços culturais e associativos em breve, depois de terem sido notificados para abandonarem os locais que ocupam e de não terem alternativa, face a preços galopantes.
Estruturas e movimentos representativos do setor da Cultura convocaram um protesto para 9 de novembro, em Lisboa, que pretendem alargar a outras cidades, “Por outra política para a Cultura. Por um serviço público de Cultura!”.
O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos fecha no domingo com homenagens a dois ‘josés’, o escritor José Saramago e o livreiro José Pinho, numa iniciativa da curadoria do Ilustra e da Livraria Bicho de Conto.
O autor brasileiro Mauricio de Sousa, criador de “Turma da Mônica”, considera que uma das suas maiores conquistas de carreira foi ajudar a criar leitores brasileiros através da banda desenhada, um género que é “muito mais do que literatura”.
O escultor português Francisco Simões foi distinguido com o Prémio de Desenho dos prémios Macael, atribuídos pela associação de empresários de mármore da Andaluzia, Espanha, anunciaram hoje os promotores do galardão.
A Fundação Calouste Gulbenkian lamentou hoje o falecimento, em Lisboa, da pintora Teresa Magalhães, aos 79 anos, uma artista que, "a partir de um país cinzento, encheu o mundo de cor".
A pintora Teresa Magalhães, de 79 anos, morreu na quinta-feira à tarde no Hospital de São José, em Lisboa, vítima de pneumonia, disse hoje à agência Lusa fonte da família.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o novo edifício do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, é uma obra “absolutamente extraordinária” e que o investimento em arte é “mesmo aquilo que fica” para o futuro.
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar apresentada por seis bisnetos de Eça de Queiroz, para impedir a trasladação dos restos mortais do escritor para o Panteão Nacional, decidida pela Assembleia da República.
O Festival Literário de Mafra vai reunir dezenas de escritores naquele concelho do distrito de Lisboa entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, foi hoje anunciado.
Livros, figurinos, trajes de cena e adereços vão ser exibidos na exposição “Gil Vicente, Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu”, que é inaugurada dia 26, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.
Sete autores portugueses, entre os quais Mariana Rio, David Machado e José Vaz, estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award 2024, anunciou hoje a organização na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
O poeta, cantor, diplomata e compositor brasileiro Vinicius de Moraes faria hoje 110 anos e para celebrar esta data será lançado no Rio de Janeiro um livro com “poemas inéditos”, disseram à Lusa as suas filhas.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD começa hoje e quer celebrar os clássicos desta arte e divulgar autores contemporâneos, para chegar a todos os públicos.
A Fundação de Serralves vai inaugurar hoje o Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, no Porto, que vai aumentar em mais de 40% a área expositiva da instituição, dois anos depois da abertura do concurso público.
A galeria LAMB, em Londres, vai inaugurar, em novembro, a exposição “Surrealismo e Bruxaria”, que vai reunir obras de 10 mulheres artistas inspiradas pelo Surrealismo, incluindo a portuguesa Paula Rego, para analisar a figura da bruxa na arte.
A obra “Misericórdia”, de Lídia Jorge, traduzida para o francês por Elisabeth Monteiro Rodrigues, está entre os finalistas do prémio francês Médicis de melhor livro estrangeiro, anunciou hoje a organização.
Braga recebe a cantora norte-americana no âmbito do projeto Soundwalk Collective, criado pelo artista Stephan Crasneanscki e pelo produtor Simone Merli.