O romance vencedor do Pulitzer deste ano, um manifesto de James Baldwin contra a discriminação, a autobiografia de Angela Davis, poesia inédita de Júlio Pomar e um álbum documental dos Beatles, por Paul McCartney, são algumas novidades de novembro.
Bruno Montaleone é uma das novas estrelas da televisão e do cinema brasileiro e, no último ano, os projetos que tem abraçado conquistaram fãs em todo o mundo. Veja no vídeo a conversa do SAPO Mag com o ator de "O Lado Bom de ser Traída" ou "De Volta aos 15", produções da Netflix.
O Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes), a concretizar em 2024, vai dispor de 13,350 milhões de euros, disse hoje este organismo à agência Lusa.
A artista portuguesa Carla Filipe venceu o Prémio FLAD de Desenho 2023, por uma prática “verdadeiramente expansiva e [que] pode considerar-se um marco contemporâneo do desenho em Portugal”, anunciou no sábado o júri.
A carreira da cenógrafa e figurinista Cristina Reis, dedicada durante mais de 40 anos ao Teatro da Cornucópia, em Lisboa, está documentado no novo volume da coleção Design – D, da Imprensa Nacional.
A BD “O Grande Gatsby”, do argumentista norte-americano Ted Adams com desenho do português Jorge Coelho, a partir do romance de F. Scott Fitzgerald, é publicado este mês em Portugal.
A companhia de teatro O Bando tem em “Irmã Persa”, história de “subversão e coragem” que se estreia a 2 de novembro, o primeiro espetáculo de uma tetratologia sobre "As Mil e Uma Noites", a desenvolver nos próximos quatro anos.
O ministro da Cultura prometeu na sexta-feira que o Estado vai manter o investimento em arte contemporânea, considerando que esta política é essencial para a democratização no acesso à cultura e para estimular a existência de mais criadores.
O primeiro-ministro salientou hoje que o Centro Cultural de Belém (CCB) recupera agora a gestão do seu próprio espaço com a abertura do Museu de Arte Contemporânea e registou “um momento de grande satisfação” no panorama artístico.
As artistas Gabriela Albergaria, Katarzyna Pacholik e Galeria das Salgadeiras foram distinguidas com Prémios Fundação Millennium bcp atribuídos na Drawing Room Lisboa, feira de arte contemporânea especializada em desenho, que decorre até domingo, anunciou hoje a organização.
Mais de 3,3 milhões de livros foram vendidos em Portugal entre julho e setembro deste ano, o que traduz um aumento de 3,4% face ao período homólogo, apesar de o preço dos livros ter subido.
As candidaturas ao Prémio Pessoa 2023 estão abertas até 22 de novembro e o vencedor será conhecido no próximo dia 14 de dezembro, anunciaram hoje os promotores do galardão, iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos.
O escritor Álvaro Filho venceu o Prémio Baptista-Bastos, pela sua obra “Disfarça, que lá vem Sartre”, no valor pecuniário de 3.500 euros, divulgou hoje a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, que o promove.
O Museu do Louvre, em Paris, comprou a pintura do século XVI "Ressurreição de Cristo", a primeira obra portuguesa deste período adquirida pela instituição museológica, e vendida pelo galerista luso-francês Philippe Mendes, indicou fonte do museu à Lusa.
Obras de arte contemporânea das coleções Ellipse, Berardo, Teixeira de Freitas e da coleção do Estado vão estar em diálogo a partir de sexta-feira, na inauguração do Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa.