O Presidente da República lembrou hoje Júlio Pomar como um "criativo irreverente" e considerou que a sua morte deixa a cultura portuguesa "muitíssimo mais pobre", manifestando a certeza de que o Governo proporá "o luto nacional correspondente".
O escultor Rui Chafes recorda o artista plástico Júlio Pomar, que morreu hoje aos 92 anos, como “um grande artista”, um “desenhador exímio”, com um "olhar muito raro fulminante sobre a realidade”.
O presidente da Assembleia da República considerou hoje que a morte de Júlio Pomar representa uma "imensa perda" para a cultura portuguesa, caraterizando-o como "um artista maior no Portugal contemporâneo" que deve inspirar as jovens gerações.
O diretor do museu de Serralves, João Ribas, disse hoje que Júlio Pomar criou uma “marca inconfundível” em termos nacionais e internacionais, tendo sido um artista de múltiplas abordagens ao longo da carreira.
Quando abriu a Exposição Internacional de Lisboa de 1998, a popular Expo98, os filmes ainda chegavam a Portugal com meses e anos de atraso em relação à estreia lá fora. Estes eram alguns dos que estavam em exibição quando começou a grande festa dedicada aos oceanos.
O livro "O rapto do príncipe Oleomargarine", uma história para a infância, inacabada e inédita, do autor norte-americano Mark Twain, é editado este mês em Portugal com o selo da Oficina do Livro.
O músico norte-americano Damien Jurado e o português Sean Riley juntam-se ao cartaz do Jameson Urban Routes, em outubro no Musicbox, em Lisboa, foi hoje anunciado.
O Festival Música d'Ponte, em Braga, quer "desmistificar" o lado clássico da música através da "criação de pontes" e da celebração da língua portuguesa, oferecendo uma programação que conta com exposições e apresentação de livros, anunciou hoje a organização.
A Fundação de Serralves volta a organizar, no Porto, nos dias 01, 02 e 03 de junho, mais um Serralves em Festa, que à 15.ª edição se realiza sob o lema “Transpor fronteiras”.
Lisboa acolhe em setembro o festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, que vai transformar a cidade “num centro para as culturas mediterrâneas” e inclui música, cinema, exposições, oficinas, gastronomia, artesanato e uma conferência internacional, anunciou hoje a organização.
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines celebrará 20 anos em julho com "o maior alinhamento musical de sempre" e com o objetivo de "erguer pontes entre culturas e promover a igualdade da circulação de artistas".
A primeira viagem de circum-navegação ao globo, há 500 anos, vai ser transposta para cinema numa produção espanhola intitulada "Sin Límites" realizada por Simon West.
O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 04 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.