A atriz Maria de Medeiros considerou hoje que “o cinema é feito de encontros”, como foi o caso daquele que teve com o realizador Quentin Tarantino, que permitiu uma “amizade cinéfila” e que a levou ao filme ‘Pulp Fiction’.
O rapper norte-americano Kanye West, envolvido recentemente em polémica, anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2024 e afirmou ter oferecido o cargo de vice-presidente a Donald Trump.
O humorista brasileiro Gregrório Duvivier afirmou hoje que a democracia e a imprensa em Portugal não devem “normalizar a extrema-direita”, sob risco de um maior crescimento dos populismos de direita numa sociedade polarizada, à semelhança do Brasil.
A obra “Morte e Vida” de Gustav Klimt (1862-1918), atingida esta terça-feira com um líquido preto por dois ativistas, não sofreu danos e já decorrem intervenções para a reabertura da sala no Museu Leopold, em Viena.
O novo álbum de Ana Moura, “Casa Guilhermina”, em que a fadista se estreia como letrista, é hoje colocado à venda, sendo “a realização de um sonho”, disse a intérprete.
A banda francesa Gipsy Kings, liderada por um dos membros fundadores do grupo, Tonino Baliardo, vai atuar nas festas de fim de ano de Coimbra, anunciou hoje a Câmara Municipal.
O Festival Alkantara regressa a Lisboa a partir de hoje, para ficar até 27 de novembro e apresentar espetáculos que investigam crises ou questionam identidades, incluindo novas criações de Vânia Doutel Vaz e de Sofia Dias & Vítor Roriz.
O município de Valença, que recebeu o último concerto de Gal Costa em Portugal, em julho, manifestou hoje pesar pela morte da cantora, ocorrida na quarta-feira, e recorda a sua última atuação no país, "plena de memórias".
A cantora canadiana Alanis Morissette denunciou que a indústria da música está “infestada de um sentimento antimulher”, justificando a sua ausência no Rock and Roll Hall of Fame que aconteceu no sábado em Los Angeles.
A iniciativa “Novembro – Mês da Cultura portuguesa em Kaiserslautern” leva à cidade alemã da Renânia-Palatinado filmes, exposições, palestras e concertos que pretendem dar a conhecer mais sobre o contributo da comunidade portuguesa.
Anne Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Moreira e Surma são alguns dos 17 compositores que leram José Saramago para criar obras com estreia marcada este mês, no primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música.
As palavras da poeta Ana Luísa Amaral vão subir ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, no próximo dia 26 de novembro, numa leitura encenada dos seus poemas e dos que traduziu, foi hoje anunciado.
A vocalista e baterista da banda norte-americana Low, Mimi Parker, morreu no sábado, aos 55 anos, vítima de cancro, informou hoje a família, dias após o seu grupo musical ter cancelado uma digressão europeia que passava pelo Porto.
“Um óscar não traz felicidade”, disse o realizador Alejandro González Iñárritu numa conferência de imprensa em Los Angeles, na noite de sexta-feira, mas o seu novo filme “Bardo” aparece como forte candidato às nomeações para os prémios da Academia.
O romance “Resíduos”, de João José Afonso Madeira, venceu o Prémio Literário Cidade de Almada, hoje entregue, e o Prémio Literário Maria Rosa Colaço foi para “Quarto Escuro", de Maria Inês Barata Raposo.
O humorista brasileiro Rodrigo Marques reconheceu o risco de fazer humor político num país polarizado e admitiu estar expectante sobre a reação global no Brasil ao seu novo espetáculo sobre religião, que irá trazer a Portugal.
O novo álbum do cantor Rui Vaz, "No País do Sol", é exclusivamente dedicado a composições de Resende Dias, um projeto que considera ter sido “desafiante”, tendo em conta a “sensibilidade” imposta por cada uma das suas canções.
Diretores de museus portugueses contactados pela agência Lusa estão preocupados com os recentes casos de ações ambientalistas consideradas "hediondas" e de “terrorismo” contra obras de arte, e intensificaram a vigilância do património cultural à sua guarda.
O cantor e compositor brasileiro Paulo Jobim, filho mais velho do maestro Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim), morreu na manhã de hoje aos 72 anos numa clínica no Rio de Janeiro, informou a imprensa local.
A 6.ª edição do festim de leituras “Esta noite grita-se” prossegue nos dias 11 a 13, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a leitura do tríptico “Striptease”, “Sonho com revólver” e “O amor é um atirador furtivo”, da autora Lola Arrias.
O Penguin Random House Grupo Editorial (PRHGE) adquiriu o restante capital (15,6%) da empresa PRH Grupo Editorial Portugal, Lda., que estava na posse de Manuel de Freitas e família, tornando-se assim o único proprietário da empresa em Portugal.
Diretores de teatro e artistas de mais de 30 países europeus estão reunidos em Lisboa até domingo, no âmbito na Conferência Internacional de Teatro da ETC, rede europeia que tem dois teatros portugueses entre os seus membros.