A Venezuela está a preparar-se para bater, no próximo mês de março, o Guinness World Records com o maior coro do mundo, recorde que atualmente pertence à Índia.
O Teatro Amador de Pombal (TAP) organiza nos dias 13, 14 e 15 a décima edição do Encontro de Teatro, que pretende proporcionar a Pombal, no distrito de Leiria, a “oferta diversificada de linguagens teatrais”.
O Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, no valor de 20.000 euros, distingue este ano, a pintora Graça Morais, com mais de 50 anos de careira, realçando “o seu percurso cultural, artístico e cívico”, divulgaram hoje o promotor.
O músico e fadista Carlos Leitão inicia no próximo dia 18, na Alemanha, uma digressão que se prolonga até 28 de janeiro, e que também o vai levar a nove palcos austríacos.
A pintura “O Impostor” (1964), da artista Paula Rego (1935-2022), que retrata Salazar de forma satírica, é a primeira obra adquirida pelo Estado para integrar o novo museu que ficará sob gestão do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A primeira coordenadora do Plano Nacional de Cinema, Graça Lobo, de 66 anos, morreu na madrugada de hoje no Hospital de Faro, disse à agência Lusa fonte da Direção Regional de Cultura do Algarve.
As celebrações de Ano Novo no Porto, Gaia e Matosinhos foram canceladas devido ao agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima, foi hoje revelado.
O espetáculo de magia “Impossível ao Vivo”, de Luís de Matos, e a apresentação da peça “A Ratoeira” integram as várias propostas da programação cultural de janeiro de 2023 no Teatro das Figuras de Faro.
O SWR Barroselas Metalfest vai regressar em pleno no próximo ano, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19 e de uma versão reduzida em 2022, com a estreia nacional dos norte-americanos Pig Destroyer.
“Mais de 300 poemas” originais vão ser reunidos num livro em homenagem a José Barreto, um falecido taxista que deixava no papel “o que lhe vinha na alma”, e que declamava poesia enquanto conduzia pelas ruas do Porto.
Um vencedor do Prémio Pulitzer em 2019, o primeiro livro da Nobel Toni Morrison, o único romance de Silvina Ocampo e a estreia em Portugal de duas promissoras escritoras da América Latina são algumas das novidades literárias de 2023.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse hoje esperar que o Queimódromo, um dos espaços que, juntamente com a Praça da República, será palco dos festejos de Ano Novo, receba perto de 40 mil pessoas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que extingue a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea, criada para constituir o Museu Coleção Berardo, revelou hoje a Presidência da República.
O funeral da cantora portuguesa Linda de Suza realiza-se a 6 de janeiro em Paris, revelou hoje à agência Lusa o agente do filho da artista, José Orlando.
A cantautora Natércia Lameiro inicia hoje em Leiria a digressão de apresentação do disco “A cantadora de histórias”, que terá concertos em Lisboa e ainda em Espanha e na Turquia.
O Presidente francês Emmanuel Macron considera que a cantora portuguesa Linda de Suza foi "uma rainha dos anos 80" em França e, pelo modo como cantou a história da imigração lusa, tornou-se num "ícone dos destinos cruzados" entre franceses e portugueses.
Três 'film commissions' regionais, do Centro, Arrábida e Alentejo e Ribatejo, manifestaram hoje preocupação sobre o futuro da Portugal Film Commission (PFC) e pediram mais esclarecimentos ao Governo sobre esta estrutura de missão, que termina funções na sexta-feira.
Dez poemas de autores ucranianos, escritos em tempos de guerra, foram traduzidos para português e reunidos na antologia "Quando a primavera chegar", revelou hoje a Casa Fernando Pessoa, que a edita.
O investigador Vítor Pereira defendeu que a cantora portuguesa Linda de Suza, falecida hoje aos 74 anos, foi o rosto dos milhares de portugueses, e em particular das mulheres, que emigraram para França nas décadas de 1960 e 1970.
O músico David Bruno inicia em janeiro uma nova série de concertos para apresentar ao vivo o álbum "Sangue & Mármore", lançado este ano e que é descrito como "uma áudio novela que tem uma banda sonora".
O projeto Mão Verde, que junta música, poesia e ilustração para os mais novos, volta aos palcos em 2023 com um concerto em março em Lisboa, revelou a promotora.
Uma exposição com obras da pintora Paula Rego que percorrem a sua produção desde 1960, em peças que confrontam a opressão, como “Salazar a Vomitar a Pátria”, estarão reunidas até abril no Museu de Pera, em Istambul, na Turquia.
Histórias sobre reis, rainhas, princesas e príncipes, entre outras com música a permeio, vão ser contadas em Leiria no dia de Reis, 06 de janeiro, numa sessão promovida pelo grupo de teatro O Nariz.