O Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, sexta-feira, é assinalado pela Casa das Artes de Famalicão, com um concerto dedicado ao classicismo de Mozart e à sua obra para conjuntos de câmara.
"Seis histórias de tamanhos diferentes que me aconteceram ao mesmo tempo" é o título do livro da escritora Patrícia Portela, para leitores mais novos, que a Bruaá acaba de publicar.
O "Dia da Viola da Terra", assinalado anualmente a 2 de outubro, tem este ano "dois pontos altos", o lançamento de um livro com crónicas sobre aquele instrumento típico açoriano e a inauguração de uma exposição com "caráter itinerante".
O Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, acolhe entre quinta-feira e domingo, a estreia da peça “A gravidade de um pássaro”, que aborda as migrações a partir de testemunhos reais.
Camané, Jorge Palma, Cristina Branco, Agir são alguns dos artistas que participam, a 5 de outubro, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, na celebração dos 85 anos do poeta Manuel Alegre, que contará também com "uma surpresa" de Maria Bethânia.
Os dinamarqueses Iceage e o duo britânico Wet Leg juntam-se ao cartaz do Festival Super Bock em Stock, que decorrerá em novembro em vários espaços de Lisboa, revelou hoje a organização.
O Lisbon Underground Music Ensemble (L.U.M.E.), um projeto musical com referências estéticas do jazz, está a celebrar 15 anos, edita um novo álbum, “Las Californias”, e anuncia uma digressão por palcos nacionais e europeus.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que este ano comemora os 500 anos da circum-navegação, vai expandir-se para fora do concelho com a realização de espetáculos em Leiria, Lisboa e Setúbal.
A companhia Primeiros Sintomas estreia esta semana em Lisboa uma nova adaptação de "O Fantasma da Ópera" a partir do romance de Gaston Leroux, um autor praticamente desconhecido em Portugal, afirmou à Lusa o encenador Bruno Bravo.
O festival Tremor regressa entre 5 e 9 de abril de 2022 à ilha de São Miguel, nos Açores, anunciou hoje a organização, que faz um balanço “francamente positivo” da edição deste ano, apesar das restrições impostas.
O português João Fonseca trouxe muitas histórias de Cabo Verde, tantas que com elas inventou um país e agora, de regresso a Portugal, publicou “Katxor de Rua”, um livro infantojuvenil sobre as crianças abandonadas e os maus-tratos aos animais.
O Teatro das Beiras e o Karlik Danza-Teatro vão estrear, no dia 5 de outubro, na Covilhã, o espetáculo conjunto “Quem se Chama José Saramago”, que se centra na vida e obra deste escritor português, Nobel da Literatura.
A exposição coletiva “Digital Bodies”, que funde a arte e a tecnologia, é inaugurada hoje, pelas 18h00, na Artemis Gallery, em Lisboa, onde ficará patente até ao dia 5 de novembro.
O músico australiano Xavier Rudd vai atuar no Hard Club, no Porto, e no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em setembro do próximo ano, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O artista moçambicano Mário Macilau apresenta a partir de hoje uma série inédita de fotografias intitulada “Círculo de memória” na Galeria Movart, em Lisboa.
Uma atuação em duo de CV & JAB, os músicos Christina Vantzou e John Also Bennett, abrirá em outubro o festival Semibreve, na Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga, revelou a organização.
As diferentes faces da pandemia de COVID-19 estão expostas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, onde através de diversos materiais se conta o percurso do vírus que alterou a vida da população mundial.
O Festival Temps d'Images vai regressar para o segundo momento entre 14 de outubro e 7 de novembro, apresentando sete novas peças, abrindo com a estreia, em Lisboa, de "A Importância de ser Alan Turing", de Miguel Bonneville, foi hoje anunciado.
O músico Bonga vai celebrar 50 anos de carreira com dois concertos, em novembro, na Altice Arena, em Lisboa, e no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, anunciou hoje a promotora.
O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira duas propostas de lei que autorizam o Governo a legislar sobre direitos de autor e direitos conexos, de forma a transpor diretivas europeias sobre esta matéria, que deveriam ter sido transpostas até junho.
A Oficina Municipal do Teatro (OMT), em Coimbra, vai ter pela primeira vez no sábado audiodescrição para espectadores cegos e com baixa visão, a par da Língua Gestual Portuguesa, serviço que já oferecia, anunciou O Teatrão.
A companhia de dança de Olga Roriz apresenta, no dia 16 de outubro, às 21h30, no Centro de Artes de Águeda, no distrito de Aveiro, a sua mais recente coreografia, “Seis Meses Depois”.
O salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, em outubro, os espetáculos “Origens”, no dia 6, uma “celebração da dança” e, no dia 13, “Aplauso em Português”, “celebração da música”, anunciou esta sala, solidários com o movimento Aplauso.
O artista português Pedro Neves Marques faz parte da lista de finalistas da 6.ª edição do prémio Future Generation Art, cuja exposição das obras vai ser feita, em Kiev, na Ucrânia, entre sábado e 27 de fevereiro de 2022.