O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou este sábado a morte do maestro César Batalha, fundador do Coro de Santo Amaro de Oeiras, recordando-o como um artista cujas criações entraram no imaginário nacional.
Sete criações, duas das quais estavam previstas para 2020 e 2021, constam da nova temporada de teatro da Companhia de Teatro de Almada (CTA), apresentada este sábado no Teatro Municial Joaquim Benite, nesta cidade da margem sul do Tejo.
O maestro César Batalha, fundador do Coro de Santo Amaro de Oeiras, morreu na sexta-feira, aos 76 anos, num hospital de Lisboa, segundo fontes oficiais.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje “profundamente” a morte de Fernando de Albuquerque, diretor-delegado da Fundação Casa de Mateus, destacando o legado da “maior importância e relevância na cultura portuguesa”.
Hipo, um pequeno cavalo-marinho que nasceu na Ria Formosa, é a personagem central do livro “Pequeno e Precioso”, de Joana Bértholo, a editar pela Imprensa Nacional.
O Teatro Virgínia, em Torres Novas, recebe, no dia 22, “Diário de uma República”, um “projeto de teatro e fotografia” da Amarelo Silvestre, que propõe uma “reflexão artística” sobre as pessoas e as paisagens de Portugal, entre 2020 e 2030.
Concertos, peças de teatro, ‘stand-up comedy’, poesia e magia compõem a programação "multifacetada e de elevada qualidade” do Cineteatro Messias, prevista para os próximos seis meses, anunciou hoje a Câmara Municipal da Mealhada.
O Festival Entrudanças, que celebra um Carnaval “diferente” na vila de Entradas, concelho alentejano de Castro Verde, voltou a ser cancelado este ano, pela segunda vez consecutiva, devido à pandemia de COVID-19, revelou o município.
O diretor-delegado da Fundação Casa de Mateus, Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque, morreu na madrugada de hoje aos 80 anos, anunciou aquela instituição.
A atriz e encenadora Catarina Requeijo estreia esta sexta-feira, no Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, em Lisboa, “Não há duas sem três”, um monólogo que é a terceira parte de uma trilogia iniciada há dez anos.
O festival VOA – Heavy Rocks vai estender-se de 30 de junho a 2 de julho, no Estádio Nacional, em Oeiras, acrescentando o terceiro dia ao evento que confirmou na quinta-feira as presenças de Kvelertak, Sabaton e Rise Against.
Os portugueses 10 000 Russos e Pluto, o japonês Tatsuru e os espanhóis Kings of the Beach são três dos artistas e bandas que atuam em este mês no Maus Hábitos, no Porto, na 9.ª edição de O Salgado faz anos...Fest!.
Uma reflexão sobre a vida das pessoas com deficiência e a promoção de uma sociedade mais inclusiva é o mote do espetáculo “Diferente-Mente”, da companhia de teatro D’Algibeira que se estreia esta sexta-feira em Lagoa, no Algarve.
As histórias musicadas que conservam a memória da pequena aldeia da Torre, no concelho da Batalha, distrito de Leiria, estão eternizadas num disco que o projeto “Aldeia Pintada” gravou para evitar a perda desse património imaterial.
A livraria Lello lançou na quinta-feira, na Expo Dubai, “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e “A Mensagem”, de Fernando Pessoa, em árabe, garantindo que está disponível para publicar mais obras nesta língua, apostando na internacionalização da literatura nacional.
Um concerto do músico Pedro Caldeira Cabral inaugura a programação do Teatro-Cine de Torres Vedras para o atual trimestre, que integra também um concerto de Rui Reininho, além de espetáculos de dança e de teatro.
Pedro Cabrita Reis leva uma reinterpretação de “As Três Graças”, em cortiça, ao Jardim das Tulherias, em Paris, a convite do vizinho Museu do Louvre, de 13 de fevereiro a meados de junho. O SAPO Mag acompanhou a conclusão de uma das peças e falou com o artista. Veja a entrevista com o artista e um t
O Teatro Rivoli comemora a 20 de janeiro o seu 90.º aniversário e oferece seis dias de programação especial, com dança, cinema, música e circo contemporâneo, em vários espaços culturais da cidade do Porto.
Uma exposição com obras da Coleção Mário Teixeira da Silva, a revisitação da paisagem na coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, e uma individual de Edgar Martins fazem parte da temporada de 2022, anunciou a instituição.
A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), sob a direção do maestro José Eduardo Gomes, estreia, no próximo dia 21, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, “O Mostrengo”, do jovem compositor português Marco Pereira.
O Teatro Griot estreia na sexta-feira em Lisboa “Uma Dança das Florestas”, uma das mais conhecidas dramaturgias do escritor nigeriano Wole Soyinka, sobre “o que é ser independente e estar livre”, disse à Lusa a encenadora, Zia Soares.
A peça de teatro “Coveiros”, que se estreia quinta-feira em Lisboa, parte de um texto original de Jacinto Lucas Pires, inspirado em “Hamlet”, que o autor apresenta como antídoto contra a pandemia e apelo ao regresso à vida.
O rapper angolano NGA, radicado em Portugal, junta-se ao cartaz de “A História do Hip-Hop Tuga”, que vai voltar a ser contada em palco, em março em Lisboa, por muitos dos que integram aquele movimento em Portugal.