O artista libanês Tarek Atoui apresenta no Porto a exposição “O Testemunho das Águas”, patente até 28 de agosto, em Serralves, em que são explorados sons de vários portos do mundo, Leixões incluído, e sons “orgânicos” do parque.
O livro “Mulheres da minha ilha, mulheres do meu país”, da jornalista Ana Cristina Pereira, parte da história de madeirenses para mostrar “a mudança do país” em questões de igualdade de género, “através de mulheres comuns”.
Uma Gala Solidária, com a participação especial do bailarino Marcelino Sambé, do Royal Ballet, e peças de oito coreógrafos, realiza-se no próximo dia 19 de março, no Casino Estoril, a favor da União Audiovisual, organização de apoio profissionais da cultura.
O coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin estreia no sábado, em Almada, a performance "Barricada", com trinta bailarinos, que propõe pensar "a proximidade como forma de resistência" e "o estar juntos como posição política", na Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada.
Quinze espetáculos integram a programação do Festival de Teatro de Pombal, que tem início a 4 de março e que estende a oferta cultural a sete freguesias daquele concelho do distrito de Leiria.
Diogo Infante, Pedro Abrunhosa, Mariza, Carlos Mendes, Gisela João e Selma Uamusse são alguns dos artistas portugueses que se insurgiram hoje nas suas páginas em redes sociais contra a invasão russa da Ucrânia.
O cantor angolano Yuri da Cunha manifestou hoje, em Luanda, emoção por participar no dia 31 de março, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, num espetáculo com o grupo musical Força Suprema, “cada vez mais velhos, mais maduros”.
A coreografia "Symphony of Sorrows", de Miguel Ramalho, regressa ao Teatro Camões em março, com um elenco alargado de bailarinos, após ter sido a primeira obra dançada pela Companhia Nacional de Bailado, a seguir ao primeiro confinamento de 2020.
O Encontro Internacional de Jazz do Litoral Alentejano, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), regressa, a partir de sexta-feira, ao “ritmo normal” dos formatos anteriores à pandemia de COVID-19, dando destaque ao jazz e blues.
O músico brasileiro Pierre Aderne leva a tertúlia musical Rua das Pretas aos palcos dos coliseus de Lisboa e do Porto, em março e abril, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
Obras de artistas como Cruzeiro Seixas, Marcelino Vespeira e Malangatana poderão ser vistas lado a lado com outras de Salvador Dalí, Marcel Duchamp e Pablo Picasso, a partir de quinta-feira, numa exposição sobre o surrealismo no museu Tate Modern, em Londres.
A Queima das Fitas do Porto 2022 regressa de 1 a 7 de maio, depois de ter sido cancelada nos últimos dois anos devido à pandemia, avançou hoje à Lusa a presidente da Federação Académica do Porto.
A Câmara do Porto adiantou hoje que o Cine-Teatro Vale Formoso e Grupo de Moradias, na freguesia de Paranhos, foram classificados como conjunto de interesse municipal, bem como o Conjunto no Ouro, em Lordelo do Ouro e Massarelos.
A peça “Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria Com a Sua Patroa”, de Sara Barros Leitão, é apresentada pela atriz, no dia 26, às 21h00, no auditório municipal António Silva, no Cacém (Sintra).
Uma exposição de Delphim Miranda e um espetáculo sobre a viagem de uma menina chamada Música são as propostas para a tarde de 5 de março na Casa da Marioneta, em Lisboa.
O espectáculo “Parallax”, de Inês Garrido, com interpretação de Maria Luís Cardoso, vai estar em cena no Centro de Artes de Lisboa (CAL), de 23 a 25 de fevereiro, com sessões às 21h00.
A companhia alemã Rimini Protokoll regressa a Lisboa, onde, de 24 a 26 de fevereiro, apresenta, no Teatro do Bairro Alto, o espetáculo “Conferência de Ausentes”.
A feira de música MUMI 2022 vai decorrer entre 29 de setembro e 1 de outubro, entre Tui (Espanha) e Valença (Portugal), ligando as “indústrias musicais galega e portuguesa na Eurocidade Tui-Valença”, anunciou hoje a organização do evento.
A 4.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, que distinguem artistas, álbuns e músicas de produção portuguesa, vai acontecer a 5 de maio no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, “com sala cheia”, foi hoje anunciado.
O autor espanhol Miguel Gallardo, "um dos nomes importantes da banda desenhada em Espanha", morreu na segunda-feira, em Barcelona, aos 66 anos, em consequência de um cancro, revelou a sua agente literária.
Ana Moura, Mariza e Carolina Deslandes são três dos dez cantores nomeados para Melhor Música do ano 2021, em Portugal, pelo concurso a aRi[t]mar, da Galiza, foi hoje anunciado.