Sérgio Godinho é um dos destaques da programação do Teatro Municipal da Covilhã (TMC) no mês de abril, que também integrará propostas de música, dança e teatro.
O livro "As Pessoas Invisíveis", de José Carlos Costa Barros, vencedor do Prémio Leya 2021, que narra uma viagem por vários tempos da História recente de Portugal, chega às livrarias no dia 12 de abril, anunciou a editora.
A coreografia "Symphony of Sorrows", de Miguel Ramalho, regressa na quinta-feira ao Teatro Camões, em Lisboa, com um elenco alargado de bailarinos, após ter sido a primeira obra dançada pela Companhia Nacional de Bailado, a seguir ao primeiro confinamento de 2020.
A programação do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, entre abril e julho tem uma “dimensão internacional” e produções próprias, incluindo uma nova encenação de “Ensaio de Cegueira”, pelo diretor artístico, Nuno Cardoso, que celebra o centenário de Saramago.
“Aí”, o novo álbum do duo Lavoisier, chama outros músicos e faz a transição para o formato de banda num disco que se situa novamente “nesta não-propriedade, num não-sítio, uma espécie de cosmos”.
A crítica de teatro Maria Helena Dá Mesquita morreu na segunda-feira, aos 88 anos, no Hospital de Jesus, disse hoje à agência Lusa fonte próxima da família.
Mais de vinte espetáculos e atividades preenchem a programação da 22.ª edição do FIMFA LX – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, a decorrer em nove espaços em Lisboa, de 13 de maio a 5 de junho.
O espetáculo "Teorias da Inspiração", nova criação do coreógrafo David Marques, baseado no impacto de memórias e imaginação da infância no seu trabalho, vai estrear-se a 5 de abril, no Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa.
Mais de 20 pessoas, entre estudantes, professores e amantes da poesia, assinalam na sexta-feira o Dia Mundial da Poesia em Macau num serão literário com a leitura de obras em português.
O mercado global da música gravada atingiu em 2021 “os maiores níveis de receita deste milénio”, impulsionados sobretudo pelo aumento dos serviços de streaming de assinatura paga, segundo a Federação Internacional da Indústria Discográfica, num relatório hoje divulgado.
O presidente do conselho de administração do Teatro Nacional São João (TNSJ), Pedro Sobrado, exigiu hoje “um reforço da autonomia administrativa” de estruturas como aquela que dirige, alertando que o seu funcionamento “tem sido garroteado” por “constrangimentos legais”.
Três centenas de músicos vão estar, durante o mês de abril, nos vários palcos do 15º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, que retomará os concertos com público, após duas edições condicionadas pela COVID-19.
Uma programação com três novas exposições, duas dedicadas a Molière e à cenografia, outra ao Teatro Experimental do Porto, espetáculos e conversas, preenchem o Dia Mundial do Teatro, no próximo domingo, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.
A autora sueca de livros ilustrados Eva Lindstrom venceu o prémio literário Astrid Lindgren 2022, para o qual estavam também nomeados seis autores portugueses, anunciou hoje a organização.
O festival de música Soam as Guitarras começa a 6 de abril em Setúbal, com um concerto do músico Salvador Sobral em trio, anunciou a organização na segunda-feira.
Um concerto com Sérgio Godinho abre na quarta-feira o festival Abril em Lisboa, para assinalar o 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974, segundo o programa hoje apresentado.
O Teatro das Beiras vai estrear, na Covilhã, a peça “CORPSING”, de Peter Barnes, uma comédia que pretende "ajudar a aliviar os tempos difíceis da atualidade", revelou o encenador Gil Salgueiro Nave.
O texto, a palavra, a voz e o trabalho de ator, enquanto essência da arte milenar do teatro, são a proposta artística dos encontros “Poética da palavra”, que têm início no dia 23, na Casa das Artes de Famalicão.
A apresentação da peça “Antígona”, pela Companhia do Chapitô, na Tenda do Chapitô, em Lisboa, vai ser interrompida entre 27 de março e 15 de abril, devido a uma digressão da companhia à Venezuela e ao Panamá.
O direito e a música vão “falar a mesma língua” em Coimbra, no dia 30, numa conferência que nasce da parceria entre Tribunal da Relação de Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Orquestra Clássica do Centro.
Cinquenta fotografias a preto e branco do Portugal de 1968, durante a ditadura de Salazar, e 50 fotografias a cores dos anos 2016-2019 compõem a exposição “Saudade/Portugal”, de Neal Slavin, apresentada em Vila Nova de Gaia.
O Centro Pompidou, em Paris, acolhe espetáculos de artistas lusófonos no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal, numa parceria com o Teatro Municipal do Porto.
A Câmara Municipal de Coimbra assinala o Dia Mundial da Poesia com uma programação de acesso gratuito, dirigida a diferentes públicos e distribuída por vários equipamentos municipais.