A exposição "No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou", que reflete sobre as contradições da Humanidade repensando conceitos como o símbolo e as narrativas, é inaugurada hoje no Museu nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa.
Várias entidades artísticas, singulares e coletivas, queixam-se de atrasos que chegam a atingir três meses nos pagamentos do programa Garantir Cultura, mas o Governo fala em situações “meramente pontuais e de muito curto prazo”.
A reposição da tragédia “Hipólito”, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, foi adiada para 4 de fevereiro devido a doença de um dos intérpretes, anunciou hoje a Companhia de Teatro de Almada (CTA).
A companhia teatral A Escola da Noite e o Centro Dramático de Évora (Cendrev) cancelaram as três sessões da peça “Floresta de Enganos” desta semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, prosseguindo o espetáculo na próxima quinta-feira.
O programa Garantir Cultura, anunciado em janeiro do ano passado, apoiou 1741 projetos, tendo sido pagos até hoje 26,9 milhões de euros, de um total de 53 milhões, segundo o Ministério da Cultura, em resposta à Lusa.
O mármore rosa português e a madeira de carvalho são os materiais de eleição da dupla de artistas Daniel Dewar e Grégory Gicquel, cujas esculturas revelam um mundo metamorfoseado, em exposição a partir de sábado, na Culturgest, em Lisboa.
“Tenros Botões”, um livro de poesia da autoria da escritora, poeta e colecionadora de arte norte-americana Gertrude Stein, publicado originalmente há mais de cem anos, vai estar disponível pela primeira vez em língua portuguesa, a partir de fevereiro.
Local Natives, Nathy Peluso, Declan McKenna, Cosmo’s Midnight e Rui Vargas juantam-se ao cartaz do festival Super Bock Super Rock (SBSR), a realizar de 14 a 16 de julho, no Meco, em Sesimbra, anunciou hoje a promotora.
Os guitarristas Frankie Chavez e Peixe regressaram a Miramar, Vila Nova de Gaia, para gravarem o segundo álbum juntos, “Miramar II”, a editar na sexta-feira, que conta com o pianista Mário Laginha e o percussionista Serginho como convidados.
As canções de Neil Young vão ser removidas do Spotify, depois do artista ter protestado contra a reprodução de podcasts polémicos na plataforma de streaming, acusando-a de desinformação sobre a COVID-19, foi anunciado na quarta-feira.
O cantor Luís Represas adiou para dia 30 de abril, devido a motivos de saúde, o concerto que tinha agendado para 5 de março, em Lisboa, em que revisitará os mais de quarenta anos de carreira.
O Museu do Côa acolhe, de 12 fevereiro a 12 de maio, a exposição internacional “Prehistórico: De la Roca al Museo”, composta por 270 peças oriundas do Museu Nacional de Arqueologia de Espanha, anunciou a instituição portuguesa.
A 7.ª edição do festival Jardim Sonoro, anteriormente denominado Lisb-On, agendada para 2 a 4 de setembro em Lisboa, no Parque Eduardo VII, foi adiada para os dias 9 a 11 do mesmo mês, anunciou hoje a organização.
O coletivo Pimenta Caseira apresenta o álbum de estreia, “Cais Vol.1”, no dia 18 de março em Lisboa, num concerto com convidados especiais, foi hoje anunciado.
Arca e DJ Shadow são dois novos nomes que se juntam ao cartaz do festival Sónar Lisboa, que acontecerá pela primeira vez em Portugal, em abril de 2022.
O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, deu “carta branca” ao músico Jonathan Uliel Saldanha para fazer curadoria de uma série de concertos, que começam no sábado com HHY & The Kampala Unit.
Os Linda Martini iniciam a 28 de fevereiro, no Porto, a digressão de apresentação de “ERRÔR”, o sexto álbum de originais da banda, a ser editado nesse mês, foi hoje anunciado.
Uma exposição de fotografias de Silva Nogueira, intitulada “Corpos Modernos do Palco” e composta por 26 retratos em grande formato, será inaugurada na quinta-feira, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, foi hoje anunciado.
As obras que compõem a Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) podem ser apreciadas virtualmente, a partir de hoje, no site https://colecaodoestado.pt/, anunciou o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) do Ministério da Cultura.
O concerto do flautista português Francisco Barbosa no Carnegie Hall, em Nova Iorque, previsto para quinta-feira, acompanhado por um trio de cordas composto por André Gaio Pereira, Francisco Lourenço e Gonçalo Lélis, foi adiado para 17 de maio.
O projeto de Maria de Vasconcelos “As Canções da Maria” sobre ao palco dos Coliseus de Lisboa e do Porto em março e abril, respetivamente, em dois espetáculos inicialmente agendados para 2020, foi hoje anunciado.
O espetáculo intitulado “O Campo de Chão Bom”, focado na reabertura do Tarrafal e na história dos nacionalistas africanos ali encarcerados, estreia-se, em fevereiro, em Grândola (Setúbal), numa abordagem multidisciplinar sobre este campo de trabalho.
Os municípios de Anadia, Oliveira do Bairro e Tábua, nos distritos de Aveiro e Coimbra, programaram o projeto "Fora da Caixa” para promover e valorizar o património histórico, cultural e natural dos territórios.
Dois projetos da coreógrafa Tânia Carvalho, em que dança a solo ou junta piano e voz, como intérprete, vão subir ao palco do Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa, no início de fevereiro, resultado do seu trabalho multidisciplinar.