Responsáveis de companhias portuguesas de teatro consideram o próximo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, um "desconhecido" ou pessoa "sem currículo na área da Cultura", conforme as expressões mais usadas sobre a nomeação, em declarações à agência Lusa.
A Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea (REDE) manifestou hoje "as maiores expectativas" em relação ao próximo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a começar por uma "visão ambiciosa para o setor", com estratégias "reais e concretas".
A Casa de Serralves, no Porto, inaugura hoje a performance “Shelf Life”, do coreógrafo australiano Adam Linder, uma obra que reflete sobre a representatividade da dança num espaço de exposição e suas convenções museológicas.
O Ciclo de Requiem de Coimbra revisita obras interpretadas em edições anteriores em evento que assinala dez anos de existência, anunciou hoje a organização da iniciativa, que arranca no sábado e se estende até outubro.
Histórias, vivências e emoções dos Bombeiros Voluntários de Viseu (BVV) são mote para a nova encenação do projeto ComUnidade, da Zunzum - Associação Cultural, que estreia “Teatro de Operações” no edifício que foi sede da corporação.
O professor e programador da área da dança Gil Mendo morreu na quarta-feira, em Lisboa, aos 76 anos, vítima de doença oncológica, disse hoje à agência Lusa fonte da Escola Superior de Dança.
A relação entre a humanidade e a natureza e o equilíbrio entre ambos, que está cada vez mais em rutura, são interrogações levantadas no espetáculo “Selvagem”, encenado por Marco Martins, que se estreia na sexta-feira na Culturgest, em Lisboa.
A Casa da América Latina celebra o Dia Mundial da Poesia no próximo sábado, com um evento designado Festa da Poesia, que inclui conversas, leituras, venda de livros e gastronomia latino-americana.
A Associação Portuguesa de Escritores (APE) vai promover um ciclo de homenagens a escritores portugueses, na Biblioteca Municipal do Palácio Galveias, em Lisboa, que começa no dia 29 de março, com uma evocação de Miguel Torga.
Concertos de Diogo Piçarra, NENA, Amor Electro e Samuel Úria são destaques das quase 60 iniciativas gratuitas da festa “Abril em Odemira” deste ano, que vai decorrer durante o próximo mês para comemorar a democracia e a liberdade.
O Centro Cultural de Belém (CCB) vai celebrar o Dia Mundial da Poesia no próximo sábado, com várias iniciativas em torno de Herberto Helder, que incluem exposições, leituras, feira do livro, oficina e cinema, foi hoje anunciado.
Um novo livro do músico norte-americano Bob Dylan, Nobel da Literatura em 2016, intitulado “A Filosofia da Canção Moderna”, vai ser publicado em Portugal, pela Relógio d’Água, em novembro, no mesmo mês em que é lançado nos Estados Unidos.
O álbum “Cantigas do Maio”, de José Afonso, editado originalmente em 1971, é reeditado em 22 de abril, em CD e vinil, e fica disponível, pela primeira vez, nas plataformas digitais, anunciou hoje a editora Mais 5.
O festival Abril Dança em Coimbra regressa com a edição de 2022, depois de dois anos condicionados pela pandemia, com uma programação diversa em linguagens e temas abordados e com uma ambição de continuar a crescer.
A casa dos avós de uma atriz em Moçambique deu mote à peça “A Casa da Praia”, em cena na Quinta Alegre – Lugar de Cultura, em Lisboa, de 26 de março a 3 de abril.
Um texto original de Fernando Gomes, com música e direção musical de Quim Tó, “Nas Asas do Sonho”, é a nova produção do Teatro Infantil de Lisboa (TIL), a estrear dia 26 no Teatro Armando Cortez, em Lisboa.
O espetáculo “Samba de Guerrilha EM CENA”, do cantor e compositor brasileiro Luca Argel, a residir em Portugal há mais de dez anos, vai ter novas apresentações em abril, em Lisboa e no Porto, foi hoje anunciado.
A novela clássica de Antoine de Saint-Exupéry, “O Principezinho”, está de volta ao Teatro Maria Matos, em Lisboa, com récitas aos sábados, às 11h00 e 16h00, e, aos domingos, às 11h00.
Mão Morta, Linda Martini, Pluto, Rita Vian, Samuel Úria e Conjunto Corona e estão entre as bandas e artistas que atuam no festival Vodafone Paredes de Coura, em agosto, no dia “inteiramente dedicado à música portuguesa”, foi hoje anunciado.
O projeto Amália Hoje, que junta os músicos Nuno Gonçalves, Sónia Tavares, Fernando Ribeiro e Paulo Praça, regressa aos palcos em abril, para dois concertos “especiais” em Lisboa, foi hoje anunciado.
A poesia de José Saramago chega a palco na quinta-feira, no Funchal, Madeira, com “O Globo de Saramago - 1993”, peça da companhia Leirena Teatro com estreia marcada para o Teatro Municipal Baltazar Dias.
A programação de abril a julho do Teatro Virgínia, em Torres Novas (Santarém), abre com “Paranormal 2021”, de Joaquim Monchique, a 2 de abril, e inclui nomes como Rita Redshoes, Pedro Jóia e Os Azeitonas.
Um espetáculo musical que se estreia na quinta-feira, em Lamego, vai convocar crianças e jovens de todo o país para a ideia e a prática da democracia, envolvendo autarquias, escolas e cineteatros.