Em Cannes, basta caminhar alguns metros ao lado de Paulo Branco para ver que muita gente pára para um aperto de mão ou até uma fotografia. O SAPO Cinema andou de reunião em reunião com o produtor português.
«La Piel que Habito», que voltou a reunir Pedro Almodóvar a Antonio Banderas, e «Hara-Kiri: Death of a Samurai», de Takashi Miike, foram os filmes do dia.
«La Piel que Habito», que voltou a reunir Pedro Almodóvar a Antonio Banderas, foi o filme que mais estrelas reuniu hoje na passadeira vermelha do Festival de Cannes.
Além das estrelas de cinema, o Festival de Cannes também dá oportunidade aos jovens que aspiram a uma carreira no cinema, como é o caso de Ben Teplitzky e Edy Soto.
«A Viagem», de Simão Cayatte, é o único filme maioritariamente português a concurso no Festival de Cannes e o SAPO foi falar com o autor da curta-metragem com Margarida Carpinteiro e Orlando Costa.
O capitão Jack Sparrow está de volta para a quarta aventura, trazendo consigo novos e velhos companheiros. O SAPO foi recolher as primeiras impressões na antestreia em Lisboa.
Após ter sido publicamente criticado pelo Festival de Cannes, Lars von Trier aceitou a punição que lhe foi atribuída mas já afirmou a um jornal dinamarquês «estar orgulhoso de ter sido declarado «persona non grata».
O grande caso do dia foi protagonizado por Lars von Trier, que fez de tal forma manchetes em todo o mundo com as suas polémicas afirmações sobre Hitler, que até um filme sobre Sarkozy ficou para segundo plano.
A antestreia de «Melancholia» levou as estrelas a percorrer o tapete vermelho no Festival de Cannes e o SAPO esteve lá para captar as vedetas a subir a mítica escadaria do Palais des Festivals.
Questionado sobre as suas raízes alemãs, o realizador dinamarquês disse esta quarta-feira que compreendia e sentia «um pouco» de compaixão por Adolf Hitler.
O momento alto do dia foi a consagração de carreira de Jean-Paul Belmondo, mas a jornada foi também marcada pelos novos filmes Aki Kaurismaki e Alain Cavalier.
Todos os dias, o SAPO conversa com umas das muitas figuras invulgares que acorrem ao maior festival de cinema do mundo. O primeiro de todos está a jogar em casa.
Esmeralda e a sua mãe Pascaline, que se vestem sempre com padrão de leopardo, são duas figuras emblemáticas do Festival de Cannes. O SAPO Cinema falou com as «femmes-panthères» em mais um retrato do outro lado do evento.
«Melancholia», de Lars von Trier, foi o filme que mais brado deu no oitavo dia do festival, com as protagonistas Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg muito solicitadas pelos fotógrafos.
O cineasta dinamarquês Lars Von Trier pediu desculpas nesta quarta-feira por ter afirmado no Festival de Cinema de Cannes que compreendia o ditador alemão Adolf Hitler.
Realizadores, actores, jornalistas, produtores, mirones, fãs desequilibrados e candidatos a estrelas preenchem a fauna que povoa o maior festival de cinema do mundo. O SAPO aterrou em Cannes e viu pela primeira vez o glamour do evento.
O realizador Karim Ainouz apresentou «O Abismo Prateado», inspirado na canção «Olhos nos Olhos», de Chico Buarque, na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela do Festival de Cannes.
Após o surpreendente e polémico «Tree of Life», de Terrence Malick, o 64º Festival de Cannes recebeu esta terça-feira com entusiasmo, «Le Havre», filme repleto de humor e fraternidade do finlandês Aki Kaurismaki, que disputa a Palma de Ouro.
Produzido e protagonizado por Brad Pitt, o filme «A Árvore da Vida», do enigmático cineasta americano Terrence Malick, dividiu a plateia esta segunda-feira no Festival de Cinema de Cannes, onde disputa a Palma de Ouro.
O director de fotografia português Eduardo Serra, duas vezes nomeado para os Óscares, vai orientar uma «masterclass» no Fest Training Ground 2011, que decorre de 27 de Junho a 2 de Julho em Espinho.