Os nigerianos Remo e Asake, o rapper francês Ninho e o britânico J Hus são os cabeças de cartaz do festival Afro Nation, que regressa a Portimão entre 28 e 30 de junho de 2024, anunciou hoje a organização.
O novo álbum de António Pinho Vargas, ”Lamentos”, que será apresentado no próximo dia 22, em Lisboa, reúne os concertos para violino e para viola do compositor, mais a "Sinfonia Subjetiva", interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).
O poeta e ensaísta brasileiro Silviano Santiago reivindicou hoje uma língua portuguesa multiétnica e previu "choques sísmicos duradouros" na literatura, ao receber o Prémio Camões numa cerimónia no Rio de Janeiro.
A opereta “Maria da Fonte”, de Augusto Machado, volta à cena, no próximo domingo, com novo libreto e encenação de Ricardo Neves-Neves, direção musical do maestro João Paulo Santos e a meio-soprano Catia Moreso como protagonista.
A escritora Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15.000 euros, com o romance “Misericórdia” (2022), anunciou hoje a Estoril-Sol, que promove o galardão.
A “primeira grande” produtora de cinema italiana e uma das “mais poderosas” a nível europeu, Marina Cicogna, morreu hoje, em Roma, aos 89 anos, depois de uma vida em que se tornou um ícone do inconformismo, adianta a Efe.
A revolução tecnológica na arte e nos ‘media’ graças às novas ferramentas proporcionadas pela Inteligência Artificial (IA) é abordada na exposição “Unreliable Memories”, de Lev Manovich, a inaugurar em Évora, no dia 18 deste mês.
Um concerto de Sérgio Godinho e um espetáculo pelo Teatro das Beiras integram a programação da Casa Municipal da Cultura de Seia do mês de novembro, anunciou hoje a Câmara Municipal.
O cantor brasileiro Gilberto Gil vê hoje o Brasil “melhor”, com as instituições republicanas e democráticas fortalecidas, após um período em que estas “sofreram leves ameaças”, quando Jair Bolsonaro era Presidente da República.
A Cinemateca Portuguesa inicia na quinta-feira, em Montemor-o-Novo, o projeto de descentralização “Imagens em Movimento”, que visa divulgar o património cinematográfico português em todo o país, apoiar atividades locais e dinamizar redes de exibição.
A produtora e programadora Paula Astorga é a nova diretora do DocLisboa, sucedendo no cargo a Miguel Ribeiro, que passa a coordenar e programar a Casa do Comum, centro cultural multidisciplinar que abre na quarta-feira, no Bairro Alto.
A artista portuguesa Carla Filipe venceu o Prémio FLAD de Desenho 2023, por uma prática “verdadeiramente expansiva e [que] pode considerar-se um marco contemporâneo do desenho em Portugal”, anunciou no sábado o júri.
A Associação Portuguesa de Manitoba, no Canadá, é gerida maioritariamente por jovens que tentam atrair novos sócios com atividades que vão desde o folclore a aulas de zumba para fortalecer os laços entre a comunidade.
O filme “De Imperio”, do realizador italiano Alessandro Novelli, venceu no sábado o Prémio Nacional de Animação 2023 na categoria de Profissionais, numa cerimónia em Vila Velha de Ródão, na Festa Mundial da Animação.
A compositora e cantora brasileira Joyce - Joyce Moreno -, ícone da música popular brasileira e da bossa nova, diz em entrevista à agência Lusa que continua a gostar “de trazer o sol”, com discos e concertos, a quem a ouve.
Um filme que tem como cenário a ilha de Santa Maria, nos Açores, e estudantes como protagonistas vai ser exibido em escolas de todos os distritos do país no âmbito do projeto nacional “Segue a tua Natureza”.
O filme “As melusinas à margem do rio”, de Melanie Pereira, foi o mais premiado no festival DocLisboa, numa edição em que o público elegeu o documentário de Sofia Marques sobre Luís Miguel Cintra, anunciou no sábado a organização.
A carreira da cenógrafa e figurinista Cristina Reis, dedicada durante mais de 40 anos ao Teatro da Cornucópia, em Lisboa, está documentado no novo volume da coleção Design – D, da Imprensa Nacional.
A BD “O Grande Gatsby”, do argumentista norte-americano Ted Adams com desenho do português Jorge Coelho, a partir do romance de F. Scott Fitzgerald, é publicado este mês em Portugal.
A companhia de teatro O Bando tem em “Irmã Persa”, história de “subversão e coragem” que se estreia a 2 de novembro, o primeiro espetáculo de uma tetratologia sobre "As Mil e Uma Noites", a desenvolver nos próximos quatro anos.
O ministro da Cultura prometeu na sexta-feira que o Estado vai manter o investimento em arte contemporânea, considerando que esta política é essencial para a democratização no acesso à cultura e para estimular a existência de mais criadores.
O fadista Pedro Moutinho editou esta semana um novo disco, “Água”, com temas assinados por Carminho, Teresinha Landeiro e Amélia Muge, e participações de músicos como Frankie Chavez e Filipe Raposo.
Os jornalistas da televisão pública ucraniana Suspilne foram distinguidos com o Prémio Europa 2023, em cerimónia que decorreu em Berlim na noite de sexta-feira.
Herman José está a viver “tranquilamente” aquela fase da vida em que “rebenta o fogo-de-artifício”, após 50 anos de uma carreira de sucesso, que construiu para se divertir e que só lhe trouxe um dissabor, com a Igreja Católica.