O Teatro Experimental de Cascais (TEC) estreia a peça “Electra”, a partir da trilogia “Electra e os fantasmas”, de Eugene O'Neill, no sábado, no auditório Academia Artes do Estoril, no Monte Estoril, Cascais.
O conto “Barbo” de Natália Correia foi o ponto de partida para a peça “Barbo, salvar Gaia rumo a Yod” que o Teatro Estúdio Fontenova estreia hoje no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
O mais recente romance da escritora norte-americana Hanya Yanagihara, “Ao Paraíso”, aclamado pela crítica, que atravessa três séculos e apresenta três versões da identidade norte-americana, chegou hoje às livrarias portuguesas.
O rapper norte-americano André 3000, metade dos Outkast, editou hoje um álbum a solo, “New Blue Sun”, no qual trocou as rimas e batidas por flautas e cujo grafismo do vinil é da autoria do designer português Bráulio Amado.
Canções de José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto, Lopes-Graça, entre outros compositores, vão ser interpretadas por músicos como Camané, Lena d'Água, Samuel Úria e Pedro Jóia, no espetáculo "Merecer Abril", na próxima terça-feira, em Lisboa.
A Companhia de Ballet de Kiev vai regressar ao Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, de 1 a 3 de dezembro, para apresentar o clássico bailado “O Lago dos Cisnes”, em quatro sessões, anunciou a organização.
Uma festa do livro com mais de 60 editoras representadas vai decorrer entre 21 de novembro e 17 de dezembro no Museu do Oriente, em Lisboa, anunciou hoje esta entidade.
As exposições "Dançando com a minha Câmara”, uma retrospetiva da fotógrafa indiana Dayanita Singh, e “Calor”, do escultor português André Romão, são inauguradas esta sexta-feira no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
O maestro e compositor argentino-português Fernando Severo Altube venceu o Concurso Internacional de Composição Carlos Guastavino, organizado no âmbito do Sonus International Music Festival.
A Companhia de Teatro de Almada (CTA) vai estrear a peça “Picasso agarrado pelo rabo”, nova criação para crianças e jovens, no próximo dia 1 de dezembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, anunciou a companhia.
O festival de música e imagem Som Riscado vai levar à cidade algarvia de Loulé, de 23 a 26 de novembro, a “crítica política” e os artistas The Gift, numa atuação adaptada a Língua Gestual Portuguesa, e Stereossauro.
Após um ano de interregno, o Festival Bons Sons regressa a Cem Soldos, Tomar, de 8 a 11 de agosto de 2024, tendo a organização revelado expectativa em ter milhares de pessoas na aldeia para celebrar a música portuguesa.
O fado atravessou “uma fase complicada em Portugal”, mas fora do país “foi sempre muito bem recebido”, disse à Lusa o cantor português Camané, que vai tocar no sábado com a Orquestra Chinesa de Macau.
O Teatro da Terra estreia hoje, na abertura do Festival Internacional de Teatro da ACERT, em Tondela, a peça “Romeu e Julieta”, com a história “quase integral” de William Shakespeare, passada na atualidade, como disse à Lusa a encenadora.
A Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada em 20 de novembro de 1989, é o ponto de partida da peça “Eu não sabia que podia”, a estrear-se na sexta-feira no Teatro Luís de Camões - LU.CA, em Lisboa.
O escritor e prémio Camões cabo-verdiano Germano Almeida vai ter uma silhueta afixada numa das ruas do Mindelo, ilha de São Vicente, no âmbito de uma homenagem a decorrer na cidade onde vive e que é retratada em várias das suas obras.
O PCP lançou uma série de podcasts para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, em que convida personalidades de vários setores da sociedade para uma “conversa solta” que pretende “desafiar o pensamento de quem fala e escuta”.
O programa musical das Festas de Natal de Lisboa, que decorre entre 2 e 17 de dezembro, inclui oito concertos em diferentes locais da cidade, anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Os Sétima Legião regressam aos palcos, em março próximo, apresentando-se no Capitólio, em Lisboa, para celebrarem os 40 anos da banda, e homenagear Ricardo Camacho, produtor e teclista, falecido em 2018.
O músico Eu.Clides atua em fevereiro em Lisboa, no Teatro Tivoli, e no Porto, na Casa da Música, no âmbito da digressão “Declive”, nome do álbum de estreia, editado em março deste ano.
A editora açoriana Nova Gráfica/Publiçor vai lançar o livro “A Açorianidade no Tempo”, que reúne 150 títulos de 263 autores, pesando 170 quilos e tendo 2,61 metros de lombada, anunciou hoje a empresa.
O “Ciclo Lugares, Proximidades e Território” começa esta terça-feira, na Culturgest, em Lisboa, e vai contar com três conferências para se debater as ideias de lugar e território no contexto português, anunciou a organização.
O escritor brasileiro Victor Vidal venceu a edição deste ano do Prémio Leya, no valor de 50.000 euros, com a obra "Não há pássaros aqui", anunciou hoje o presidente do júri, o escritor Manuel Alegre.