O estado de emergência e a pandemia de COVID-19 limitam este ano as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala na sexta-feira, às plataformas digitais.
O dramaturgo norte-americano Terrence McNally, vencedor de múltiplos prémios teatrais Tony, morreu hoje, aos 81 anos, vítima de complicações relacionadas com a doença COVID-19, anunciou o seu representante Matt Polk.
As atividades do festival Encontros do DeVIR, que deviam ter tido início este mês, em várias salas de espetáculo do Algarve, foram todas suspensas ao abrigo da declaração do estado de emergência, foi hoje anunciado.
A Companhia de Teatro de Almada (CTA) vai passar, a partir de sexta-feira, Dia Mundial do Teatro, a transmitir algumas das produções online, foi hoje anunciado.
O Festival Mental, criado para ajudar a combater o estigma e a iliteracia em relação à saúde mental, criou pequenas conversas com profissionais de várias áreas, disponíveis online, para "ajudar a ultrapassar este momento menos bom", foi hoje anunciado.
Os títulos "O Livro de Horas" e "As Elegias de Duíno", do poeta alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926), esgotados "há algum tempo" no mercado nacional, segundo a editora, foram reeditados em versão bilingue, pela Assírio & Alvim.
A Associação Música, Educação e Cultura (AMEC) estendeu a suspensão das atuações da Orquestra Metropolitana de Lisboa e das formações académicas até 31 de maio, como medida de prevenção na contenção da pandemia de COVID-19, foi hoje anunciado.
O arquiteto e escultor Artur Rosa morreu hoje, aos 94 anos, em Lisboa, vítima de pneumonia, anunciou o atelier Helena Almeida, artista plástica com que era casado, com quem trabalhou e que fotografou.
Empresas ligadas à organização de festivais, congressos, animação turística e demais eventos disponibilizaram-se na segunda-feira para construir hospitais temporários e outros espaços clínicos, no âmbito do combate à COVID-19, segundo divulgaram em comunicado subscrito por vários promotores.
O Teatro Viriato, de Viseu, lança na terça-feira o projeto “Boca a Boca”, no formato de áudio, continuando a levar a cultura a quem por ela anseia, apesar da pandemia COVID-19.
A Porto Editora adiou até final de junho o prazo de pagamento dos pequenos livreiros, para que consigam fazer face ao período de crise económica que se avizinha, depois de terem sido obrigados a fechar portas devido à COVID-19.
O guitarrista Carlos Gonçalves, de 81 anos, "um dos mais destacados intérpretes de fado da sua geração", morreu hoje, em Lisboa, disse à agência Lusa o músico Mário Pacheco.
O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) inicia hoje "a disponibilização online de conteúdos de livre acesso, agregados pela designação #SãoCarlosEmSuaCasa", para dar "continuidade à sua missão de serviço público", no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.
O festival Soam As Guitarras, adiado por causa da pandemia da doença COVID-19, já tem data de reagendamento, mas só será divulgada depois de levantado o estado de emergência, foi hoje anunciado.
O reagendamento ou cancelamento definitivo de espetáculos e qualquer decisão de devolução de bilhetes ficam em suspenso durante o estado de emergência, segundo decisão do Ministério da Cultura.
As livrarias podem estar abertas ao público durante o estado de emergência, se fizerem as vendas através de um postigo, afirmou hoje a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa.
O Governo vai ter uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais que estão “em situação de vulnerabilidade” e sem qualquer apoio financeiro, revelou hoje à Lusa a ministra da Cultura.
A crise no setor livreiro causada pela pandemia de COVI-19, que esvaziou e fechou livrarias, obrigou as editoras a suspenderem a produção de novidades, virarem-se para as vendas online e, em alguns casos, a praticarem descontos, para conseguirem sobreviver.
O projeto "Bode Inspiratório" propõe-se a lançar, todos os dias, um capítulo de um "folhetim à antiga", em que participam mais de 40 escritores em isolamento, começando com Mário de Carvalho e terminando no final de abril com Luísa Costa Gomes.
A Encerrado para Obras, estrutura ligada à produção teatral e musical fundada há 25 anos em Coimbra e atualmente com sede em Leiria, está “à beira da rutura” em consequência do adiamento de espetáculos devido à pandemia de COVID-19.
O Teatro Politeama, em Lisboa, vai transmitir diariamente, a partir de sábado, às 21:30, alguns dos seus musicais através da página no Facebook, anunciou hoje o teatro dirigido por Filipe La Féria.
O DJ de uma antiga discoteca Viana do Castelo vai recriar, na garagem de casa, uma sessão de domingo à tarde dos anos 80, tal como quando animava o espaço de diversão noturna, encerrado há vários anos.
O Ciclo de Concertos em Casa vai começar no domingo em duas redes sociais, em alternativa ao Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC), adiado como contributo para travar a pandemia de COVID-19.