Mais de vinte espetáculos e atividades preenchem a programação da 22.ª edição do FIMFA LX – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, a decorrer em nove espaços em Lisboa, de 13 de maio a 5 de junho.
O espetáculo "Teorias da Inspiração", nova criação do coreógrafo David Marques, baseado no impacto de memórias e imaginação da infância no seu trabalho, vai estrear-se a 5 de abril, no Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa.
Mais de 20 pessoas, entre estudantes, professores e amantes da poesia, assinalam na sexta-feira o Dia Mundial da Poesia em Macau num serão literário com a leitura de obras em português.
O mercado global da música gravada atingiu em 2021 “os maiores níveis de receita deste milénio”, impulsionados sobretudo pelo aumento dos serviços de streaming de assinatura paga, segundo a Federação Internacional da Indústria Discográfica, num relatório hoje divulgado.
O presidente do conselho de administração do Teatro Nacional São João (TNSJ), Pedro Sobrado, exigiu hoje “um reforço da autonomia administrativa” de estruturas como aquela que dirige, alertando que o seu funcionamento “tem sido garroteado” por “constrangimentos legais”.
Três centenas de músicos vão estar, durante o mês de abril, nos vários palcos do 15º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, que retomará os concertos com público, após duas edições condicionadas pela COVID-19.
Uma programação com três novas exposições, duas dedicadas a Molière e à cenografia, outra ao Teatro Experimental do Porto, espetáculos e conversas, preenchem o Dia Mundial do Teatro, no próximo domingo, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.
A autora sueca de livros ilustrados Eva Lindstrom venceu o prémio literário Astrid Lindgren 2022, para o qual estavam também nomeados seis autores portugueses, anunciou hoje a organização.
O festival de música Soam as Guitarras começa a 6 de abril em Setúbal, com um concerto do músico Salvador Sobral em trio, anunciou a organização na segunda-feira.
Um concerto com Sérgio Godinho abre na quarta-feira o festival Abril em Lisboa, para assinalar o 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974, segundo o programa hoje apresentado.
O Teatro das Beiras vai estrear, na Covilhã, a peça “CORPSING”, de Peter Barnes, uma comédia que pretende "ajudar a aliviar os tempos difíceis da atualidade", revelou o encenador Gil Salgueiro Nave.
O texto, a palavra, a voz e o trabalho de ator, enquanto essência da arte milenar do teatro, são a proposta artística dos encontros “Poética da palavra”, que têm início no dia 23, na Casa das Artes de Famalicão.
A apresentação da peça “Antígona”, pela Companhia do Chapitô, na Tenda do Chapitô, em Lisboa, vai ser interrompida entre 27 de março e 15 de abril, devido a uma digressão da companhia à Venezuela e ao Panamá.
O direito e a música vão “falar a mesma língua” em Coimbra, no dia 30, numa conferência que nasce da parceria entre Tribunal da Relação de Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Orquestra Clássica do Centro.
Cinquenta fotografias a preto e branco do Portugal de 1968, durante a ditadura de Salazar, e 50 fotografias a cores dos anos 2016-2019 compõem a exposição “Saudade/Portugal”, de Neal Slavin, apresentada em Vila Nova de Gaia.
O Centro Pompidou, em Paris, acolhe espetáculos de artistas lusófonos no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal, numa parceria com o Teatro Municipal do Porto.
A Câmara Municipal de Coimbra assinala o Dia Mundial da Poesia com uma programação de acesso gratuito, dirigida a diferentes públicos e distribuída por vários equipamentos municipais.
O festival Vinte e Sete celebra o teatro entre março e abril, nas cidades de Vila Real e Bragança, com cerca de uma dezena de produções de diferentes géneros, desde o humor à tragédia.
O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, vai promover este mês um concerto pela Ucrânia e uma recolha de bens para o Centro Cultural de Lviv, com o qual criou “uma ponte cultural”.
As diferentes declinações do egoísmo ou as bolhas em que cada um se fecha é o pano de fundo de “Mundo Desconhecido”, que o Teatro da Garagem estreia, quarta-feira, no Teatro Taborda, em Lisboa.
O filme “Mato Seco em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, venceu o grande prémio da competição internacional do festival Cinema du Réel, anunciou no sábado a organização do evento que termina este domingo em Paris.
Com um orçamento modesto de dez milhões de dólares, o filme “CODA - No Ritmo do Coração” foi um filme “impossível de fazer”, disse a argumentista e realizadora Siân Heder, num evento organizado pela publicação Variety.