A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vai marcar o regresso dos eventos depois da pandemia de COVID-19 com um Festival Improvável que mostra os monumentos da região com teatro e música, divulgou aquela entidade.
O ciclo Noites de Verão decorrerá este ano em seis espaços de Lisboa, da Galeria Zé dos Bois à Tapada da Ajuda, com uma programação dedicada à música eletrónica, ambiental e de vanguarda, revelou a organização.
O grupo pós-rock britânico Stereolab terá dois concertos em Portugal, a 3 de novembro no LuxFrágil, em Lisboa, e no dia seguinte no Hard Club, no Porto, anunciou a organização.
O encenador Peter Brook, um dos mais influentes do século XX, morreu no sábado, com 97 anos de idade, noticia hoje a agência France Presse citando fonte próxima de Brook.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse no sábado que a obra de José Saramago (1922-2010) será sempre uma fonte de inspiração para a luta do partido.
A programação do pavilhão dedicado a Portugal, país homenageado na 26.ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Brasil, arrancou no sábado num debate aclamado entre os autores Valter Hugo Mãe, Daniel Munduruku e Lilian Schwarcz.
O filme "Fogo-Fátuo", do realizador português João Pedro Rodrigues, venceu o Grande Prémio da Semana de Diretores do Festival Internacional de Cinema de Bruxelas, que terminou no sábado, anunciou a organização.
O presidente do Conselho de Administração da RTP diz, em entrevista à Lusa sobre o balanço de um ano no cargo, que o processo de reorganização, que visa tornar a empresa mais eficiente, deverá estar concluído até final de 2022.
O presidente da RTP considera, em entrevista à Lusa, que para aquilo que a empresa está a fazer neste momento, "está subfinanciada" e defende a possibilidade de captar publicidade nas plataformas de streaming do grupo.
A jovem violoncelista alemã Konstanze Pietschmann é a vencedora do 7.º Prémio Internacional Suggia - Casa da Música, concluída a prova final disputada na sexta-feira, num concerto com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, de acordo com o anúncio do júri.
O dramaturgo William Shakespeare é o foco da agenda cultural, até ao final do ano, da Companhia de Teatro ArDemente, com quatro atividades diferentes, em Viseu, pensadas para o público em geral e estudantes.
O Museu Nacional do Teatro e da Dança inaugurou na sexta-feira uma exposição documental para assinalar o centenário do Parque Mayer, que evoca as feiras de Lisboa, os seus divertimentos e sobretudo os teatros, anunciaram os organizadores.
O gosto pelo ritmo afrobeat levou na sexta-feira milhares de pessoas, a maioria oriunda do Reino Unido, ao Afro Nation, festival que voltou à Praia da Rocha (Portimão) depois de uma pausa de dois anos motivada pela pandemia.
O filme “O Nosso Reino”, do realizador Luís Costa, venceu o prémio de Melhor Curta-metragem na seleção oficial competitiva do festival Shortcutz Ovar 2021, sendo a segunda vez que o cineasta é distinguido na competição, anunciou a organização na sexta-feira.
Portugal é o país convidado da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorre a partir de hoje, até ao próximo dia 10, com mais de duas dezenas de autores portugueses e de países africanos de língua oficial portuguesa.
Marvila, em Lisboa, volta a ser, a partir de hoje, uma galeria a céu aberto, com o regresso da mostra de arte pública Poster, que tem a cantora Carolina Deslandes, a pintora Paula Rego e fotojornalista Mário Cruz entre os convidados.
O tema da memória e da sua perda são os fios condutores de “Miquelina e Miguel”, criação do coreógrafo Miguel Pereira, na qual procura escapar ao inevitável, em palco, com a mãe, celebrando a vida e a relação entre ambos.
O escritor e filósofo Eduardo Lourenço vai ser homenageado na segunda edição das Jornadas do Livro e da Cultura Portuguesa que decorrem em Bordéus até domingo, com leitura dos seus textos e testemunhos dos seus amigos.
O cantor norte-americano John Legend atua hoje em Cascais, no dia de arranque da 17.ª edição do festival EDPCoolJazz, que se estende até 30 de julho e cujo cartaz inclui também Paul Anka e Diana Krall.
A Cinemateca Portuguesa tem em curso, até ao final de julho, um concurso público internacional para escolher um ou mais laboratórios para executar a digitalização de cinema português, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Uma nova edição discográfica de “Amália no Japão”, gravada ao vivo em setembro de 1970, que inclui o fado “É Noite na Mouraria”, chega ao mercado no próximo dia 22.
A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passa a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou hoje a (DGPC).
A UNESCO está “fortemente empenhada” na reconstrução do Museu Nacional do Brasil, reduzido a escombros em 2018 devido a um incêndio, e prevê entregar algumas obras e parte da fachada para as celebrações do bicentenário da independência.
A revisitação da tragédia grega "Ifigénia", pelo dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues, constitui uma das produções em destaque no Festival de Avignon, França, com estreia local marcada para dia 7, na abertura do certame.