A Fundação GDA disponibiliza este mês um ‘podcast’ “para divulgar as possibilidades de acesso dos artistas portugueses, através de organizações culturais, a verbas europeias de apoio aos seus projetos”, anunciou hoje aquela entidade.
O histórico festival de música de Vilar de Mouros, no Alto Minho, vai voltar em 2023 no último fim de semana de agosto, entre os dias 24 e 26 de agosto, anunciou hoje a organização.
Música, teatro, performance multidisciplinar ou baile vão animar, entre setembro e dezembro, monumentos como a Fortaleza de Sagres ou as ruínas romanas de Milreu, no programa de Dinamização e Valorização de Monumentos (DiVaM) do Algarve.
Obras de Ai Weiwei, Niek te Wierik e Sara Leme compõem a exposição “A Paisagem É Para Sempre”, a inaugurar em Évora a 6 de setembro, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
A zona da Graça, em Lisboa, acolhe este mês a Colina das Artes, um novo evento de programação gratuita que inclui concertos, conversas com escritores, músicos e jornalistas, sessões de cinema, e atividades dedicas aos idosos e às crianças.
A futura biblioteca municipal de Benfica, em Lisboa, onde estará o espólio literário do escritor António Lobo Antunes, que celebra hoje oito décadas de vida, deverá abrir ao público em 2024, anunciou o presidente da câmara.
A Central Tejo, em Lisboa, acolhe no dia 5 um concerto solidário ibérico, de apoio ao trabalho da UNICEF na Ucrânia, promovido por instituições de Portugal e Espanha e que já está esgotado.
Mais de 50 artistas e bandas atuam a partir de hoje no Festival F, que regressa este ano em pleno para a 7.ª edição, com nove palcos espalhados pelo núcleo histórico de Faro.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, assegurou hoje acompanhar “com muita preocupação” a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de instaurar um processo disciplinar a uma jornalista da SportTV, sublinhando que esta limita a liberdade.
José Cid e a Orquestra Clássica do Sul (OCS) sobem hoje ao palco no Largo da Sé, em Faro, no arranque do Festival F, para uma interpretação do álbum de rock progressivo “10.000 anos depois entre Vénus e Marte”.
O primeiro romance em 50 anos do Nobel da Literatura Wole Soyinka vai chegar a Portugal no final do mês, pela Livros do Brasil, estando prevista a presença do autor em Óbidos em outubro, anunciou hoje a Porto Editora.
A série “Pôr do Sol”, cuja segunda temporada termina sexta-feira, é um exemplo de que “a cultura pop se reconciliou com uma produção nacional”, disse um dos criadores do conteúdo com melhores resultados de sempre na RTP Play.
O futuro da série televisiva “Pôr do Sol”, cuja segunda temporada termina na sexta-feira, não está ainda decidido, mas o mais provável é a equipa criativa “pensar numa coisa completamente diferente”, disse à Lusa o realizador Manuel Pureza.
O festival de música MEO Kalorama, que decorre entre quinta-feira e sábado no Parque da Bela Vista, em Lisboa, vai levar ao reforço do policiamento e ao condicionamento de trânsito em algumas das artérias adjacentes, divulgou hoje a PSP.
A exposição documental “Panthéon & Panteão”, patente no Panteão Nacional, em Lisboa, que apresenta as características comuns entre os monumentos congéneres, português e francês, foi prolongada até outubro, segundo a Direção-Geral do Património Cultural.
O primeiro livro da rapper Capicua (Ana Matos Fernandes), “Aquário”, que reúne crónicas, pequenos textos, poemas e algumas letras de músicas, chegou esta semana às livrarias.
A companhia teatral portuguesa Teatro Plage participa este mês no Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, em São Paulo, com o espetáculo "Capuchinho", segundo a programação anunciada.
O Festival para Gente Sentada regressa ao Theatro Circo, em Braga, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, com um cartaz que inclui Helado Negro e Sean Riley com The Legendary Tigerman.
Doze autores portugueses estão na lista dos semifinalistas da 19.ª edição do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, que anualmente escolhe os melhores trabalhos publicados em língua portuguesa.
A dois dias do arranque da 46.ª edição da Festa do Avante, comunistas e simpatizantes finalizam os preparativos na Quinta da Atalaia e a organização quer fazer do certame político-cultural um “espaço de paz”.
Acessibilidades para pessoas com deficiência, redefinição do conceito de editora e agenciamento de artistas mulheres e "minorias de género" são alguns dos assuntos a discutir, em setembro, no festival e convenção MIL – Lisbon Internacional Music Network.
O concerto que o rapper norte-americano Russ tinha marcado para 29 de setembro na Altice Arena, em Lisboa, foi cancelado por motivos de saúde, revelou aquela sala de espetáculos.
Uma hora de música, duetos e conversa entre artistas portugueses sobre a escrita de canções é o que propõe o projeto "Conta-me uma Canção", que chega hoje à plataforma Youtube, numa iniciativa da produtora de espetáculos Vachier e Associados.
Portugal é o país convidado da Festa do Livro e da Cultura da Colômbia, em setembro em Medellín, com a presença de vários escritores, exposições e uma celebração da obra de José Saramago, revelou o Instituto Camões.