Um espetáculo que revisita a história da “Bela Adormecida” na versão de Agustina Bessa-Luís sobe ao palco do Teatro Luís de Camões, em Lisboa, esta quinta-feira, numa encenação com “estranhezas e duplas leituras”, música ao vivo e imagens projetadas.
Vhils e André Saraiva estão entre os mais de 100 artistas internacionais cujo trabalho vai estar representado na "mais abrangente exposição de graffiti e arte de rua no Reino Unido”, que vai abrir na Galeria Saatchi, em Londres.
A apresentação de “Casa Portuguesa”, de Pedro Penim, no Teatro Nacional S. João, no Porto, dá hoje início à “Odisseia Nacional”, projeto de circulação do Teatro D. Maria II, de Lisboa, que este ano se estenderá a mais de 90 concelhos.
A fadista Sara Correia apresenta no próximo dia 13, às 21h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, no distrito de Setúbal, o seu mais recente álbum, “Do Coração”, produzido pelo músico Diogo Clemente, que a acompanhará à viola.
“As Ressuscitadas”, um texto de Miguel Falcão, venceu a 7.ª edição do Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontainhas, a entregar ao autor dia 19, no Palácio Valença, em Sintra, anunciaram as promotoras do galardão na quarta-feira.
O Hot Clube de Portugal (HCP), em Lisboa, encerra portas a partir de hoje, por ordem camarária, justificada por “questões estruturais” do edifício, onde está localizado.
Sete festivais europeus de cinema, entre os quais o IndieLisboa, criaram a rede de cooperação Smart7, para "definir tendências comuns para o crescimento e desenvolvimento futuro da indústria e da cultura dos festivais", foi hoje anunciado.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, rejeitou hoje, numa audição parlamentar, um aumento de financiamento dos apoios sustentados às artes só para responder à contestação do setor, mas admitiu discutir o modelo dos próximos concursos.
A escolha de corpos 'queer' para o elenco da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe" foi um "ato político", confessou o diretor artístico Daniel Gorjão à agência Lusa, admitindo que gostava que esse caráter deixasse de ser necessário, "daqui por uns anos".
A peça "Tudo Sobre a Minha Mãe" começou por ser um filme de Pedro Almodóvar, depois transformou-se no texto dramático de Samuel Adamson, que se estreia em Portugal esta quarta-feira, sob a direção de Daniel Gorjão.
A Rewilding Portugal, uma organização privada sem fins lucrativos, com sede na Guarda, está a organizar o festival de curtas-metragens ambientais/de natureza Do(C)ôa - Nature Film Festival, para premiar obras audiovisuais que promovam valores naturais, ecológicos e culturais.
A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) lamentou hoje a “falta de envolvimento” no projeto para criar o Centro Nacional de Dança na cidade, mas o presidente do município prometeu integrar as associações regionais e locais.
Isabel Pires de Lima, cooptada para o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP, defende que a estação tem feito “um grande esforço” para aumentar a capacidade da RTP Internacional e da RTP África.
O ciclo “Café Curto”, que começou em 2020, no meio da pandemia, mantém-se em 2023, com 25 pequenos concertos no Convento São Francisco, em Coimbra, e um reforço da aposta em residências artísticas, foi hoje anunciado.
O escritor angolano Ondjaki conquistou hoje o Prémio Vergílio Ferreira 2023 da Universidade de Évora (UÉ), devido ao seu contributo para que o português “seja língua de reconciliação” e “de consciência crítica”, revelou a academia alentejana.
A coreógrafa Dinis Machado criou uma versão do clássico “A Sagração de Primavera” que se estreia na quinta-feira, em Lisboa, para reinventar uma narrativa de celebração dedicada aos corpos queer, onde não há sacrifício nem acaba em tragédia.
O sucesso de “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”, um dos filmes indianos mais vistos de sempre, surpreendeu o realizador veterano S.S. Rajamouli e pode levá-lo até às nomeações para os Óscares, que serão anunciadas a 24 de janeiro.
A série “O Crime do Padre Amaro”, realizada por Leonel Vieira e com estreia marcada para segunda-feira na RTP1, vai mostrar a Leiria que Eça de Queiroz viu e que inspirou o romance, salientou hoje o presidente do município.
Cinco filmes de produção portuguesa, entre os quais "Lobo e Cão" e "Mato Seco em Chamas", integram a programação do Festival de Cinema de Gotemburgo, que começa no dia 27 na Suécia.
Uma venda online de obras do artista britânico Banksy, destinada à recolha de fundos para civis na Ucrânia, foi alvo de um ataque informático, que, segundo os organizadores da venda, teve origem em endereços de IP russos.
O poeta e escritor norte-americano de origem sérvia Charles Simic morreu aos 84 anos, informou na terça-feira o Museu dos Escritores Americanos de Chicago.
Centenas de pessoas estão concentradas hoje em frente à Assembleia da República, em Lisboa, num protesto de “gente unida pelas Artes e Cultura”, que no imediato reivindica um reforço da dotação dos apoios sustentados às artes para 2023/2026.