O ator Rui Anjos, de 75 anos, morreu na terça-feira, numa instituição particular de solidariedade social (IPSS) em Encarnação, Mafra, distrito de Lisboa, onde se encontrava internado, disse à agência Lusa um amigo do ator na sexta-feira.
O músico Miguel Araújo inicia a 11 de fevereiro uma digressão nacional com a segunda temporada do espetáculo “Casca de Noz”, que apresentou pela primeira vez em 2019.
Uma obra coordenada pela investigadora Eugénia Vasques dá a conhecer guiões inéditos de Teatro de Revista, alguns tidos como perdidos, todos representados entre 1851 e 1868, que agora 'regressam a cena' sob a forma de livro, pela Imprensa Nacional.
Duas pinturas, uma de Amadeo de Souza Cardoso e outra de Manuel D’Assumpção, foram doadas ao Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC), em Lisboa, revelou hoje à agência Lusa a diretora.
O mercado livreiro português atingiu o valor global de 175 milhões de euros, em 2022, com a venda de 13 milhões de livros, mais 12,8% do que no ano anterior, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O lusodescendente Reinaldo Maria Cordeiro, que foi reconhecido como o animador de rádio com a carreira mais longa do mundo, morreu aos 98 anos, anunciou hoje a Rádio Televisão de Hong Kong (RTHK).
Lisa Marie Presley, a única filha do cantor e ator Elvis Presley, morreu aos 54 anos, poucas horas depois de ter sido hospitalizada devido a uma paragem cardiorrespiratória, disse a mãe da também cantora.
A comédia “A Mentira”, que propõe uma reflexão sobre os limites da sinceridade, franqueza e lealdade nas relações, sobe ao palco do Teatro Tivoli, em Lisboa, no próximo dia 19, informou o teatro.
Uma versão para teatro de “O Lago dos Cisnes” é projeto que o encenador Daniel Gorjão gostava de fazer, depois de “Tudo Sobre a Minha Mãe”, peça que dirige e que se estreou esta quarta-feira, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
A estreia nacional de “Mystery Sonatas/for Rosa”, da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, com a violinista Amandine Beyer, destaca-se na programação dos 91 anos do Teatro Rivoli, no Porto, a celebrar de 18 a 22 de janeiro.
“A Casa da Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, numa versão só com homens que explora o machismo e, sobretudo, o exercício de poder, vai ser reposta no Teatro A Comuna, em Lisboa, a partir de 21 de janeiro.
Um ciclo dedicado ao 25 de Abril e outro à emergência climática, estreias e coproduções marcam a programação do Teatro Viriato, de Viseu, para este semestre, a primeira sob a direção de Henrique Amoedo, que foi apresentada esta semana.
A nova Biblioteca Municipal de Baião, um equipamento que ocupa as antigas escolas primárias da vila, edificado entretanto remodelado e ampliado, vai ser inaugurada no sábado, informou a autarquia do distrito do Porto.
A companhia de teatro Marionet, de Coimbra, afirmou hoje que há 22 anos que pede um espaço de trabalho à Câmara Municipal e lamentou continuar sem um local físico próprio, apesar da sua atividade no concelho.
Exposições com obras dos artistas Jonathas de Andrade, Pollyanna Freire e Maria Capelo vão dar início à programação do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, a partir de 18 de janeiro.
O Ciclo de Órgão regressa a Torres Vedras entre o próximo sábado e o dia 27 de março, tendo como uma das novidades a participação do britânico Jonathan Ayerst, organista da Casa da Música do Porto, anunciou a organização.
A Agenda Cultural da Guarda para o primeiro trimestre do ano contempla a realização de mais de 100 atividades no Teatro Municipal, no Museu e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
“Aberto todos os dias” é o novo livro de poesia de João Luís Barreto Guimarães, distinguido em dezembro com o Prémio Pessoa, que chega às livrarias esta quinta-feira, editado pela Quetzal.
A programação do Teatrão para os primeiros meses de 2023 vai ser fortemente dedicada a atividades para públicos infantis e juvenis, destacando-se uma residência de criação e uma estreia, revelou aquela companhia de teatro de Coimbra.
A escritora Ana Filomena Amaral vai participar no 16.º Festival Literário de Jaipur, que se realiza de 19 a 23 de janeiro, na Índia, anunciou a própria.
O Ministro da Cultura e Turismo angolano, Flipe Zau, felicitou hoje o escritor angolano Ondjaki pela atribuição do Prémio Virgílio Ferreira, considerando a distinção como um “reconhecimento qualitativo da literatura contemporânea angolana”.
A exclusão do festival de música Terras Sem Sombra, no Alentejo, dos apoios bienais à programação da Direção-Geral das Artes “pode implicar a descontinuidade e, provavelmente, o fim” do evento, disse hoje a sua diretora executiva.
A fadista Ana Margarida atua pela primeira vez no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na próxima semana, antecipando temas do álbum de estreia, a editar na primavera, numa celebração de 15 anos de carreira e do fado, como "arte urbana".
O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira designar o músico Miguel Guedes como representante do município na direção da Associação Amigos do Coliseu para o triénio 2023-2025.