Um concerto de Ano Novo interpretado pelos músicos David Silva, Leonor Fleming e Beatriz Cortesão, vai realizar-se na sexta-feira, no Museu do Oriente, em Lisboa, pelas 19h30.
Os Okean Elzy, “uma das bandas de rock ucranianas mais populares”, com 21 anos de existência, atuam, no dia 26 de março, às 20h00, no Casino Estoril, anunciou a Estoril Sol.
Os Músicos do Tejo apresentam no próximo dia 29, no Musiikitalo, em Helsínquia, a ópera “Lo Frate Nnamurato” (1732), de Giovanni Battista Pergolesi, em coprodução com a Orquestra Barroca de Helsínquia, anunciou hoje a orquestra portuguesa.
A Cooperativa Árvore, no Porto, inaugura no sábado uma exposição especial dedicada ao poeta Eugénio de Andrade que, intitulada "Poesia a 100 Eugénio", vai estar patente até dia 28 de janeiro, foi hoje anunciado.
Setenta artistas vão passar em fevereiro pelos palcos do Teatro Rivoli, no Porto, no âmbito do Festival Porta-Jazz, numa edição que se apresenta como "um caldeirão de arte, música e humanismo".
O músico cabo-verdiano Gil Semedo, atualmente a residir nos Países Baixos, onde se estreou aos 15 anos num concurso televisivo, atua no próximo dia 17 de março, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
O Bela Ensemble, constituído “há uns anos no meio da boémia [do bairro lisboeta] de Alfama”, edita o álbum de estreia no próximo dia 16, revelando a sua "inquietude" no fado, numa 'geometria musical' que envolve violino, percussão e voz.
A reposição da peça “Taco a taco” assinala a abertura em 2023 do Teatro da Politécnica, em Lisboa, com entrada livre no próximo dia 12, mediante reserva, informou a companhia Artistas Unidos (AU).
O Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, vai receber equipamento de projeção digital de cinema e de vídeo, imagem e tecnologia, num investimento de 150 mil euros.
As pintoras Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) e Bertina Lopes (1924-2012) estão representadas numa grande exposição dedicada a mulheres artistas que marcaram o abstracionismo entre os anos 1940 e 1970, a inaugurar em Londres em fevereiro.
Cinco espetáculos construídos sobre "a matriz" da tragédia grega, desenvolvidos em conjunto por dez teatros nacionais europeus vão subir aos palcos do Teatro Nacional S. João, de 27 de janeiro a 25 de fevereiro, começando com “Iphigénie”, de Tiago Rodrigues.
O guitarrista Brian May, dos Queen, foi condecorado pelo rei Carlos III de Inglaterra com o título de ‘Sir’, pelo trabalho na música e em organizações de beneficência.
O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai inaugurar o novo museu de arte contemporânea, o MAC-CCB, de forma faseada ao longo de 2023, no espaço até aqui ocupado pelo Museu Coleção Berardo, anunciou hoje o ministro da Cultura.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou hoje que não tem mais informações sobre o desaparecimento de 94 obras da coleção de arte contemporânea do Estado, cujo inquérito de averiguações foi arquivado pelo Ministério Público.
O Estatuto dos Profissionais da Cultura cumpre hoje um ano de entrada em vigor, mas a aplicação foi faseada, com baixa participação de trabalhadores, críticas de associações e uma mudança na liderança do Ministério da Cultura.
A peça “Todas as coisas maravilhosas” é uma viagem simples que, “se calhar, é a de todos nós”, afirmou o ator Ivo Canelas que a protagoniza pela terceira vez, no estúdio Time Out, em Lisboa, a partir de terça-feira.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lamentou hoje a morte de Graça Lobo, cineclubista e antiga coordenadora do Plano Nacional de Cinema, recordando que ajudou "a criar cinefilia".
A Portugal Film Commission (PFC) termina hoje funções enquanto estrutura de missão, mas o Governo garante que terá continuidade em 2023, embora se desconheça qual o futuro modelo de funcionamento.
A jornalista e pivot norte-americana Barbara Walters morreu na sexta-feira à noite, na sua casa em Nova Iorque, aos 93 anos, anunciou a cadeia de televisão ABC.
Uma conversa com estudantes e historiadores sobre os estudantes universitários que foram presos e torturados na década de 1960 pela PIDE, polícia política da ditadura do Estado Novo, vai decorrer no Museu do Aljube, em Lisboa, a 21 de janeiro de 2023.
O fotojornalista Eduardo Gageiro inaugura em janeiro em Lisboa a exposição "Amor é um fogo que arde sem se ver", com um novo olhar sobre o percurso do autor no fotojornalismo.
O Coro Gulbenkian vai realizar um concerto de fim de ano no sábado, 30 de dezembro, às 17h00, na Igreja de São Roque, em Lisboa, interpretando “O Cântico dos Cânticos”.
O Teatro Gíria estreia a 4 de janeiro, em Cascais, a peça "Vou Falar de ti a Toda a Gente", que confronta em palco visões diferentes sobre a vida e a morte, revelou aquela estrutura artística.
O cinema do realizador português Paulo Rocha vai ser exibido numa nova retrospetiva em Tóquio, entre fevereiro e março, revelou hoje a embaixada de Portugal no Japão.