"Caracas Jazz", que começou a ser rodado na Venezuela, é um filme/documentário que conta a história local da música jazz e dos 50 anos do Juan Sebastián Bar (JSB), o “templo do jazz” latino-americano, propriedade de empresários portugueses.
O realizador português João Canijo venceu hoje o Grande Prémio e o Prémio do Público do Festival de Cinema de Las Palmas, nas ilhas Canárias, em Espanha.
Mulheres cineastas oriundas de diferentes lugares do mundo, que se cruzam no Porto Femme Festival, a decorrer até domingo, têm em comum a vontade de dar protagonismo a outras mulheres apagadas da história, porque não podem ser esquecidas.
O cantor e compositor brasileiro Djavan anunciou três datas em junho, em Portugal, nos dias 7 e 9 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no dia 10 no Super Bock Arena, no Porto.
A tela pintada a óleo “Natureza morta” foi, durante meio século, a única obra de Pablo Picasso exposta em Portugal e hoje continua a atrair os olhares de quem visita o Museu do Caramulo, no concelho de Tondela.
A exposição com pintura e gravura de Francisco de Goya (1746–1828), a inaugurar hoje no Centro Cultural de Cascais, vai apresentar o olhar do artista sobre a sociedade do seu tempo, reunindo obras inéditas em Portugal.
A Feira Internacional do Livro de Leipzig realiza-se nesta cidade alemã, de 27 a 30 de abril, contando com a presença de Portugal, sob o lema "(Não há) palavras proibidas", que homenageia três autores nos seus centenários.
O ator e encenador Miguel Loureiro foi nomeado para novo diretor artístico do Teatro de S. Luiz, em Lisboa, anunciou hoje o conselho de administração da empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
A coreógrafa Tânia Carvalho apresenta no festival DDD - Dias da Dança, no Porto, o espetáculo “Versa-vice”, em estreia nacional, e o concerto “Madmud”, duas faces de uma forma de criar “muito intuitiva”, explica em entrevista à Lusa.
O Museu Nacional da Música, em Lisboa, na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, inaugura esta próxima sexta-feira uma atualização da sua "exposição principal" que aponta como “mais um passo no plano de tornar a exposição do Museu Nacional da Música mais dinâmica”.
Os atores Luís Lucas e Manuel Wiborg, do coletivo Artistas Unidos, estão no dia 25, pelas 11h00, na Igreja da Pena do Castelo de Leiria, onde vão ler dez poemas de poetas ucranianos da antologia “Quando a primavera chegar – 10 poemas de guerra”.
“Em duplicado”, com texto de Joana Bértholo a partir de “O Homem Duplicado” de José Saramago, numa criação de Carlos Marques, é o espetáculo em cena no Teatro Meridional, em Lisboa, de 26 a 30 de abril.
O compositor brasileiro João Guilherme Ripper escreveu “Pequeno concerto para Mafra” para os seis órgãos históricos do Palácio Nacional de Mafra, composição que passa a estar integrada na coleção da respetiva biblioteca, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural.
O músico e escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda vai receber o Prémio Camões, que lhe foi atribuído em 2019, na segunda-feira, numa cerimónia a ter lugar no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra.
Uma exposição com obras da artista visual e realizadora Pauliana Valente Pimentel, que retratam o quotidiano de famílias da comunidade cigana no Algarve, vai ser inaugurada a 27 de abril na Galeria Quadrum, em Lisboa.
O Corpo+Cidade, festival organizado pelo Balleateatro para o espaço público do Grande Porto, regressa novamente integrado no DDD - Dias da Dança, desta sexta-feira a 30 de abril, com seis espetáculos de entrada livre.
Todos os contos de Franz Kafka foram pela primeira vez compilados e são agora publicados em Portugal, num volume que inclui textos nunca antes integrados noutras antologias, baseado na edição crítica do autor e que segue os manuscritos originais.
A fadista Ana Moura e a rapper Nenny vão participar na celebração do 25 de Abril na residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, que contará também com a inauguração de uma escultura de Rui Chafes, especialmente concebida para o jardim de S. Bento.
A escritora Ana Pessoa e o ilustrador Bernardo P. Carvalho voltaram a trabalhar juntos para uma nova novela gráfica, “Mar Negro”, sobre adolescência e identidade, e que acaba de ser publicada pela Planeta Tangerina.
“Limpa” é o primeiro livro da autora chilena Alia Trabucco Zerán publicado em Portugal e apresenta uma tragédia contada em registo confessional por uma empregada doméstica, que escancara o fosso entre classes, a falsa intimidade e a podridão familiar.
O Festival Y, dedicado às artes performativas, começa hoje, na Covilhã, com um concerto de Rita Vian, numa programação que decorre até 8 de julho e que aposta na descentralização dos espetáculos.
A 7.ª edição do festival Os Dias do Jazz realiza-se em várias salas de Faro, no Algarve, a partir de domingo e até 14 de maio, anunciou o Teatro das Figuras, que promete uma experiência musical “inesquecível”.
O pianista Artur Pizarro vai pela primeira vez dar um recital integralmente tocado com a mão esquerda, no domingo, em Leiria, em concerto integrado no festival Ronda Poética e inspirado no espírito de sobrevivência à guerra.
O Teatrão de Coimbra vai celebrar as “49 Primaveras de Liberdade” ao longo dos próximos dias, com dois espetáculos diferentes, num total de quatro datas, e ainda três conversas abertas ao público.