A escritora moçambicana Paulina Chiziane vai receber o Prémio Camões, atribuído em 2021, no próximo dia 5 de maio, numa cerimónia a decorrer no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, anunciou hoje o Ministério da Cultura.
O escritor Valter Hugo Mãe é um dos cinco finalistas do Prémio Ibérico Álvaro Magalhães - Categoria Literatura Infantojuvenil, cujo vencedor será anunciado no Festival Onomatopeia, a 6 de maio, em Valongo, distrito do Porto, foi hoje anunciado.
O bailarino Tomé Ferreira venceu este mês o Adágio- Encontro Internacional de Dança na categoria de dança contemporânea, divulgou o município de Torres Vedras, de onde o jovem é natural.
Três pessoas foram detidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) por especulação na venda de bilhetes para os concertos dos britânicos Coldplay em Coimbra, anunciou hoje aquela força policial.
O Festival Política vai decorrer de 4 a 6 de maio em Braga, com um total de 24 atividades sobre o tema da "pós-democracia", entre cinema, performances, música, humor, exposições, debates e oficinas, foi hoje anunciado.
A fadista Aldina Duarte e os escritores Rui Zink, José Luiz Tavares e Ana Paula Tavares vão estar no Festival Livros a Oeste, que se realiza entre 9 e 13 de maio na Lourinhã.
O grupo vocal Canto Nono estreia sexta-feira, no Porto, um novo espetáculo dedicado a José Mário Branco (1942-2019), antigo diretor artístico, que é “uma reconstrução” da obra do músico portuense, disse à Lusa Fernando Pinheiro.
A peça “A Omissão da Família Coleman”, que os Artistas Unidos estreiam na quinta-feira, no Teatro da Politécnica, em Lisboa, traduz o absurdo do quotidiano, o abandono e a luta pela sobrevivência numa família à beira da desagregação.
O livro “Letters to Trump”, que reúne correspondência do antigo presidente norte-americano Donald Trump com políticos e figuras públicas, foi editado hoje e já lidera as vendas na Amazon.
“A Peça para Dois Atores”, de Tennessee Williams, estreia-se na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa, numa encenação de Diogo Infante, que também trabalha pela primeira vez com os protagonistas, os atores Luísa Cruz e Miguel Guilherme.
Uma figura a correr com cravos na mão, com cerca de seis metros de altura, foi colocada hoje de madrugada na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, num “grito pela liberdade” e agradecimento aos “que lutaram” por ela.
O cantor e ator norte-americano Harry Belafonte, conhecido como o ‘Rei do Calipso’ e uma figura da defesa dos direitos civis nos Estados Unidos da América, morreu hoje em Nova Iorque aos 96 anos, noticiam vários órgãos de comunicação social do país.
A Cinemateca dedica parte da programação do mês de maio a escritores, apresentando filmes realizados por autores de livros que se aventuraram atrás das câmaras, como , encerrando uma trilogia dedicada à literatura.
O cantor e compositor brasileiro Djavan anunciou três datas em junho, em Portugal, nos dias 7 e 9 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no dia 10 no Super Bock Arena, no Porto.
O compositor Patrick Doyle, nomeado para um Óscar, foi escolhido para criar a Marcha da Coroação do rei Carlos III, marcada para 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres.
A pianista portuguesa Maria João Pires está ente músicos e professores a quem a Academia Real de Música britânica vai distinguir na Cerimónia de Graduação de 2023, anunciou a instituição na segunda-feira.
O júri do concurso aRi[t]mar distinguiu à Associação José Afonso (AJA) com o Prémio Especial do Júri à Embaixada da Amizade Galego-Lusofona 2022, que visa reconhecer quem cria pontes entre a Galiza e Portugal, anunciou a organização na segunda-feira.
A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) celebra, esta terça-feira, às 17h00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, nos arredores de Lisboa, a “liberdade de expressão” que o 25 de Abril de 1974 trouxe.
Mais de 31 mil livros por dia foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 8,3%, face ao período homólogo, segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, prometeu na manhã de segunda-feira, em Lisboa, antes da entrega do Prémio Camões a Chico Buarque, que anunciará "muito em breve" a entrega do mesmo galardão à escritora moçambicana Paulina Chiziane.
O autor brasileiro Chico Buarque dedicou na segunda-feira o Prémio Camões a “tantos autores humilhados e ofendidos” nos “anos de estupidez e obscurantismo”, lembrando que “a ameaça fascista persiste no Brasil e um pouco por toda a parte”.
A curta-metragem “As Filhas do Fogo”, do cineasta português Pedro Costa, foi integrada na Seleção Oficial do 76.º Festival de Cinema de Cannes, marcado para maio naquela cidade do Sul de França, anunciou hoje o certame.
A cantora de pop/funk brasileiro Ludmilla anunciou na segunda-feira que vai surgir como atriz no último filme da saga de Hollywood “Velocidade Furiosa”, cuja rodagem passou por Portugal.
A Bruma Publications, editora inserida na University Press da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, lança em 27 de abril a antologia bilingue “Into the Azorean Sea”, com poemas de 103 poetas dos Açores e da diáspora açoriana.