O filme “Safe Place”, do croata Juraj Lerotić, venceu o Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa do 20.º festival de cinema IndieLisboa, que distinguiu também trabalhos de João Canijo e Catarina Mourão, entre outros.
O Festival de Cinema de Cannes, em França, vai homenagear o realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, que morreu em setembro, e exibir um ‘trailer’ de um filme do cineasta “que nunca vai existir”, revelou hoje a organização.
O escritor português Afonso Cruz venceu a primeira edição do Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, de literatura infantojuvenil, com o livro “A Flor e o Peixe”, revelou hoje a organização.
A tradição e a contemporaneidade voltam a cruzar-se na segunda edição do festival Futurama, que vai decorrer no mês de junho nos concelhos alentejanos de Mértola, Castro Verde e Beja, com música, artes visuais e performances.
Um concerto, um colóquio, conversas, filmes, performances e exposições dedicados a Madalena de Azeredo Perdigão são algumas iniciativas previstas na Gulbenkian, para celebrar o centenário desta “figura incontornável” da fundação, no domínio artístico e educativo, que hoje se assinala.
O Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, no valor de 20 mil euros, foi atribuído à escritora Lídia Jorge, “personalidade de invulgares méritos e reconhecimento na atividade cultural”, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) considera que o projeto Odisseia Nacional, com que o TNDM viaja pelo país ao longo deste ano, “tem ultrapassado bastante a expectativa” inicial, ao ponto de reequacionar projetos futuros.
O Auditório de Espinho anunciou hoje que, em setembro e outubro, essa sala de espetáculos do distrito de Aveiro vai receber a saxofonista chilena Melissa Aldana, a sua congénere norte-americana Lakecia Benjamin e a cantautora portuguesa A Garota Não.
A Mostra Internacional de Teatro (MIT) arranca na segunda-feira e vai decorrer até sábado, em Braga, Barcelos e Maia, sendo metade das receitas de bilheteira destinada ao Teatro Nacional da Região de Kershon, na Ucrânia, anunciaram os promotores.
Martinho da Vila, Cláudia Pascoal e Élida Almeida vão estar na 11.ª edição do Festival Pé na Terra, que leva música e dança de países de língua portuguesa à Fuzeta, entre 2 e 4 de junho, anunciou a organização.
Os Reencontros de Música Contemporânea vão trazer a Aveiro, entre os dias 18 e 28 de maio, mais de 40 obras, algumas em estreia, 34 das quais de compositores atuais, revelou hoje o Teatro Aveirense.
Um festival “livre de álcool, drogas e tabaco”, o Ananda - Festival of Bliss, realiza-se entre 12 e 16 de julho numa quinta biológica no Ourondo, aldeia no concelho da Covilhã.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visita esta sexta-feira projetos culturais e artísticos apoiados pelo Governo no Alentejo e Algarve, no âmbito da iniciativa “Cultura que somos”, foi hoje anunciado em comunicado.
O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, vai acolher até julho a peça "Casa Portuguesa", de Pedro Penim, um concerto de Adriana Calcanhotto e um espetáculo do humorista Luís Franco Bastos, segundo a programação hoje apresentada.
O espetáculo “Serei/Afrodiaspórica”, de Dori Nigro, é apresentado sexta-feira e sábado, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, trazendo ao DDD – Dias da Dança uma caminhada, ou desfile, pela ‘afrodiáspora’ e pela “pluralidade da negritude”.
O escritor Mário Cláudio vai ser homenageado na edição deste ano do Bibliotecando em Tomar, que decorrerá a 5 e 6 de maio na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, no distrito de Santarém.
O projeto de música eletrónica Ligados às Máquinas é um dos destaques da programação do festival Nascentes, que decorre de 28 de junho a 2 de julho em Fontes, aldeia da freguesia das Cortes, em Leiria, anunciou hoje a organização.
Vinte colunas numa plateia vazia dão voz a 20 migrantes da América Latina, ouvidas pelos espectadores, que se reúnem no palco, num projeto intitulado “Concerto”, que também não tem música, e que se estreia em Alcobaça a 5 de maio.
O SWR Barroselas Metalfest regressa hoje em pleno, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de COVID-19 e de uma versão reduzida em 2022, com um cartaz que tem como destaque a estreia nacional de Pig Destroyer.
A promotora norte-americana Live Nation comprou uma posição de controlo na promotora portuguesa Ritmos&Blues e na empresa Arena Atlântico, gestora da Altice Arena, em Lisboa, foi hoje anunciado através da Autoridade da Concorrência (AdC).
O grupo Eve Risser Red Desert Orchestra, que junta músicos europeus e africanos, abre em 27 de julho a 39.ª edição do festival Jazz em Agosto, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A instalação "Arvore da Vida", de Joana Vasconcelos, abre na sexta-feira ao público, na Capela do Castelo de Vincennes, Paris, revelando uma estrutura de 13 metros, representação das emoções vividas no confinamento, com a expectativa de um recomeço mais harmonioso.
Ivete Sangalo, Calema e Ana Castela são alguns dos artistas que vão atuar na Queima das Fitas de Coimbra, que decorre de 19 a 26 de maio, na Praça da Canção.
O grupo municipal do BE quer que a Câmara do Porto possibilite, aos munícipes, bilhetes "a um custo mais reduzido" para o festival Primavera Sound e que, nos próximos anos, estude a possibilidade de "aplicar uma taxa diferenciada”.