A riqueza cultural do povo cigano é o tema central do Festival de Cinema Periferias, marcado para agosto em Marvão e Valência de Alcântara, unindo os dos lados da fronteira ibérica, entre o Alentejo e a Extremadura.
O documentário “Mulheres do Mar – Açores”, que vai estrear na segunda-feira, na ilha do Faial, junta as vozes de 49 mulheres de todas as ilhas do arquipélago, celebrando a sua profunda ligação emocional com o oceano.
“O Aniversário”, de Andrea Bajani, venceu o Prémio Strega 2025, o mais importante galardão literário das letras italianas, um romance que é “a radiografia da grande disfunção” familiar, anunciou na sexta-feira a Alfaguara, que publicou o livro em Portugal.
A programadora cultural Aida Tavares vai deixar o Centro Cultural de Belém (CCB) antes de ser escolhido o seu sucessor na Direção das Artes Performativas, através de um concurso que estará concluído em novembro, segundo várias fontes.
O diretor do Festival d'Avignon, Tiago Rodrigues, classificou a participação de Marlene Monteiro de Freitas, como artista cúmplice, a língua árabe e "O Processo Pelicot" os três "vetores essenciais” da 79.ª edição do certame, que começa hoje naquela cidade francesa.
O diretor do Festival de Avignon, Tiago Rodrigues, disse à agência Lusa que a escolha da língua árabe como convidada para a 79.ª edição, que se inicia hoje nesta cidade francesa, “é uma evidência cultural e artística”.
Cinema ao ar livre, concertos do Ethno Portugal, com músicos de 15 países, e dança contemporânea inspirada nos pauliteiros de Miranda, são propostas do Teatro de Vila Real para este verão.
A Câmara de Coimbra propõe atribuir a medalha da cidade (grau ouro), a título póstumo, a Artur e Carlos Paredes, nomes maiores da guitarra de Coimbra, afirmou hoje o município.
O iraniano maho venceu a primeira edição do novo prémio Luís Ferreira Alves para fotografia de arquitetura, com fotografias da cidade de Pardis, anunciou a organização, que atribuiu uma menção especial à também iraniana Sana Ahmadizadeh.
A poesia do norte-americano W.S. Merwin, duas vezes prémio Pulitzer, duas vezes poeta laureado dos Estados Unidos, tradutor de autores portugueses, ganhou uma ampla antologia em português, "Lamento por uma pedra", recém-publicada pela Assírio & Alvim.
O espetáculo “Uma pedra no sapato”, a nova encenação de Ana Nave, é um projeto com texto original nascido de um trabalho comunitário sobre factos, mitos e ficções fundadores da cidade de Almada, anunciou a produção.
O Lince de Ouro da Ficção do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema foi atribuído a "Lesson Learned", de Bálint Szimler, sobre os problemas na área da educação, anunciou a organização.
Arqueólogos estão a mapear os castros do Barroso, entre Boticas e Montalegre, recorrendo a métodos não invasivos como um georradar, magnetómetro ou drones, um projeto que contempla ainda reconstruções virtuais, um atlas online, documentário e rotas turísticas.
A programação da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027 tem arranque oficial marcado para fevereiro desse ano e vai ser anunciada no final de 2026, revelou o diretor artístico da iniciativa.
A ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, admitiu "um atraso estrutural" do projeto da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027, mas considerou que está a ser corrigido e ainda há tempo para ser bem-sucedido.
As mulheres ambiciosas e que chegam a posições de poder ainda enfrentam um padrão duplo de julgamento, disse a atriz Carrie Coon numa conferência de lançamento da terceira temporada de “The Gilded Age”, que se estreia hoje na Max Portugal.
O novo álbum de Lina_, “Terra Mãe”, uma parceria com o músico irlandês Jules Maxwell, que procura encontrar pontos de ligação entre fado e música tradicional irlandesa, é apresentado hoje em Malmesbury, Inglaterra, e chega ao mercado na sexta-feira.
O escritor Afonso Cruz é o vencedor do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, com o livro “O que a chama iluminou", anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
O concerto dos Imagine Dragons, na quinta-feira, vai condicionar o trânsito e o estacionamento de automóveis em várias artérias junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, já a partir de quarta-feira, anunciou hoje a PSP.
A paixão pela música levou à criação dos Tara Perdida, em 1995, e trinta anos depois continua a ser o que move os elementos da banda, que celebra a data com dois concertos em Lisboa, hoje e no sábado.
O FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema arranca sábado em Espinho e apresentará aproximadamente 250 filmes, sendo que os 80 em competição incluem várias obras realizadas com Inteligência Artificial (IA), um thriller erótico português e muitos trabalhos sobre habitação.
"Um Urso Polar no Universo", primeira peça da dramaturga alemã Dea Loher para os mais novos, convida toda a família a pensar aquecimento global, extinção das espécies "e temas de sempre, como amizade e respeito pelas diferenças."
As festas Sanjoaninas, que arrancam na sexta-feira, em Angra do Heroísmo, nos Açores, trazem as comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões para a rua e devolvem o grande poeta nacional ao povo.
A atriz Lia Gama mostrou-se surpreendida mas "muito gratificada e honrada" por ser a homenageada do 42.º Festival de Almada, a decorrer nesta cidade e em Lisboa de 4 a 18 de julho.