O Misty Fest começa hoje, no Porto, com um espetáculo que junta a cantora Maria João e o pianista André Mehmari, e prossegue até 01 de dezembro em salas de Braga a Loulé com “uma enorme variedade de sonoridades”.
O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) reconheceu hoje que ainda não atingiu “o desígnio” de paridade de género na composição de todos os júris dos concursos de apoio financeiro ao setor.
A artista Joana Vasconcelos vai expor um projeto inédito em fevereiro de 2025 que juntará obras da sua autoria em diálogo com peças de mestres como Velázquez e Goya, no Palácio de Liria, em Madrid, anunciou a organização.
O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje que a "única coisa" que o Governo está a alterar é a "fonte de financiamento de 9% das receitas da RTP", cujo peso tem vindo a reduzir-se.
O Museu da Marioneta, em Lisboa, encerra a 1 de dezembro para obras de remodelação que irão prolongar-se por dois meses, reabrindo com a exposição de novas aquisições e doações, anunciou hoje a entidade.
Uma adaptação do romance "Amor de Perdição", do escritor português Camilo Castelo Branco, estreia-se na quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, numa encenação de Maria João Vicente fiel ao original, com ecos no presente.
A cantora lírica portuguesa Cláudia Ribas, a trabalhar atualmente na Ópera de Frankfurt, na Alemanha, venceu o grande prémio da 57.ª edição do Concurso Vocal Internacional dos Países Baixos, tendo ainda recebido outras três distinções.
A curta-metragem “Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira, foi uma das distinguidas pela associação cultural Casa da Animação, no âmbito da Festa Mundial da Animação.
A Fundação de Serralves inaugura esta terça-feira a exposição “Herbarium, Seen & Dreamed” que explora "o fascínio intemporal" pela botânica e a forma como cientistas, filósofos, artistas, cineastas recolheram e representaram espécimes em herbários que “oscilam entre rigor científico e poesia virtual
O romance “Se não quiseres amar agora no inverno, quando?”, de António Cabrita, venceu o Prémio Literário Armando Baptista-Bastos, anunciou na segunda-feira a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de Lisboa, que promove o galardão.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) voltou hoje a mostrar-se preocupado com os efeitos do Plano de Ação para a Comunicação Social na RTP, temendo “um forte abalo” no serviço público de televisão e rádio.
A Casa das Histórias Paula Rego, museu monográfico dedicado à artista portuguesa, celebra quinta-feira 15 anos com uma grande exposição baseada na própria coleção, e vai revelar a pintura “Rei Canuto” (1977), nova aquisição da pintora.
A escritora Stephanie Vasconcelos, filha de uma mãe russa e um pai luso-angolano, partilha no seu primeiro romance “A Tua Melanina” as dificuldades dos relacionamentos interculturais, numa obra autobiográfica, com partes de ficção.
O pianista João Costa Ferreira editou “Poemas pianísticos - Volume 2”, disco que reúne 12 inéditos escritos pelo compositor Vianna da Motta entre os 6 e os 14 anos e que conta com ilustrações de Mariana, a miserável.
A cidade de Coimbra vai ter a oportunidade de conhecer melhor a produção artística das comunidades africana e afrodescendente em Portugal, através de 20 iniciativas culturais, que irão decorrer ao longo de duas semanas, em novembro.
O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, previu na sexta-feira que uma réplica do Festival literário Escritaria se possa realizar numa data até ao final do ano, na capital de Moçambique, Maputo, dedicada ao escritor local Mia Couto.
O dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues regressa, em fevereiro de 2025, à Culturgest, em Lisboa, para a estreia portuguesa da sua mais recente criação, “No Yogurt for the Dead”, anunciou a Culturgest.
A carreira de quase 85 anos da atriz Carmen Dolores é percorrida em mais de 200 imagens e memórias, em “Carmen Dolores Fotobiografia do Centenário”, da autoria do filho, Rui Veres, que será apresentada na terça-feira, em Lisboa.
Mudou-se para Portugal de olhos postos em lugares distantes e numa altura em que em Macau "se deixou de saber sorrir". Nos mapas que reinventa, Eric Fok também conta histórias tristes, "para que mais pessoas se preocupem".
O Teatro da Trindade, em Lisboa, foi hoje à noite evacuado devido a um curto-circuito num edifício contíguo, mas não se registou qualquer incêndio, disseram à Lusa os bombeiros e a PSP.
O Grande Prémio Cidade de Lisboa da 22.ª edição do festival de cinema DocLisboa, que termina no domingo, foi, a nível da competição internacional, atribuído a "The Shards", de Masha Chernaya, numa produção da Geórgia e Alemanha.
Centenas de pessoas despediram-se hoje de Marco Paulo, que morreu na quinta-feira, a entoar êxitos do cantor no funeral, entre a Basílica da Estrela e o cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
“Melhor Não Contar” é um livro em que Tatiana Salem Levy expõe a sua intimidade, o luto da mãe, o assédio do padrasto, o aborto tardio, subvertendo essa ideia de que “o lugar da mulher é o do sussurro”.
O Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, celebra um ano de existência este fim de semana com quatro novas exposições e entradas gratuitas para visitas e atividades da programação paralela.