Quando Casey Affleck ganhou o Óscar por "Manchester by the Sea" em 2016, já o irmão Ben tinha duas estatuetas douradas, por "O Bom Rebelde" e "Argo". Não é caso único: por vezes o prémio fica em família e atravessa gerações. Eis alguns dos laços mais famosos...
Não é só o que se viu em "Pretty Woman": com altos e baixos na carreira, Richard Gere começou a chamar a atenção ainda nos anos 1970 e tornou-se um 'sex-symbol' com títulos icónicos da década de 1980 como "Oficial e Cavalheiro" e "American Gigolo". Na maturidade, conquistou a respeito artístico com
Nomeado para os Óscares, o 'thriller' revela os bastidores da redação do canal norte-americano ABC durante o ataque à equipa olímpica de Israel por militantes palestinianos.
Meryl Streep é a recordista, com 21 nomeações para os Óscares (e três estatuetas), Glenn Close vai nas oito e Amy Adams nas seis, mas há muitas estrelas que incrivelmente nunca estiveram na corrida às estatuetas. Guy Pearce e Isabella Rossellini abandonaram a nossa lista com as nomeações em janeiro.
A equipa voltou a juntar-se para recordar um marco: com um elenco onde estavam os futuros atores de "Squid Game" e "Parasitas", o realizador Park Chan-wook teve um grande sucesso de bilheteira antes da aclamação internacional com "Oldboy".
Os filmes de terror “Umbral” e “Era uma vez no Apocalipse” são os mais nomeados para os Prémios Curtas, dedicados à curta-metragem, e cuja terceira edição presta homenagem ao ator e encenador Luís Miguel Cintra, revelou a organização.
O presidente do júri do festival fez um para que cineastas e cidadãos comecem a 'lutar de novo' contra o 'ambiente reacionário' após a eleição presidencial.