Menos de três horas após a notícia de que a Amazon ia assumir o controlo criativo, o seu fundador, o multimilionário Jeff Bezos puxou pelos galões.

"Quem escolheriam para ser o próximo Bond?", perguntou aos fãs nas redes sociais.

Não se sabe se a publicação já faz parte de uma nova forma de gestão para a saga James Bond, mas o que é certo é que a Amazon MGM Studios assumirá o controlo criativo após um acordo histórico para criar uma 'joint venture' com os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, que tomavam todas as decisões principais, da escolha dos atores ao marketing.

James Bond muda de mãos após mais de 60 anos: produtores de "007" passam controlo à Amazon
James Bond muda de mãos após mais de 60 anos: produtores de "007" passam controlo à Amazon
Ver artigo

O acordo representa uma grande mudança na gestão de uma das sagas cinematográficas mais valiosas da indústria, embora a empresa de Wilson e Broccoli continue a ser coproprietária por meio da nova empresa, segundo o comunicado.

Os termos económicos do acordo não foram revelados.

O estúdio está agora livre para decidir quem será o sucessor de Daniel Craig como o famoso agente secreto com licença para matar no cinema e uma eventual expansão da saga ao streaming, como a Disney fez com "Star Wars".

"007 - Sem Tempo para Morrer", o 25.º filme de Bond, estreou em 2021 e arrecadou 775 milhões de dólares. Mas a rodagem foi em 2019 e para uma saga que lança filmes a cada 3-4 anos, a paragem é invulgarmente longa. Ainda não foram feitos anúncios sobre a próxima produção.

O anúncio do acordo coincide com a saída de Wilson e Broccoli da produção ativa dos filmes do agente secreto 007 com licença para matar.

Wilson, que trabalha com a saga 007 há quase 60 anos, disse que se concentrará em "projetos artísticos e beneficentes" fora do cinema.

Broccoli, a sua meia-irmã, anunciou planos de se envolver em outros empreendimentos na indústria.

"Estamos honrados em continuar com este valioso legado", declarou Mike Hopkins, diretor da Prime Video e da Amazon MGM Studios, destacando o peso histórico da saga.

A Amazon comprou o emblemático estúdio MGM em 2022, um contrato que incluía os direitos de distribuição do extenso catálogo de filmes de James Bond.

O novo acordo dá à Amazon MGM o controlo criativo sobre as futuras produções, que era sido rigorosamente guardada pelos seus produtores desde que Albert "Cubby" Broccoli e Harry Saltzman adaptaram pela primeira vez a personagem de Ian Fleming para o cinema, com "007 - Agente Secreto" em 1962, protagonizado por Sean Connery.

Barbara Broccoli, filha de "Cubby" Broccoli, trabalhou com quatro atores diferentes no papel do agente 007 e participou diretamente na seleção do último, Daniel Craig.