Com os cinemas fechados e as grandes transformações sociais provocadas pela pandemia de coronavírus, os estúdios preparam-se para adiar a estreia de mais filmes importantes.
Apesar das medidas de prevenção, os números divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual mostram que portugueses deixaram de ir aos cinemas. Filmes com Vin Diesel e Ben Affleck foram os mais prejudicados.
A Castello Lopes Cinemas decidiu fechar dezenas de cinemas. Os outros exibidores continuam operacionais, reduzindo o número de espectadores por sessão e reforçando medidas de higiene e limpeza.
O ator morreu este domingo aos 90 anos. Foi um dos maiores nomes de sempre do cinema europeu, mas também deixou uma grande marca em alguns clássicos americanos.
História de Carlo Collodi sobre a marioneta que sonha ser uma criança a sério inspirou o que muitos pensam ser não apenas o melhor filme da Disney, mas o melhor filme de animação da história do cinema.
A 9 de fevereiro, os Óscares assinalam a sua 92ª edição. Para trás, ficam muitas vitórias e derrotas, momentos memoráveis, grandes reviravoltas e recordes batidos. Na contagem decrescente para os prémios da Academia, percorremos a sua história ao longo dos anos.
A seguir a "Joker" surgem "Era Uma Vez em... Hollywood", "O Irlandês" e "1917". Netflix torna-se o estúdio com mais nomeações e Portugal não conseguiu entrar na corrida com a curta-metragem "Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa. Mas há presença portuguesa num dos filmes nomeados.
Após as especulações, estão à porta as nomeações para os Óscares, os prémios mais importantes do cinema. A tradição repete-se e não há lugar para todos os filme e atores, mas este ano pode ouvir-se um nome português: Regina Pessoa, graças à sua curta-metragem "Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias".
O regresso de Ricky Gervais pela quinta vez como anfitrião sinalizava que a Associação de Imprensa Estrangeira e o canal NBC apostavam forte no combate à erosão das audiências de todas as cerimónias de prémios. E o comediante não poupou Hollywood.
Foi uma noite de surpresas e da confirmação de alguns favoritismos na temporada de prémios e da derrota da Netflix, que tinha um número recorde de nomeações mas viu as suas produções a apenas vencerem dois prémios de interpretação.
O comediante britânico volta a ser o anfitrião e aposta-se na polémica para atrair as audiências. Após o domínio das séries, "Marriage Story" e "O Irlandês" ajudaram o streaming também a destacar-se nos filmes: são os favoritos aos prémios.
"Star Wars: Episódio IX - A Ascensão de Skywalker", que chega esta semana aos cinemas, conclui a história de nove filmes ao longo de três trilogias na galáxia muito distante.
Após várias associações de críticos e outras organizações terem revelado as suas listas de melhores do ano, esta segunda-feira a temporada de prémios ganha outro glamour com o anúncio das nomeações para os Globos de Ouro.
A personagem ainda não disse uma única palavra, mas domina as conversas sobre "The Mandalorian", a primeira série "Star Wars" do serviço de streaming Disney +. [ARTIGO COM AVISO DE SPOILER]
O primeiro filme foi um fenómeno de bilheteira e cultural com uma dimensão tão inesperada que a Disney demorou a decidir qual seria o rumo da história de "Frozen II - O Reino do Gelo".
"House of the Dragon" recebeu grande voto de confiança da HBO para avançar. Outra prequela, protagonizada por Naomi Watts, ficou pelo caminho após ser filmado o episódio piloto.