A 27 de março, os Óscares assinalam a sua 94ª edição. Para trás, ficam muitas vitórias e derrotas, momentos memoráveis, grandes reviravoltas e recordes batidos. Na contagem decrescente para os prémios da Academia, percorremos a sua história ao longo dos anos.
Num momento em que o público exige uma maior diversidade e representatividade no cinema, vários latino-americanos estão na corrida aos Óscares deste domingo. Entre eles, o brasileiro Pedro Kos, pelo documentário “Onde Eu Moro”.
O violoncelista Yo Yo Ma vem a Lisboa na próxima semana tocar com a Afghanistan National Institute of Music (ANIM), cuja sede se mudou para Portugal, anunciou hoje a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
O baterista morreu esta sexta-feira. A morte foi confirmada pela banda. Taylor Hawkins terá sido encontrado morto no quarto de hotel onde os Foo Fighters estavam hospedados.
Os melhores festivais de música de Portugal e Espanha de 2021 serão hoje recompensados com os prémios Iberian Festival Awards, em Lisboa, que este ano têm novas categorias.
Os Golden Raspberry Awards, popularmente conhecidos por Razzies, "homenagearam" ainda Bruce Willis, que teve direito a categoria especial com oito maus filmes num só ano.
Inicialmente previstos para janeiro, os Óscares honorários foram entregues nos Governor's Awards esta sexta-feira, dois dias antes da maior noite de Hollywood. A pandemia afastou a maioria das estrelas da passadeira vermelha, mas dentro da sala a festa foi animada.
O universo “meio surrealista, meio idílico e meio de sonhos” do projeto Fumo Ninja, que junta os músicos Norberto Lobo, Leonor Arnaut, Raquel Pimpão e Ricardo Martins, materializa-se em “Olhos de Cetim”, álbum de estreia que foi hoje editado.
Uma denuncia de proxenetismo é o mote da peça "Três Mulheres em Torno de um Piano", uma “comédia roxa” da companhia teatral do Porto Seiva Trupe, que a estreia este domingo, 27, na Sala Perpétua, no Porto, no Dia Mundial do Teatro.
A estreia de um novo espetáculo do Teatro Praga, a presença da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e duas atuações de Hermeto Pascoal e Virgínia Rodrigues marcam o próximo trimestre de programação do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Um concerto que vai juntar Fernando Tordo e Fado Bicha, na noite de 24 de abril, será um dos momentos altos da celebração, em Santarém, da Revolução dos Cravos, num programa que vai acolher duas iniciativas da comemoração nacional.
A leitura integral de “Os Lusíadas”, peças de teatro, leituras encenadas e lançamentos de livros marcam, um pouco por todo o país, as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala domingo.
A venda de livros em Portugal cresceu 16,6% em 2021, face a 2020, o que coloca o país entre os que mais subiram, no conjunto de nove países abrangidos por um estudo sobre a evolução do mercado do livro.
O realizador e músico português Bruno de Almeida editou hoje o álbum "Cinema Imaginado", no qual participam cerca de trinta músicos, entre os quais Graham Haynes, Ricardo Toscano e Mário Delgado, foi hoje anunciado.
A escritora cabo-verdiana Dina Salústio recebe hoje, na Cidade da Praia, o prémio Literário Guerra Junqueiro 2022, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, anunciou hoje a curadora do galardão.
"CODA - No Ritmo do Coração", "O Poder do Cão" ou "Belfast" são os mais candidatos mais fortes ao Óscar de Melhor Filme numa cerimónia que precisa recuperar audiências.
Espetáculos de teatro, animação de rua e leituras são algumas das iniciativas que se vão realizar na cidade e nas freguesias de Viseu, para comemorar o Dia Mundial do Teatro, anunciou a câmara municipal.
O presidente Vladimir Putin criticou esta sexta-feira a "discriminação" contra a cultura russa nos países ocidentais e a comparou-a à queima de livros na Alemanha e Áustria por parte dos nazis na década de 1930.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou na quinta-feira a morte do professor e programador Gil Mendo (1946-2021), "figura que marcou a história da dança contemporânea em Portugal", e cujo percurso ajudou a moldar muitas das instituições culturais.
O ator do Teatro das Beiras Fernando Landeira morreu na quinta-feira aos 49 anos, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa o diretor daquela companhia profissional de teatro, sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.