O ator e humorista britânico Russell Brand, de 48 anos, foi acusado por quatro mulheres de violação, agressão sexual e abuso emocional durante um período de sete anos, segundo uma investigação divulgada este sábado, 16 de setembro.
A greve de argumentistas e atores em Hollywood já custou à Califórnia cerca de cinco mil milhões de dólares, segundo o Milken Institute, mas os artistas “ainda têm energia” e não vão ceder, disse à Lusa o ator norte-americano Chris Marrone.
O cofundador da revista Rolling Stone Jann Wenner foi afastado da direção do Rock & Roll Hall of Fame, o panteão norte-americano do rock, após comentários considerados sexistas e racistas, noticiou no sábado a revista Variety.
Os residentes da Grande Lisboa fizeram em média pouco mais de seis atividades culturais no espaço de um ano, tendo a maioria apontado a falta de tempo e dinheiro como principais obstáculos a uma maior fruição cultural, revela um estudo.
O encenador Diogo Infante pegou no texto “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare, e transformou-o num musical “mágico e juvenil”, uma espécie de ópera pop/rock portuguesa, que é principalmente uma “ode ao amor e à felicidade”.
A artista britânica Florence Clementine vai atuar na primeira parte dos concertos do músico Benjamin Clementine, na próxima semana, em Portugal, revelou a promotora.
A associação Arte no Tempo, dedicada à divulgação da música contemporânea, apresentou na sexta-feira em Aveiro a programação para a nova temporada, que arranca ao final da tarde de domingo, em Serralves, com “ars ad hoc 0601S”.
Um inédito em Portugal da escritora italiana Goliarda Sapienza, o relato de sobrevivência de uma antropóloga atacada por um urso, a autobiografia de Angela Davis e poesia de Lawrence Ferlinghetti estão entre as novidades da ‘rentrée’ da Antigona.
A 3.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda abre hoje em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, com o Quarteto de Lisboa e a soprano Bárbara Barradas.
O pintor e ceramista Manuel Cargaleiro continua a querer “transmitir algo de belo e de bom” na sua obra, que despontou há mais de oito décadas, quando tinha apenas oito anos e começou a fazer bonecos de argila.
Uma das fundadoras da União Negra das Artes (UNA) afirmou hoje que o mundo artístico em Portugal é racista e que a discriminação é mais flagrante nos lugares de decisão, como a programação cultural, curadoria ou direção artística.
O músico brasileiro Gilberto Gil acrescentou um segundo concerto à escala lisboeta da digressão “Aquele Abraço”, para o dia 31 de outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
A Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) vai receber mais 50 novas obras de 35 artistas, adquiridas este ano por 800 mil euros, anunciou hoje o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em Lisboa.
O painel "Avestruzes Bailarinas do filme ´Fantasia´de Walt Disney", de Paula Rego (1935-2022) vai a leilão a 13 de outubro, em Londres, com uma base de 2,2 milhões de libras (2,5 milhões de euros), anunciou esta semana a Christie´s.
A Festa do Outono de Serralves, no Porto, a 23 e 24 de setembro, celebra 100 anos de Parque com dezenas de atividades artísticas e pedagógicas, com destaque para a dimensão rural, produção alimentar e raças autóctones.
A poetisa Rosa Alice Branco foi distinguida com o Prémio Literário António Cabral 2023, pela obra “Amor Cão e outras palavras que não adestram”, publicada pela Assírio & Alvim, anunciou hoje a Câmara Municipal de Vila Real.
Imagens de fotojornalistas na guerra da Ucrânia, incluindo a fotografia do ano do World Press Photo 2023, cujo autor salienta a importância do jornalismo para mostrar o que de facto ali acontece, podem ser vistas em exposição em Lisboa.
Catorze autores portugueses estão entre os 41 semifinalistas da edição de 2023 do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa anunciada pelos organizadores na noite de quarta-feira.
Liberdade, coragem e irreverência foram os valores mais usados hoje para classificar Natália Correia, na sessão plenária que evocou o centenário da poeta que lutou contra o fascismo, pelas mulheres e em defesa da poesia, que “é para comer”.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto proposto pelo presidente da Assembleia da República de saudação pelo centenário do nascimento do poeta e pintor Mário Cesariny, considerado um dos grandes expoentes do surrealismo português.