O artista português Carlos Bunga apresenta hoje no Museu do Prado, em Madrid, "uma obra coletiva" que criou com 15 jovens em situação de risco de exclusão social e que chamou "Eu sou um nómada".
O artista plástico Henrique Gabriel morreu na segunda-feira, em Lisboa, aos 63 anos, em consequência de problemas pulmonares, disse hoje à agência Lusa fonte da família.
O ministro da Educação destacou hoje a importância de democratizar a cultura através do ensino, exemplificando com o Plano Nacional das Artes, que já chegou a 465 agrupamentos de escolas.
O quadro de Van Gogh “O Jardim do Presbitério Nuenen na Primavera”, roubado em março de 2020, foi recuperado esta semana pelas autoridades neerlandesas e devolvido ao proprietário, anunciou hoje a unidade de crimes artísticos da polícia de Haia.
O espetáculo “Palco Principal”, do coletivo SillySeason, que mergulha no universo do escritor russo Anton Tchékhov e em particular na obra “A Gaivota”, estreia-se em Guimarães no dia 23 de setembro, partindo depois em digressão nacional e internacional.
O festival “Marionetas na cidade” leva a Alcobaça companhias de seis países que, entre os dias 2 e 8 de outubro farão 70 apresentações em vários locais do concelho do distrito de Leiria.
O futuro das bibliotecas itinerantes é discutido nos dias 25 e 26, em Pombal, distrito de Leiria, no 2.º Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes, iniciativa na qual se espera cerca de cem participantes, avançou a organização.
Uma exposição com obras de Paula Rego (1935-2022) dos anos de 1980, período de grande libertação e de auto-descoberta da pintora portuguesa, vai inaugurar a 22 de setembro na Victoria Miro Gallery, em Londres, no Reino Unido.
A Câmara Municipal de Lisboa conta reabrir o Teatro Variedades, situado no Parque Mayer, a meio do próximo ano, disse hoje à agência Lusa o vereador da Cultura, Diogo Moura.
Centenas de iniciativas, sobre a vida e a obra de Natália Correia, vão realizar-se nos próximos meses, em todo o país, do Norte aos Açores, para assinalar o centenário do nascimento da escritora a 13 de setembro de 1923.
O ator português Ivo Canelas considera que reconhecer a fragilidade “é um ato de coragem”, a propósito do seu monólogo, em cena em Luanda, defendendo que o teatro serve também para abordar assuntos tabu como suicídio ou depressão.
Um romance e contos inéditos do poeta, compositor e cantor Leonard Cohen, escritos entre 1956 e 1961, estão entre as novidades da Relógio d’Água, a sair até ao final do ano, divulgou na sexta-feira a editora.
O escritor Álvaro Magalhães, com mais de 40 anos de atividade literária, estreia-se na narrativa para o público pré-escolar, com os títulos “Para onde foi o verão” e “Monstruário”, anunciouna sexta-feira a Porto Editora, que chancela as obras.
‘Reviver de memórias perspetivando o futuro’ é assim que é esperada a reabertura do Cine-Teatro Turim, em Benfica, depois de mais de uma década de portas fechadas, no mês em que assinala os 40 anos de vida.
A exposição “Natália Correia e António Quadros, Amigos, Intelectuais, Juntos na chegada, Juntos na partida” é inaugurada na próxima segunda-feira, às 15h00, na Fundação António Quadros, no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior, no distrito de Santarém.