O escritor peruano Mario Vargas Llosa, que morreu hoje em Lima, no Peru, aos 89 anos, confessou um dia que gostaria de ser lembrado pela escrita e pelo trabalho, apesar do seu engajamento politico e social, que transparece na obra.
A luso-venezuelana Camila Gomes, 16 anos, foi distinguida como melhor atriz na categoria de interpretação, na 8.ª edição do “Concurso Internacional Uno, Nessuno e Centomila (Um, nenhum e cem mil) que teve lugar em Agrigento, Itália, anunciou hoje a organização.
A peça "A Tragédia de Aristides Inhassoro", que mostra outro lado da revolução dos cravos, como a brutalidade do massacre de Wiriamu, em Moçambique, sobe ao palco do São Luiz, em Lisboa, na véspera do 25 de Abril.
Mais de três milhões de livros foram vendidos em Portugal no primeiro trimestre do ano, um aumento de 5,5% face ao mesmo período de 2024, que se traduz numa média de venda diária de 35 mil livros.
O escritor moçambicano Mia Couto venceu hoje o Prémio PEN/Nabokov 2025, tornando-se o primeiro autor de língua portuguesa a ser distinguido com este galardão do PEN América destinado à literatura internacional, revelou a editorial Caminho.
A dotação do programa LVT+Cultura foi aumentada para 375 mil euros e o prazo de candidaturas decorre até ao final do mês, informou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
A Companhia Olga Roriz assinala 30 anos com a reposição de “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, a partir da obra de Peter Handke, sexta-feira e sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A atriz, que se tornou o principal rosto do movimento #MeToo na França, reagiu às conclusões do relatório de uma comissão de inquérito que durou seis meses na Assembleia Nacional.
Os deputados franceses criticaram os abusos nas conclusões após um inquérito de meses sobre a violência sexual que viu estrelas e outros atores revelarem casos de intimidação e agressão.
A estreia em Portugal do alemão Ewald Arenz e da cineasta norte-americana Miranda July, e a reedição de clássicos esgotados, são outros destaques editoriais.
O realizador e ainda argumentista por detrás dos clássicos de Martin Scorsese com Robert De Niro "Taxi Driver" e "O Touro Enraivecido" está a ser processado por uma antiga assistente.
Conhecido pela sua arte da provocação e obsessões, o escritor norte-americano falou com a agência France-Presse no festival literário Quais du Polar, em Lyon, no sudeste de França.