Novos livros de Abdulrazak Gurnah, Andréa del Fuego e Juan Gabriel Vasquez, estreia de autoras da América Latina e de França, e o último romance de Elizabeth Strout, que fecha a saga de Lucy Barton, são algumas novidades da Penguin.
A peça “Pulmão”, de Duncan MacMillan, com encenação de Ana Nave, vai estar em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, de 1 a 23 de fevereiro, com sessões às quartas e quintas-feiras, às 21h00, anunciou a casa de espetáculos.
A obra “70072: A menina que não sabia odiar”, de Lidia Maksymowicz e Paolo Rodari, traduzida para português por Ivan Figueiras, é publicada esta sexta-feira. O livro chega no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, como realça o Papa Francisco no prefácio.
A peça infantil "Sem Medo", de Teresa Coutinho, que se estreia no próximo dia 1 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, mostra como "a coragem de uma criança" se mede "pela sua abertura ao desconhecido".
O Teatro de Marionetas do Porto, a celebrar 35 anos, estreia a 4 de fevereiro, no Teatro de Belomonte, sede da companhia, a peça “Pelos Cabelos”, um trabalho criado a partir das ilustrações de João Vaz de Carvalho.
A “Odisseia Nacional”, projeto que o Teatro Nacional D. Maria II quer levar a todo o país em 2023, quer evidenciar “novos centros culturais” e “convocar atenções” para o trabalho que é feito nos diversos teatros portugueses.
Uma encenação de Tiago Rodrigues da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, com a participação dos coreógrafos e bailarinos Sofia Dias e Vítor Roriz, estreia-se no domingo na Ópera Nacional de Lorena, em Nancy, França.
O musical “Amália, Dona de Si”, agendado para domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, mostra os lados público e privado da cantora e fadista considerada a voz de Portugal, disse o encenador e dramaturgo Jaime Monsanto.
O espetáculo do argumentista Nuno Artur Silva “Onde é que eu ia?...”, estreado dia 12 no Teatro São Luiz, em Lisboa, terá cinco novas sessões, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro e no dia 5, anunciou o teatro.
A poesia completa de Luiza Neto Jorge, dois livros da Nobel da Literatura Annie Ernaux, "Como fazer frente a um ditador", da Nobel da Paz Maria Ressa, estão entre os títulos a publicar este semestre, pelo Grupo Porto Editora.
Os encenadores Carlos Avilez, Paulo Filipe Monteiro e Nuno Cardoso participam nas conferências “Estórias da arte – Teatro”, a realizar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no sábado e nos dias 11, 18 e 25 de fevereiro.
O escritor angolano Pepetela começa hoje a ser homenageado em Benguela, Angola, pelo evento Escritaria, um festival literário originalmente organizado na cidade portuguesa de Penafiel, que este ano se estreia, internacionalmente, naquele país africano, informou a organização.
Com uma aproximação ao público adolescente mais evidente do que outras fantasias que têm chegado a Portugal nos últimos dois meses (livros de Joe Abercrombie e Xiran Jay Zhao, por exemplo), “O Príncipe do Deserto”, de Peter V. Brett, lançado pela editora Asa (coleção 1001 Mundos), aposta no “horror
O festival Política vai acontecer pela primeira vez em Coimbra, no Convento São Francisco, em 10 e 11 de fevereiro, num formato de 'warm-up' da edição que decorre em novembro na mesma cidade, anunciou a organização.
“O que aconteceria se todos os negros passassem a ser brancos” é a premissa da obra de ficção especulativa de 1931 “Negro Nunca Mais”, de George S. Schuyler, que satiriza o preconceito racial e que chegou esta semana a Portugal.
O ator Jeremy Renner, que interpreta o Gavião Arqueiro/Hawkeye nos filmes do Universo Marvel, informou no sábado que fraturou mais de 30 ossos quando foi esmagado pelo seu limpa-neve, no primeiro dia do ano.
A direção artística do Teatro Lethes de Faro considera “boa” e “equilibrada” a proposta cultural de música, teatro e dança que compõem a programação até maio da instituição, que foi apresentada no sábado na capital algarvia.
Um juiz norte-americano rejeitou na sexta-feira julgar um processo relativo a uma disputa legal por um quadro de Vincent van Gogh, que envolve um colecionador brasileiro e o Instituto de Artes de Detroit, notícia a AP.