Algumas personagens da coleção anterior ainda são encontradas aqui (Leesha, por exemplo), mas o objetivo é introduzir toda uma nova leva. Os principais são a princesa Olive, filha de Leesha, e Darin. Três décadas já se passaram desde a derrota dos demónios que habitavam a noite e onde os protagonistas crescem com uma vida exteriormente pacata.

Antes de iniciar a sua jornada heroica, Brett traça um longo preâmbulo onde um mundo pacífico só é abalado pelas pequenas frustrações do quotidiano - no qual os principais temas são a chegada à vida adulta, a libertação da tutela dos pais e a representação do papel que os mais velhos esperam.

Olive Papel, como filha da rainha, é sujeita a toda uma série de tutores e interditos - o seu maior sonho é escapar da vida ultra protegida e perambular para além das fronteiras seguras do reino.

Darin Fardos, por seu lado, é um jovem que vive na zona rural e faz o seu trabalho integrado numa extensa família. Tem muito mais liberdade, mas também lida com uma pesada herança - a de o seu pai ter sido um herói nas batalhas anteriores.

A história de Brett avança no sentido de determinar como cada um deles crescerá e se transformará num adulto ao mesmo tempo que os demónios começam a ressurgir, sedentos de vingança.

O tempo e o espaço criados por Brett sugerem uma época pré-industrial, com referências a palácios, aldeias, monarquias e um tempo cronológico com uma datação diferente - assim como a sugestão de vários elementos inventados, onde a magia não está ausente.