Segundo os promotores, a tradição musical da Casa de Bragança remonta ao período de construção do Paço, no início do século XVI.

O concerto inaugural, intitulado "Em torno do Órgão", está a cargo de Maria do Carmo Pereira Coutinho (canto), João Pereira Coutinho (flauta) e António Duarte (órgão), no dia 28 deste mês, às 21:00, numa iniciativa da Fundação da Casa de Bragança.

O programa deste ano prevê para o dia 26 de maio o concerto "O Bel canto napolitano na poesia", por Patrizia Giliberti e Yoosang Yoon (piano e canto).

Para o dia 30 de junho está marcado um concerto com fagote e trio de cordas, por Raquel Queiroz (violino), Gerardo Gramajo (viola), César Gonçalves (violoncelo) e Franz Jurgen Dorsam (fagote).

O concerto programado para o dia 28 de julho, pelo Alis Ubbo Ensemble, inclui um repertório de música portuguesa para quarteto de cordas, e, para o dia 25 de agosto, está previsto o concerto intitulado "Imagens", por Ana Beatriz Ferreira (piano).

Os concertos na capela do Paço Ducal, com entrada livre, decorrem até outubro, na última sexta-feira de cada mês, estando o encerramento agendado para o dia 15 de dezembro, com o concerto "O Natal na Casa Real", todos marcados para as 21:00.