A SIC e a TVI lamentaram hoje, “com profundo pesar” e “a mais profunda consternação, a morte da atriz Maria João Abreu, aos 57 anos, que a estação da Impresa classifica como “um talento ímpar na arte de representar”.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, lamentou hoje a morte de Maria João Abreu, “uma das atrizes mais amadas” de Portugal, uma e"xcelente profissional" e “uma extraordinária pessoa de luta solidária”.
O novo álbum do músico e compositor Rão Kyao, "Gandhi - Um Português Homenageia Gandhi", a editar na sexta-feira, é inspirado no ideário do pacifista Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), que lutou pela independência da Índia.
Ana Paula Jardim venceu o Prémio Literário Glória de Sant'Anna com o livro "Roupão Azul", conquistando uma distinção no valor pecuniário de 3.000 euros, anunciou hoje a organização.
A 19.ª edição do Festival Temps d’Images começa hoje com "Ghost", de Luís Marrafa, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, primeira de sete obras a apresentar até 6 de junho, neste primeiro momento do certame multidisciplinar.
Plácido Domingo vai voltar a cantar em Espanha, nos dias 9 de junho, em Madrid, e 18 de agosto, em Marbella, naquela que será a sua primeira atuação ao vivo no país após dois anos de ausência do palco.
O Governo definiu o dia 7 de junho como a data de realização anual das Comemorações do Mérito Cultural, segundo resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República.
Sérgio Godinho, Luta Livre, Slow J e A Garota Não estão entre os artistas e projetos que atuam na 2.ª edição do Festival do Maio, que decorre no Seixal, nos dias 28 e 29 deste mês, foi hoje anunciado.
espetáculo com a atriz italiana Monica Bellucci, a reencarnar e dar voz à soprano Maria Callas, será um dos momentos altos do Festival de Teatro de Almada, cuja programação completa será anunciada a 18 de junho.
A Direção-Geral das Artes (DGArtes) abriu uma nova linha de apoio para entidades culturais não profissionais da região de Lisboa e Vale do Tejo, com um montante global de 300 mil euros e cujas candidaturas abriram na sexta-feira.
A nova associação “Raízes”, formada em plena pandemia, surge a partir do grupo de teatro comunitário lusófono com o mesmo nome e vem contrariar a tendência do desaparecimento de movimentos em português existentes na Alemanha.
A 11.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves vai realizar-se em Alcobaça, entre os dias 23 e 27 de agosto, tendo já confirmados vários artistas, portugueses e estrangeiros, divulgou hoje a organização.
A presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, disse à Lusa que o novo centro cultural, um investimento de 1,5 milhões de euros hoje inaugurado, "surge para emergir a cultura no concelho".
O Matosinhos em Jazz, que deveria decorrer em julho naquela cidade do distrito do Porto, só irá realizar-se em 2022 devido à COVID-19., depois de em 2021 também ter sido adiado, anunciou hoje a organização.
A maioria dos trabalhadores independentes da Cultura está inscrita nas Finanças e na Segurança Social, mas há “desfasamentos” nestes sistemas que evidenciam "situações de desproteção social", revelou hoje o Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC).
As candidaturas ao terceiro e último mês de apoio social extraordinário para os trabalhadores da Cultura, de 438,81 euros e referente a maio, abriram hoje e terminam no dia 14, revelou o Ministério da Cultura.
A Câmara de Marco de Canaveses vai inaugurar nos dias 6 e 7 de maio o novo centro cultural do concelho, um investimento de 1,5 milhões de euros que incidiu na reconversão do antigo cineteatro e quartel de bombeiros.
Ao quarto álbum, “Requiem for Empathy”, o músico e produtor Luís Clara Gomes (Moullinex) percebeu que a catarse e a terapia também podem estar representadas na música de dança que cria, até aqui “mais expansiva” e “muito a cores”.
O Dia Mundial da Dança vai ser celebrado hoje, ainda em contexto de pandemia, mas com a cultura já desconfinada, através de espetáculos em palco, aulas e oficinas de norte a sul do país, para festejar uma linguagem universal.
O espaço exterior do Altice Braga Forum vai ser palco, na quinta e sexta-feira, de dois espetáculos-teste devido à COVID-19, com 400 espectadores cada um, o primeiro a cargo de Fernando Rocha e o segundo com Pedro Abrunhosa.
A programação dos próximos dois meses no Theatro Circo, em Braga, é preenchida por nomes das artes performativas nacionais, e arranca em 6 de maio com Hugo Calhim Cristovão & Joana Von Mayer Trindade, anunciou hoje a sala.
O músico Bruno Pernadas edita esta semana o álbum "Private Reasons", que musicalmente faz uma ponte com os dois discos anteriores, mas que fecha um ciclo sobre trabalho criativo e de composição.
Uma atriz de meia-idade em crise existencial, a lutar com a personagem que interpreta e com o mundo em que vive é o centro de ação da peça “Noite de Estreia”, que sobe a cena, pela primeira vez, no Teatro da Trindade, em Lisboa, na quinta-feira.