O festival de música eletrónica e artes digitais Semibreve regressa a Braga, de sexta-feira a domingo, com um cartaz que inclui dez estreias em Portugal, encabeçado por nomes como Deathprod, Valgeir Sigurðsson ou Gas.
A Tinta-da-china mudou-se para Óbidos durante os 11 dias do Folio, onde a editora abre as portas de casa para mostrar ao público como se fazem livros numa produtora independente.
O escritor Julián Fuks, que recebeu hoje o Prémio José Saramago, defendeu que “a literatura se faça de diálogo, que possa ser uma resistência mais coletiva mais ampla”, num contexto em que também se referiu ao recente “golpe parlamentar” no Brasil.
O romance “A Resistência”, de Julián Fuks, apresenta tantas coisas e tão desafiantes “que, às vezes, parece que a narrativa vai implodir”, disse António Mega Ferreira, membro do júri do Prémio José Saramago, hoje atribuído ao escritor brasileiro.
O Prémio José Saramago 2017, no valor pecuniário de 25 mil euros, distinguiu o romance “A Resistência”, do autor brasileiro Julián Fuks, foi hoje anunciado na sede da Fundação José Saramago, em Lisboa.
Música, teatro, passeios literários e Arte Urbana fazem parte da programação da iniciativa Dias do Desassossego, que decorre em novembro, em Lisboa, entre o dia de nascimento de José Saramago e o dia da morte de Fernando Pessoa.
O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) relançou o Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, que visa “estimular e incentivar a produção literária”, recebendo até 10 de abril de 2018 os originais inéditos a concurso.
Os portugueses Serushiô e o luso-angolano Diron Animal atuam em janeiro de 2018 em Groningen, na Holanda, no âmbito do festival Eurosonic Noorderslag, foi hoje anunciado.
O músico Frankie Chavez apresenta "Double or Nothing" no Teatro da Trindade, em Lisboa, na próxima sexta-feira e sábado, partilhando o palco com Rui Veloso, Peixe, Benjamim e Sam Alone, anunciou hoje a sala lisboeta.
"A Comédia Fantástica", de Noel Coward, encenada por Filipe La Féria, com Manuela Maria, Cristina Oliveira, Helena Isabel e Carlos Quintas, entre outros, estreia-se na quarta-feira, às 21:30, no Teatro Politeama, em Lisboa.
Uma das maiores personalidades da televisão norte-americana acusou esta segunda-feira a Fox News de proteger o ex-apresentador Bill O'Reilly face a acusações de assédio sexual.
A plataforma informática do Boom Festival foi alvo de um ataque informático, facto que levou a organização a encerrar aquela estrutura onde são adquiridos os bilhetes para a edição de 2018.
A dupla Planeta Tundra apresenta ao vivo, na quinta-feira, em Lisboa, “Vigantol”, o EP de estreia, editado pela Munro Records e disponível em todas as plataformas digitais, foi hoje anunciado.
Os portugueses Cais Sodré Funk Connection atuam a 6 de novembro, pela primeira vez, no Coliseu de Lisboa, e contarão com a participação de vários artistas convidados, anunciou a banda.
A cantora britânica Jessie Ware regressa a Portugal em novembro, para uma atuação no festival Vodafone Mexefest, que decorre em vários espaços na zona da avenida da Liberdade, em Lisboa, foi hoje anunciado.
O cineasta alemão Wim Wenders, que realizou, entre outros, os filmes “Lisbon Story” e "Paris, Texas", recebe hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural/2017.
O rapper e produtor norte-americano Havoc, metade dos Mobb Deep, atua hoje no Musicbox, em Lisboa, dando início à edição deste ano do festival Jameson Urban Routes, que irá decorrer até sábado naquele espaço do Cais do Sodré.
Até 2018 irá ser criado em Óbidos um espaço dedicado a Armando Silva Carvalho, poeta homenageado hoje pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, no Folio e apontado pelo governante como um exemplo que deve ser apoiado.
Um ciclo de cinema, uma exposição e um colóquio constam do programa que decorre de 25 a 27 de outubro no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, para assinalar o centenário do nascimento do ator madeirense Virgílio Teixeira.
O primeiro festival de verão pós-25 de Abril - e o segundo criado em Portugal - ocorreu na ilha Terceira (Açores) em 1976 e, apesar de só ter tido duas edições, marcou uma geração, sendo agora recordado em documentário.
O escritor Miguel Sousa Tavares considerou, na sexta-feira à noite, em Penafiel, onde está a ser homenageado, que a crítica literária o despreza, mas não é por isso que deixa de escrever livros "a pensar nos leitores".
O músico português DJ Vibe prepara uma revisão de 35 anos de carreira na música, iniciada ainda na adolescência, no tempo em que ser 'disc-jockey' era mesmo "jogar com os discos".
A causa da morte do poeta chileno Pablo Neruda, em 1973, não foi um cancro na próstata, o que contraria o que está declarado na certidão de óbito, garantiu hoje uma equipa de investigadores, em Santiago do Chile.