A atriz Viola Davis, que está na corrida a uma nomeação para os Óscares pelo papel de Deloris Jordan no filme “Air”, afirmou que o ponto central da sua performance espelha um sentimento transversal na comunidade negra.
O novo álbum do pianista Filipe Raposo e da cantora Rita Maria, “The Art of Song vol.2–Between Sacred and Profane”, reúne o Barroco de Rameau e Purcell ao Cancioneiro da Beira Baixa, e é editado no final desta semana.
O autor angolano José Eduardo Agualusa lamentou uma série de “eventos estranhos” à volta da biografia do político Abel Chivukuvuku, recentemente lançada, acabando por recorrer ao escritor angolano Ondjaki para fazer uma nova edição do livro em Angola.
A fadista Maria João Quadros morreu sexta-feira aos 73 anos, deixando amigos e artistas consternados, pois “com ela acaba o fado a sério”, como disse à Lusa o escritor e letrista Tiago Torres da Silva.
O novo filme com Emma Stone, “Pobres Criaturas”, que se estreia nos cinemas portugueses a 25 de janeiro de 2024, tem uma parte crucial da narrativa situada em Lisboa, com uma ligeira obsessão por pastéis de nata e a atuação da fadista Carminho.
O Centro de Arte de Ovar vai iniciar 2024 com concertos da tradição de “cantar os reis”, e até março propõe ainda espetáculos pela banda The Gift, pelo cantor Miguel Araújo e pelo coreógrafo Victor Hugo Pontes.
A pintura “Construction”, de Maria Helena Vieira da Silva, foi vendida pela leiloeira Christie’s, em Paris, por 245 mil euros, segundo os resultados do leilão.
O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim vai continuar como diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria (TNDM) II, foi anunciado no sábado, tendo o júri do concurso destacado a “solidez da sua proposta conceptual e programática”.
A banda brasileira Sepultura anunciou o fim este sábado, 40 anos depois da fundação, com uma digressão de 18 meses, ainda sem datas previstas para Portugal, para celebrar o “passado e o presente pela última vez”.
O filme “Os Amigos do Gaspar: Uma Reunião na Cidade”, de Duarte Coimbra, a partir do universo de uma série televisiva infantil dos anos 1980, estreia-se hoje no Batalha Centro de Cinema, no Porto.
O ator norte-americano Ryan O'Neal, conhecido por filmes como "História de Amor" e "Lua de Papel", morreu no sábado, aos 82 anos, informou um dos seus filhos.
A pintura do século XVI "Ressurreição de Cristo", primeira obra portuguesa deste período adquirida pelo Museu do Louvre, em Paris, em outubro último, foi exposta na quinta-feira numa das salas daquela instituição museológica, segundo o galerista luso-francês Philippe Mendes.
O escritor Joaquim Arena, vencedor do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2023, avaliou que o mundo atravessa um momento em é preciso falar sobre a mistura dos povos e das culturas.
A escritora Lídia Jorge disse sentir-se “muito feliz” e “muito honrada” por fazer parte do grupo de pessoas distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço 2023, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda.
O livro "Engenheiro Fantasma", do poeta Fabrício Corsaletti, venceu a categoria livro do ano na 65.ª edição do Prémio Jabuti, que escolhe anualmente os autores de maior destaque no Brasil.
A cantora Teresa Silva Carvalho, 88 anos, intérprete, entre outros êxitos, de “Pescador da Barca Bela” e “Canção Grata”, morreu hoje em Lisboa, disse à Lusa uma familiar.
O Coala Festival Portugal, que se vai estrear em Cascais no próximo mês de junho, acrescentou hoje ao cartaz os nomes de BaianaSystem, Carminho e Mayra Andrade, anunciou a organização.
Paul Kalkbrenner, Nia Archives, Branko, Marie Davidson e Jennifer Loveless estão entre os artistas que completam o cartaz da terceira edição do festival Sónar Lisboa, que acontece em março no Parque Eduardo VII, anunciou hoje a organização.
Obras literárias dedicadas às serras serão o ponto de partida de um novo festival literário que vai surgir em fevereiro de 2024, em Tondela, e com o qual a autarquia pretende homenagear o Caramulo.
O músico português Sérgio Godinho vai ter mais um concerto em março no Coliseu de Lisboa, depois de ter esgotado a primeira data, revelou esta semana a promotora.
O fadista Pedro Moutinho edita na segunda-feira o novo álbum, "Casa de Água", que resulta da junção de dois EP já editados e no qual canta fados e outras cantigas.
O cantor Lenny Kravitz quis honrar o legado do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos na sua nova canção “Road to Freedom”, que escreveu para o filme da Netflix “Rustin”, disse em Los Angeles.
A peça “Um Sonho”, do sueco August Strindberg, com encenação de Bruno Bravo, é a terceira produção própria do Teatro Nacional São João este ano e estreia-se esta quinta-feira, dia 7, no Porto.