A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, lamentou hoje os “muitos equívocos” em torno da eventual devolução de obras de arte às ex-colónias portuguesas e garantiu que o Governo está a trabalhar numa lógica de cooperação.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, anunciou hoje em Viseu "uma revisão profunda" da empresa Museus e Monumentos de Portugal, que passa a delegar "competências amplas nos dirigentes" de cada entidade tutelada, no sentido da autonomia que considera imprescindível.
O universo de José Afonso, por Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, abre, no dia 25, o ciclo “Há Música na Casa da Cerca”, que procura reunir "os mais variados projetos musicais e propostas novas”, segundo o curador Sérgio Milhano.
A cantora Marta Miranda, vocalista dos O’queStrada, apresenta hoje ao vivo em Lisboa o primeiro álbum a solo, “Uma mulher na cidade”, que assina como MirAnda e é feito de fados e canções que encontrou pelas ruas de Lisboa.
Nos 500 anos de Luís de Camões, as editoras vão assinalar a data com edições especiais, como uma biografia, uma antologia organizada por Frederico Lourenço e um conjunto de obras que Jorge de Sena consagrou ao autor de “Os Lusíadas”.
Mais de 300 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar hoje o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com concertos e visitas orientadas em dezenas de entidades pelo país, segundo a Museus e Monumentos de Portugal.
O rapper norte-americano Travis Scott acrescentou uma terceira data à passagem da sua nova digressão mundial por Lisboa, em agosto, “devido a uma procura de bilhetes nunca vista para um espetáculo na MEO Arena”, anunciou a promotora dos espetáculos.
O festival Pé na Terra vai despedir-se da Fuzeta, no concelho de Olhão, entre 28 e 30 de junho, levando ao palco ritmos e músicas da cultura popular lusófona, como samba, semba, batuca ou vira, anunciou a organização.
A Feira de São Tiago, na Covilhã, este ano com mais dias, realiza-se entre 12 e 28 de julho e tem no cartaz Xutos & Pontapés, Bárbara Tinoco e António Zambujo.
O “Concerto pela Terra”, espetáculo solidário a favor da Unicef, vai levar ao Convento São Francisco (CSF), em Coimbra, no dia 25 de junho, às 21h30, um alerta para a questão ambiental.
Bispo, Calema e Emanuel serão os cabeças de cartaz da Feira Anual de São João da Lousã, que vai decorrer de 20 a 24 de junho, revelou a Câmara da Lousã.
O espetáculo “Irmã Palestina” estreia-se no sábado no Coliseu do Porto e junta o Teatro O Bando à Companhia Olga Roriz para o segundo de quatro espetáculos em torno das 1001 Noites, com a bailarina palestiniana Maria Dally no elenco.
O Maia BD – Festival Internacional de Banda Desenhada regressa de 24 a 26 de maio com exposições, lançamentos de obras, cinema e oficinas, com a esperança de “captar novos públicos”, disse hoje à Lusa a organização.
A diretora da ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea, Maribel Lopez, afirmou na quinta-feira que a sétima edição, com início no dia 23, será “de consolidação” e também de expansão de África para a sua diáspora até outras latitudes, como Brasil.
A peça “Laranjas e Pedras”, que a companhia palestiniana Ashtar Theatre apresenta de hoje a domingo, em Almada, é “uma metáfora” da situação na Palestina e do "genocídio" do seu povo, num conflito que se aprofunda desde 1948.
Seixal vai receber a 9.ª edição do Festival Liberdade no dia 15 de junho, uma iniciativa da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) para comemorar os valores de abril e potenciar o envolvimento da juventude.
O romance "Velar por Ela", de Jean-Baptiste Andrea, que no ano passado conquistou o Prémio Goncourt, é o vencedor do Choix Goncourt du Portugal 2024, anunciou na quinta-feira o Institut Français, em Lisboa.
A companhia Teatro do Vestido anunciou na quinta-feira o cancelamento de um espetáculo agendado para este mês no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, acusando a autarquia de se recusar a pagar os valores acordados para a sua apresentação.
A União Europeia de Radiodifusão justificou hoje à Comissão Europeia a proibição da bandeira da União Europeia na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção com o “contexto político global sensível” e questões de segurança no recinto.
As fusões do fado com a música cabo-verdiana e do cante alentejano com a canção lírica são propostas do Alentejo World Heritage Festival, que se realiza no final de junho numa vila do concelho de Montemor-o-Novo.
A coletânea de poemas de Lawrence Ferlinghetti intitulada “Uma Coney Island da Mente”, considerada uma “obra fundamental da Geração Beat”, foi publicada este mês pela Antígona, numa versão bilingue, com tradução de Margarida Vale de Gato.
O quarto álbum de Miguel Calhaz, que homenageia os grandes mestres da canção de Abril, vai ser apresentado na sexta-feira, em Coimbra, prevendo-se que o segundo volume seja lançado até ao fim do ano, revelou hoje o músico.
O romance de estreia da realizadora, guionista e romancista sul-coreana Won-Pyung Sohn, “Amêndoas”, de 2016, que lhe valeu três prémios literários, centrado numa pessoa com alexitimia (incapacidade de identificar e expressar emoções), chega este mês ao mercado livreiro português.
O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia desde 2020, disse à Lusa a filha do escritor, Silvia Brito.