O festival Palheta Bendita regressa a Santo Tirso, de 14 a 16 de junho, para “promover e divulgar a música folk” com palestras, concertos e oficinas, assumindo-se uma “referência” de mostra para construtores de instrumentos musicais.
A companhia de teatro Artistas Unidos (AU) vai ficar sem um espaço para trabalhar, já que o Teatro da Politécnica, em Lisboa, onde está sediada desde 2011, vai fechar portas a 31 de julho, anunciou hoje aquela entidade.
O saxofonista espanhol Perico Sambeat atua a 8 de junho, no Parque de Monserrate, num concerto que servirá também para anunciar a programação do Jazz em Monserrate, em setembro, anunciou hoje a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua.
O Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo celebra este ano os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o nascimento de Zeca Afonso, o centenário de António Ramos Rosa e os 500 anos de Camões.
Tony Carreira, Buba Espinho e Wet Bed Gang são alguns dos nomes do cartaz das Festas Antoninas, que vão decorrer de 7 a 13 de junho em Vila Nova de Famalicão.
O cantor e guitarrista americano Micah P. Hinson apresenta-se ao piano a 19 de julho, na 13.ª edição do Cerveira ao Piano, numa “estreia mundial” na vila minhota, disse hoje a organização.
A banda desenhada “As Muitas Mortes de Laila Starr”, de Ram V e do desenhador português Filipe Andrade, foi distinguida no sul de França, com um prémio literário que envolve estudantes do ensino secundário, livrarias e bibliotecas.
O festival de música e arte Zigurfest regressa a Lamego, no distrito de Viseu, entre 24 e 27 de julho, anunciou a organização, que promete uma edição “livre como nunca”.
O novo romance da escritora irlandesa Sally Rooney, “Intermezzo”, uma história de “complexidade ética”, centrada em dois irmãos, vai ser publicado em Portugal no dia 24 de setembro pela Relógio d’Água, em simultâneo com a edição original.
O músico australiano Mick Harvey, que integrou os Bad Seeds de Nick Cave, atua em Coimbra, em dueto com a mexicana Amanda Acevedo, esta quarta-feira, dia 29, no primeiro dia do novo festival Nereida.
As fadistas Raquel Tavares e Mariza e a companhia de dança Sara Baras fazem parte do cartaz do 15.º Festival de Flamenco e Fado de Badajoz, que decorre entre 2 e 6 de julho, anunciou a organização.
O festival Rock Nordeste regressa entre 21 e 22 de junho a Vila Real e tem como principais atrações Mallu Magalhães, Paus e o Caos, Conferência Inferno, Emmy Curl e Can Cun, foi hoje anunciado.
A provedora do telespectador da RTP defendeu hoje, no parlamento, que existe uma “espécie de amor-ódio” em relação à estação pública, acrescentando que a grande maioria das mensagens que recebe são de pessoas com mais de 60 anos.
Os Mind Da Gap, uma das referências do rap português, que colocaram um ponto final na carreira em 2016, vão regressar aos palcos em julho, com um concerto no festival Super Bock Super Rock (SBSR), em Sesimbra.
O Parque Urbano de Ovar recebe em julho o festival de lusofonia Festa, que este ano passa a dois dias e apresentará 11 espetáculos com artistas como Jorge Palma, África Negra, Nancy Vieira, Bateu Matou, Bixiga e Branko.
O poeta Nuno Júdice, que morreu em março, aos 74 anos, vai ser homenageado na Feira do Livro de Lisboa, na sexta-feira, por convidados e amigos que lerão poemas e recordarão histórias suas, anunciou a Dom Quixote.
As Festas da Cidade de Coimbra, que decorrem entre os dias 4 e 14 de julho, vão contar com espetáculos de nomes como Os Quatro e Meia, o grupo D.A.M.A e Dino D´Santiago, foi hoje anunciado.
A cantora Carolina Deslandes e o guitarrista Diogo Clemente vão apresentar, no início do próximo ano, nos coliseus de Lisboa e Porto, o espetáculo “Eu e Ele”, que estrearam em 2017, anunciou hoje a promotora Sons em Trânsito.
A provedora do telespectador da RTP recebeu, no ano passado, mais de 6.300 mensagens, com destaque para as touradas, apesar de ressalvar que os números são “exponenciados” por campanhas que surgem nas redes sociais.
A sétima edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOlisboa termina hoje com “balanço positivo”, “bom ritmo de vendas” e presença de cerca de 13 mil visitantes, com a próxima edição agendada para 29 de maio de 2025.
A produtora portuguesa Filipa Reis afirmou à agência Lusa que o prémio atribuído pelo festival de Cannes ao realizador Miguel Gomes “significa que vale a pena apostar na liberdade que tem sido dada ao cinema português”.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, felicitou os realizadores Miguel Gomes e Daniel Soares pelos prémios obtidos no Festival de Cinema de Cannes, em França, sublinhando que o cinema português dá provas de grande vitalidade.
O diretor artístico de A Comuna - Teatro de Pesquisa, João Mota, recorda a importância das companhias de teatro independente antes do 25 de Abril de 1974, como o Teatro Estúdio de Lisboa (TEL), fundado em 1963 por Luzia Maria Martins.
"Gostava de aprender até morrer" é peça sem autor, mas é essa que o fundador do Teatro da Comuna, João Mota, gostaria de pôr em palco, porque é tudo e porque as pessoas têm de "continuar a pensar".