O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia desde 2020, disse à Lusa a filha do escritor, Silvia Brito.
Três espetáculos musicais assinalam este mês em Grândola (Setúbal), já a partir desta sexta-feira, “os primeiros passos do poema-canção” de José Afonso “Grândola, Vila Morena”, que seria uma das ‘senhas’ do 25 de Abril, divulgou a câmara.
O festival multidisciplinar Temps d’Images vai regressar a 1 de junho com uma nova direção artística e sete obras na programação, da performance ao cinema, música e teatro, cinco das quais em estreia absoluta, segundo a organização.
O escritor português José Rentes de Carvalho, que celebra esta semana 94 anos, regressa às livrarias com um novo livro, “Cravos e Ferraduras”, um retrato dos últimos anos da vida portuguesa através de personagens “escolhidas a dedo”.
Cinco atores brasileiros e um ator português juntaram-se e fundaram o Teatro do Imigrante, que estreia hoje, em Lisboa, a primeira criação do grupo, “Na Boca do Tubarão”, disse à agência Lusa o diretor da companhia.
Três pintores percorreram localidades entre Vilar Formoso (Almeida) e Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), numa recriação do percurso dos refugiados ajudados por Aristides de Sousa Mendes, e, no domingo, finalizam o quadro que iniciaram junto ao Museu da Paz.
Os músicos Sérgio Godinho, Capicua, Valete e Cristina Branco são alguns dos nomes que vão passar pela edição da Festa do Avante! deste ano, que contará também com vários espetáculos dedicados aos 50 anos do 25 de Abril.
A banda norte-americana de rock !!!(CHK CHK CHK), os Mão Morta, de Braga, e os Glockenwise, de Barcelos, são alguns dos nomes do cartaz do Festival Ponte d’Lima, que vai decorrer entre 1 e 3 de agosto.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “vai assumir a pasta da Cultura”, depois da suspensão do mandato do vereador Diogo Moura, que será substituído por Joana Oliveira Costa, ainda sem pelouros, segundo fonte da autarquia.
Mais de 250 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com concertos e visitas orientadas em dezenas de entidades pelo país, segundo a Museus e Monumentos de Portugal.
O romance vencedor do Prémio Goncourt 2023, “Velar por ela”, de Jean-Baptiste Andrea, vai ser publicado em Portugal na quinta-feira pela Porto Editora, trazendo uma história de amor sobre o pano de fundo do fascismo em Itália.
Concertos, cinema documental, conferências, conversas, passeios pelo património e, em estreia, atividades para escolas e famílias em interação com artistas internacionais preenchem o programa do Festival Imaterial, a partir desta sexta-feira, em Évora.
Os Resistência atuam no início do próximo ano nos coliseus do Porto e de Lisboa, foi anunciado hoje, dia em que o grupo divulga “O que Faz Falta”, tema que será incluído no EP “Canções da Revolução”.
The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.
Os portugueses Best Youth apresentam-se ao vivo, no outono, em Lisboa e no Porto com o espetáculo “An evening in Everywhen” que conta com Marisa Liz, The Legendary Tigerman, Moullinex e Wolf Manhattan como convidados, foi hoje anunciado.
A escritora canadiana Alice Munro, que se destacou como contista, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2013, morreu aos 92 anos, noticiou hoje o jornal de Toronto The Globe and Mail, que cita fontes familiares.
A escritora norte-americana V.V. Ganeshananthan venceu o Prémio Carol Shields 2024, para obras escritas por mulheres ou autores não-binários, com “Brotherless Night”, romance sobre a guerra civil no Sri Lanka e o poder destruidor da violência política.
Quatro projetos audiovisuais portugueses, entre os quais os policiais “Águas Passadas” e “A Célula Adormecida”, e um projeto brasileiro sobre Gisberta Salce vão ser apresentados em junho no mercado Conecta, em Toledo, Espanha.
A IX Bienal de Humor de Penela vai distinguir o artista albanês Agim Sulaj no âmbito de um programa, entre junho e setembro, que celebra os 50 anos do 25 de Abril e as lutas pela liberdade.
A DJ espanhola Indira Paganotto vai atuar a 30 de junho em Lisboa, abrindo uma nova edição das sessões de música eletrónica Brunch Electronik, que se estendem até setembro, na Tapada da Ajuda.
O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa quarta-feira com um total de 19 espetáculos no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, e um tema ‘assombrado’ por fantasmagorias.
Oito cantoras vão levar ao Centro Cultural de Belém, esta quarta-feira, “a civilização lusófona que [as] liga”, no concerto “Mulheres da Lusofonia”, disse Ana Laíns, uma das intérpretes, à agência Lusa.
A coreógrafa e bailarina norte-americana Meg Stuart foi convidada para a direção artística da 8.ª edição do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (PACAP), que decorrerá em 2025, anunciou o Forum Dança, responsável pela organização.
O Museu de Santa Maria de Lamas inaugura no próximo sábado a instalação artística “Danos Colaterais”, que, partindo de fotografias da agência noticiosa France Presse, propõe uma reflexão sobre a normalização do mal na Faixa de Gaza.