Nove pianistas e outros músicos vão reconstituir os serões de verão do pianista e compositor António Fragoso, no sábado, na segunda edição do “Concerto das janelas abertas”, na Casa Fragoso na Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.
O município de Coimbra e a Associação Portuguesa de Escritores (APE) vão lançar o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, que vai substituir o Prémio Literário que vigorava bienalmente desde 1984, foi hoje anunciado.
O festival de teatro comunitário Novos Ventos vai levar a palco 13 peças com cerca de 200 novos atores em freguesias do concelho de Leiria, envolvendo companhias profissionais numa programação que em 2021 se alarga a outras artes, anunciou a organização.
Uma viagem com histórias pessoais da relação com a música alternativa, sobretudo do punk rock, é posta em palco pelo Teatro do Vestido na sua nova criação, “Aquilo que Ouvíamos”, a estrear na terça-feira, no Lux Frágil, em Lisboa.
O Festival das Artes QuebraJazz, que junta dois festivais que normalmente decorrem em separado no verão, vai realizar-se de 19 a 27 de julho, em Coimbra, propondo 16 iniciativas, sob o tema "Outros Mundos".
A Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos (APEFE) quer mais esclarecimentos da Direção-Geral da Saúde sobre a obrigatoriedade de realização de testes à COVID-19 em eventos culturais, e lamenta a ausência de informações.
O Festival Literário Internacional do Interior (FLII) arranca na quinta-feira e dinamiza dezenas de iniciativas por sete concelhos da região Centro, homenageando nesta edição os escritores Manuel Alegre, Maria Teresa Horta e Carlos de Oliveira.
A diferença e a inclusão na acessibilidade cultural estarão em foco, a partir de hoje, na 7.ª edição da Semana Acesso Cultura, que decorrerá este ano em formato online, até domingo, com agentes culturais e investigadores.
O músico António Zambujo é o primeiro de dez artistas a atuarem no ciclo de concertos Lusco-Fusco, que decorrerá a partir do dia 26 no terraço do Capitólio, em Lisboa, foi hoje anunciado.
O velório do escritor António Torrado, que morreu na sexta-feira, começa este domingo, às 15:00 na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral no dia seguinte, no Cemitério dos Prazeres, disse fonte próxima da família.
O festival RFM Somnii foi novamente adiado e reagendado para 8, 9 e 10 de julho de 2022 devido ao atual contexto pandémico, estando todos os artistas confirmados para a edição do próximo ano, segundo a produtora.
O pianista Alfred Brendel, que se afastou das salas de concerto em 2008, regressa hoje aos palcos, em Almada, no âmbito do Festival dos Capuchos, para a conferência "My Musical Life", sobre o seu percurso, indica o programa do certame.
O Presidente da República lamentou a morte do escritor António Torrado, destacando o seu “incessante trabalho” na promoção e divulgação do livro e da leitura.
O festival de cinema Curtas, que se realiza em Vila do Conde, distrito do Porto, voltará este ano a apresentar uma edição em formato misto, com exibições na sala de espetáculo e nas plataformas digitais, devido às contingências da pandemia de COVID-19.
O escritor português António Torrado, autor de mais de uma centena de obras literárias, em particular para a infância, morreu esta sexta-feira em Lisboa, aos 81 anos, revelou à Lusa o escritor José Jorge Letria.
A invisibilidade dos corpos negros nas artes performativas está na base de “Aurora Negra”, espetáculo vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço, estreado em setembro no Teatro D. Maria II, em Lisboa, e que hoje regressa a este palco.
O espetáculo de dança inclusiva da Plural_Companhia de Dança, "Un Tsugi", dirigido por Rafael Alvarez, integrando seis intérpretes com e sem deficiência, vai estrear-se a 4 e 5 de junho nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.
O romance “O Meu Irmão”, de Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio Leya 2014, “acaba de ser publicado, em Espanha, pela editora Acantilado”, disse à Lusa o grupo editorial Leya, que publica a obra do autor em Portugal.
O Teatro Ribeiro Conceição volta a acolher por inteiro, em palco e com público, em junho, o festival literário Lamego cidade Poema, depois de no ano passado ter sido essencialmente em formato digital, anunciou a organização.
A ideia surgiu de "uma brincadeira entre amigos", sobre a constante falta de tempo para aprofundar a reflexão. Dessa conclusão, nasceu a possibilidade de celebrar a procrastinação numa maratona de improvisos com sete coreógrafos, num jardim de Lisboa.
A peça “MacBad”, que tem apresentações a partir de terça-feira no teatro Lu.Ca, em Lisboa, conta às crianças, recorrendo a videojogos e linguagem acessível, a tragédia de William Shakespeare “Macbeth”, mostrando-lhes que ser ‘bully’ não é fixe.
O filme “Elo”, da realizadora portuguesa Alexandra Ramires, venceu hoje o Quirino de Melhor Desenvolvimento Visual, nos prémios promovidos pela Liga Ibero-Americana de Animação.