O Complexo Desportivo da Maia vai receber, em março, o Maia Compact Records Fest, que vai assinalar os 25 anos da empresa que dá nome ao evento, com concertos dos OMD, Human League, Editors e dEUS, entre outros.
A portuguesa Cuca Roseta atua este fim de semana em Cabo Verde, um dos primeiros espetáculos musicais que o arquipélago recebe desde o início da pandemia de COVID-19, o que deixa a fadista expectante.
A programação do Museu Berardo para 2022 foi reduzida, mas “reforçada em qualidade”, com apostas numa exposição antológica de Julião Sarmento, numa mostra de fotografia da Eslováquia deserta pós-holocausto e na primeira grande exposição de Miguel Telles da Gama.
A obra vencedora do Prémio Booker deste ano, "The Promise", da autoria do escritor sul-africano Damon Galgut, vai ser publicada ainda este ano em Portugal pela Relógio d'Água, anunciou hoje a editora.
Agir, DJ Marfox, Fado Bicha, Fábia Rebordão, PZ, Norton, Aurea e Kumpania Algazarra estão entre os artistas e bandas convidados pela RTP para comporem temas para o Festival da Canção de 2022, anunciou hoje a estação pública.
A rapper norte-americana Megan Thee Stallion estreia-se ao vivo em Portugal em 2022, com um concerto no Festival Afro Nation, que regressa em julho a Portimão e conta também no cartaz com Burna Boy e Wizkid.
O escritor sul-africano Damon Galgut é o vencedor do Prémio Booker de ficção em língua inglesa, pelo romance "The Promise", anunciou o júri na quarta-feira, em Londres.
O escritor senegalês Mohamed Mbougar Sarr venceu hoje o Prémio Goncourt, o mais prestigiado das letras francesas, com o romance "La plus secrète mémoire des hommes", considerado pelo júri “um hino à literatura”, anunciou a academia Goncourt.
O ilustrador português André Carrilho venceu o Grande Prémio da competição internacional Hiii Illustration 2020, na China, com o livro para a infância "A menina com os olhos ocupados", anunciou hoje a organização.
A versão integral de “Mahagonny Songspiel”, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, marca a partir de 3 de dezembro, o regresso do programa “Música em Palco” ao Teatro Aberto, em Lisboa.
Uma comédia sobre a vida, a morte e a liberdade é como o teatromosca define a nova criação, “Maridos”, que se estreia no dia 11, no Auditório Municipal António Silva (AMAS), em Agualva-Cacém (Sintra).
Doze espetáculos preenchem a programação do 38.º Festival de Teatro do Seixal, a decorrer de 11 de novembro a 4 de dezembro, em nove salas do concelho, anunciou a organização na terça-feira.
Quatro concertos integram a sétima edição do Festival Jazz da Marinha Grande, que começa na sexta-feira e que decorre até dia 13, anunciou o município na terça-feira.
O histórico café de Lisboa Martinho da Arcada assinala em janeiro 240 anos de existência, pretexto para um programa de comemorações promovido pelo escritor e dinamizador cultural Luís Machado, que inclui um livro, tertúlias e um recital de poesia.
O percurso do escultor Alberto Carneiro (1937-2017) é mote de um debate a realizar na quarta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa, assinalando a doação do seu arquivo à Biblioteca de Arte desta instituição.
Uma nova exposição de Paula Rego, com trabalhos em pintura, desenho e gravura, alguns deles nunca apresentados anteriormente, vai estar patente ao público entre 4 de novembro e 19 de junho de 2022, na Casa das Histórias, em Cascais.
O pianista brasileiro Nelson Freire, um dos maiores nomes da música clássica mundial, morreu hoje na sua casa no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, confirmou o seu empresário.
O romance “Felicidade”, de João Tordo, venceu o Prémio Literário Fernando Namora/2021, com o valor pecuniário de 15 mil euros, disse à agência Lusa fonte da Estoril Sol, que atribui o galardão há 24 anos.
A cantora de origem cabo-verdiana Lura promete uma viagem pelo seu percurso musical de 25 anos no espetáculo que vai levar ao palco do Coliseu de Lisboa no próximo dia 12, no qual não faltará o batuku, nem alguns atrevimentos musicais.
A cantora Lúcia de Carvalho é uma planta com “raiz angolana, caule português, flor brasileira”, assente em terra francesa. Do cruzamento de tudo isto, da sua “mestiçagem cultural”, nasce uma música que quer trazer luz.
O diretor da feira internacional de música Womex, Alexander Walter, adiantou hoje à Lusa que, durante cinco dias, passaram pelo evento no Porto 2.600 profissionais, mais do que na última edição, e preparam agora a próxima, em Lisboa.
O trabalho de ‘escavação’ de Francisco ‘Fininho’ Sousa junta o gumbé da Guiné-Bissau e o funaná de Cabo Verde em “Horizonte”, álbum dos Bandé-Gamboa que homenageia Amílcar Cabral, “pai” das duas nações.
O artista visual Daniel Blaufuks foi à procura do rasto de uma Lisboa desaparecida nas imagens captadas no final dos anos 1980, para criar um livro que é um "registo auto-fotobiográfico" intimista, repleto de referências a pessoas e lugares.
O Filme “Suspensão”, realizado por Luís Soares e com produção da Filmes do Gajo, é o vencedor do Prémio Nacional de Animação (PNA) na categoria de filmes profissionais, anunciou no sábado a Casa da Animação.