O documentário "918 Nights", da realizadora basca Arantza Santesteban, que aborda o seu tempo de prisão, por alegada ligação à ETA, venceu o Grande Prémio Cidade de Lisboa de Melhor Filme da Competição Internacional do festival DocLisboa, anunciado no sábado.
Desde 2017, foram mortos 46 artistas, detidos 590, 300 foram presos e mais de 1.300 foram censurados, acusou a organização Freemuse, numa conferência da Womex, que hoje denunciou hoje os atentados à liberdade artística no mundo.
O artista português Pedro Tropa é o vencedor da primeira edição do Prémio FLAD de Desenho, uma parceria da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e a Drawing Room Lisboa, visando a promoção de novos artistas portugueses.
O presidente da Câmara de Penafiel disse hoje à Lusa considerar “estranho” que nunca membros do Governo português tenham visitado o festival Escritaria, ao longo das suas 14 edições, apesar de terem sido convidados.
Uma companhia de atores ambulantes, de origem cigana, que encena os episódios do nascimento e da infância de Jesus, é centro da peça “Filhos do Vento”, que A Comuna estreia no dia 4 de novembro, em Lisboa.
A música como protetora da língua e a língua como resistência à opressão estiveram hoje em debate no Womex, numa conferência que contou as experiências de artistas e ativistas com histórias de opressão em comum.
O ator Puneeth Rajkumar, uma das principais estrelas do cinema regional do sul da Índia, morreu na sexta-feira, aos 46 anos, na sequência de um ataque cardíaco fulminante, disse fonte hospitalar.
A ópera "Ariodante”, de Handel, estreia-se, em versão semi-encenada, na terça-feira, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, com a soprano Ana Quintans, a meio-soprano Cecilia Molinari e a direção musical de Antonio Florio.
As alterações climáticas estão cada vez mais presentes na arte, mas se para os artistas é um tema de inspiração ou mesmo uma missão, também a comunidade científica está a recorrer a esta via para comunicar com a população.
Fotógrafos, realizadores e videógrafos “consagrados internacionalmente” estão entre os palestrantes do Exodus Aveiro Fest, evento que em 27 e 28 de novembro “promove a defesa dos valores humanos, culturais, sociais e ambientais do planeta”.
O músico Miroca Paris está no Womex, porque continua a querer “ir um pouquinho além, como a Cesária [Évora]”, com quem tocou, mas prefere a qualidade à quantidade, por isso não ambiciona “chegar ao auge”.
Concertos de Salvador Sobral, Fausto e António Zambujo são os destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os meses de novembro e dezembro, foi anunciado na sexta-feira.
A série "Glória", que chega na próxima sexta-feira à plataforma Netflix, vai dar mais visibilidade internacional à ficção portuguesa, num momento em que "o mercado está muito aberto a novas histórias", afirmou à Lusa o argumentista Pedro Lopes.
O ministro da Cultura de Cabo Verde disse hoje ter proposto ao município português de Penafiel, no distrito do Porto, a realização, em 2022, naquele país africano, de uma réplica do festival literário Escritaria.
A Casa Fernando Pessoa, dedicada à vida e obra do poeta, em Lisboa, foi hoje distinguida com o Prémio Museu do Ano 2021, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou a organização, em Lisboa.
Abraão Vicente afirmou hoje que “a Lusofonia não é apenas uma conversa sobre a língua portuguesa” e “encontros de chefes de Estado”, defendendo que devia ser “um espaço pragmático” de cooperação económica.
A integral de piano para quatro mãos, de Sérgio Azevedo, foi gravada por Diana Botelho Vieira e Saul Picado, num disco que será apresentado no sábado no Monte Estoril, nos arredores de Lisboa.
O espetáculo “Obstrução”, uma peça inédita do dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis, é a próxima produção dos Artistas Unidos, a estrear em janeiro de 2022, no Teatro da Politécnica, em Lisboa.
Um disco, um quadro e um livro sobre António Fragoso são apresentados sábado, em Cantanhede, retratando a vida e obra do compositor sob diferentes perspetivas artísticas.
Mais de 100 convidados, oriundos de três continentes vão participar na primeira edição da Bienal Internacional de Poesia de Oeiras, a decorrer entre os dias 16 e 21 de novembro, sob o tema “Poder e Democracia”.
O Festival Internacional Coimbra em Blues regressa nos dias 3 e 4 de dezembro, ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), depois de uma ausência devido à pandemia provocada pela COVID-19, informou a organização.
O ministro da Cultura de Cabo Verde disse hoje, no festival “Escritaria”, em Penafiel, que Germano Almeida, escritor homenageado no evento, é um dos “mitos vivos” do país e “especial” por ter “conquistado os palcos internacionais”.
Mais de mil pranchas originais de autores portugueses já compõem a coleção do primeiro museu de banda desenhada em Portugal, previsto “nascer" em Beja, disse hoje à agência Lusa o mentor do projeto.
O primeiro museu em Portugal dedicado à banda desenhada deverá ser criado em Beja no atual mandato autárquico, até 2025, para contar a história da nona arte portuguesa, admitiu hoje o presidente do município promotor do projeto.