Os músicos Tozé Brito e José Cid vão editar, em 2022, um álbum conjunto que inclui, entre outras, canções do Quarteto 1111, de que ambos fizeram parte, proibidas pela censura, como “Domingo em bidonville”, “Pigmentação” e “João Nada”.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que os concertos na noite de fim de ano serão cancelados, porque “criaria um grande aglomerado de pessoas”, alertando que anunciará “grandes restrições” nos próximos dias.
O artista norte-americano Lawrence Weiner, uma das figuras centrais da arte conceptual na década de 1960, morreu hoje, em Nova Iorque, anunciou a Galeria Cristina Guerra, em Lisboa, que o representa em Portugal.
O processo para a inscrição das gravações originais de Amália Rodrigues na “Memória do Mundo”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), já deu entrada nesta agência da ONU, informou hoje o Governo português.
Os produtores e promotores de espetáculos querem esclarecimentos sobre as novas orientações para eventos culturais, por considerarem que levantam dúvidas sobre a obrigatoriedade de realização de testes à COVID-19.
O livro “Eu vou ser”, de André Letria e José Jorge Letria, cresceu e tem agora pictogramas, desenhos em relevo, letras em braille e imagens grandes e coloridas para ser acessível a quem vê mal ou precisa de estímulos para “ler”.
A identidade de género e a orientação sexual são os temas em debate no ciclo "Um Coração Normal", a decorrer no teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, de 14 a 20 de dezembro.
O amor, numa altura em que o discurso do ódio prolifera, é o tema central da programação da Casa da Música, no Porto, para 2022, que terá a britânica Rebecca Saunders como compositora residente, foi hoje anunciado.
O músico José Cid regressa ao ‘rock’ progressivo em “Vozes do Além”, o 25.º álbum de estúdio, a ser editado na sexta-feira, no qual canta poetas como Natália Correia e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ao fim de oito anos presente em Portugal, a empresa Spotify, a mais popular plataforma de streaming de música, reconhece que só agora está a explorar as particularidades do mercado português e a celebrar os artistas locais.
Um homem bom, inteligente e com grande parte da vida repleta de "naufrágios e contratempos", que depois acabaram bem, assim é descrita a vida e obra do artista plástico Nadir Afonso (1920-2013) numa biografia a lançar na quinta-feira, em Lisboa.
A reconstrução de uma ala para arte moderna e contemporânea do Museu Metropolitano de Nova Iorque, suspensa devido a problemas financeiros, ficou assegurada esta terça-feira, após uma doação de 125 milhões de dólares pelo mecenas Oscar L. Tang.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, rejeitou hoje as críticas do setor ao novo Estatuto dos Profissionais da Cultura, lembrando as dificuldades sentidas por estes trabalhadores devido à pandemia de COVID-19, que “não quer ver repetidas”.
A ministra Graça Fonseca disse hoje não antever novas restrições para o setor da cultura apesar do agravamento da situação epidemiológica da COVID-19, salvaguardando que o Governo está a monitorizar impactos da nova vaga.
O ator Diogo Infante regressa aos palcos em fevereiro de 2022, para protagonizar a comédia “O amor é tão simples”, de Noel Coward, que se estreia no dia 10, no Teatro da Trindade, em Lisboa, anunciou hoje esta sala de espetáculos.
O primeiro-ministro agradeceu hoje à atriz Eunice Muñoz “tudo o que fez pelo teatro” ao longo de 80 anos de carreira e pediu-lhe que “nunca perca” o seu sorriso, um dos “mais bonitos que há no mundo”.
Em tarde dedicada à cultura em Luanda, o Presidente da República português visitou a livraria do escritor angolano Ondjaki e aproveitou para comprar livros, apesar de um problema com um terminal de multibanco que não deu tréguas.
A atriz Eunice Muñoz agradeceu este domingo ao público que a “acarinhou e aplaudiu” ao longo dos seus 80 anos de carreira, dizendo que foi feliz, e deixou uma palavra de coragem aos seus colegas de profissão.
O Grande Prémio Vicente Pinto Abreu da competição internacional do 8.º Porto/Post/Doc foi atribuído ao filme “The last shelter”, de Ousmane Samassekou, pela “generosidade das personagens” e pelo humanismo com que o filme é feito, foi hoje anunciado.
O filme "Aos nossos filhos", realizado por Maria de Medeiros, chega às salas francesas em fevereiro, embora ainda sem data prevista de estreia no Brasil, onde foi rodado e a cineasta pensa haver "uma atualidade importante" para ser mostrado.
O desafio lançado a 13 coreógrafos para reescreverem a morte do cisne deu origem a uma instalação com conceção e realização de Luiz Antunes, que é inaugurada a 07 de dezembro, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.
A escritora Almudena Grandes morreu hoje, aos 61 anos, na sua casa em Madrid, Espanha, vítima de um cancro detetado em setembro do ano passado, informou fonte da editora Tusquets.
O filme “Sofia”, dos realizadores Filipe Ruffato e Gonçalo Viana, venceu a edição de 2020 do festival de curtas-metragens ShortCutz Ovar, no distrito de Aveiro, obtendo o prémio de melhor fita e o de melhor primeira obra.
O compositor Stephen Sondheim, lenda da música norte-americana que escreveu o musical "West Side Story", morreu hoje aos 91 anos, adiantou fonte próxima do artista ao jornal The New York Times.